Vale do Taquari | Sincovat: Progresso sedia reunião sobre contabilidade e Terceiro Setor
19/05/2017

Profissionais da contabilidade, dirigentes de entidades e escolas participaram da 4ª Reunião Descentralizada do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat).

 

             O evento ocorreu nesta quinta-feira (18), em Progresso. A atividade contou com palestra sobre contabilidade e exigências do Terceiro Setor, apresentada pelo contador Dani José Petry, que é delegado regional do CRC-RS em Lajeado e integra a Comissão de Estudos do Terceiro Setor da entidade estadual. Entre as autoridades presentes estavam o presidente do Sincovat, Rui Mallmann, e a diretora de departamento, Alenir Ana Carissimi, que atua em Progresso e deu as boas-vindas para o grupo.

             Petry explicou sobre a atuação das organizações do Terceiro Setor e as atividades sem fins lucrativos que as caracterizam. Como exemplo, citou sindicatos, associações, sociedades, organizações religiosas e partidos políticos. Conforme Petry, são criadas cerca de 12 mil novas entidades por ano no Brasil e a maior parte delas se enquadra no segmento da religião. Ele ainda destacou subsídios de orientação contábil, obrigações acessórias e prestação de contas. “Entre outras questões, no Terceiro Setor está proibida a palavra lucro. Se fala em superávit e, se ele ocorrer, precisa ser investido na própria entidade”. Petry ainda observou que a Escrituração Contábil Digital (ECD), também conhecida como Sped Contábil, é uma exigência para as que apurarem contribuições federais acima de R$ 10 mil em qualquer mês do ano/calendário e aquelas com receita anual acima de R$ 1,2 milhão.

             No que se refere ao trabalho dos contadores para essa categoria, afirmou: “não é porque são do Terceiro Setor que devemos trabalhar de graça, já que temos demandas a cumprir e responsabilidades pelo que é feito. O voluntariado da classe contábil pode e deve existir, mas com nosso envolvimento em outras frentes a seu favor”.

Atuação na base

             O presidente Rui Mallmann salientou o objetivo de integração e capacitação da classe contábil. Segundo ele, as reuniões descentralizadas são uma forma de o sindicato ir ao encontro da sua base e divulgar as ações realizadas em prol do coletivo.

  

 

 

Crédito: Simone Rockenbach

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5259
Realizada em 17/02/2018
1º - 61090
2º - 50484
3º - 09342
4º - 24371
5º - 43127

Recados

02/02/2018 16:24:29
Vini Zanotto: vinizanottooficial@gmail.com
Ola sou Vini Zanotto músico de Caxias do Sul, RS, gostaria de saber como posso enviar meu material para entrar na programação da rádio, aguardo seu retorno grande abraço!!!

20/01/2018 09:40:11
claudio guntzel
Bom dia Claiton! Quero desejar um feliz sábado a todos os meus amigos do grupo Amor Perfeito e a vocês da radio para este maravilhoso programa,a resposta da charada a quinta esta chocando com a kátia

20/01/2018 09:19:58
L
Queremos mandar um abraço pra todos de Estrela, Poço das Antas e Sao Pedro da Serra que estarão amanhã na Posse do Padre Ademar Ströher em Triunfo. Queremos a música Valsa da Vovó Elfrida

30/12/2017 10:22:19
Elton buth
Bom dia Claiton, estou te ouvindo aqui em Seara sc. Avisa o pessoal aí que quinta ou sexta 04 ou 05 de Janeiro estaremos indo fazer uma visita pra vcs. Vamos nuns quatro ou cinco. eu Hilda, o Airton e a esposa dele e o Rogério. Abraços e feliz ano novo a todos.


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.