Lajeado | Univates anuncia curso de Engenharia Ambiental e Sanitária para 2018
12/09/2017

Ingresso será pelo Vestibular

 

                  Para 2018, a Universidade do Vale do Taquari - Univates anuncia mais uma opção de curso de graduação: Engenharia Ambiental e Sanitária. O novo curso consiste em uma atualização do curso de Engenharia Ambiental da Instituição, que completou 13 anos em 2017 e já formou mais de 150 profissionais. Com a atualização dos objetivos do curso, do perfil do diplomado, da metodologia de ensino e aprendizado, da estrutura curricular e das competências profissionais, o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária é voltado para quem deseja atuar nas áreas de meio ambiente, saneamento ambiental, tecnologias ambientais e energias renováveis.

 

                  Durante as aulas, o estudante realizará práticas e experimentos nos laboratórios de ensino, visitas técnicas, atividades de campo, simulações computacionais, desenvolvimento de projetos integradores e aproximação dos processos de ensino e de aprendizagem com as demandas do mercado de trabalho. “O constante desenvolvimento agropecuário, industrial, tecnológico e de serviços no Vale do Taquari e demais regiões do Rio Grande do Sul, além dos desafios existentes nas áreas de saneamento ambiental, energias renováveis e licenciamento ambiental de projetos favorecem a necessidade e a colocação dos engenheiros sanitaristas e ambientais no mercado de trabalho”, afirma o coordenador do curso, Rafael Rodrigo Eckhardt.

 

                  Conforme o professor, a engenharia sanitária é uma profissão mais antiga em comparação com a área da engenharia ambiental, que surgiu no Brasil em 1994. “A Engenharia Sanitária tem foco maior nos sistemas de abastecimento de água, incluindo captação, adução, distribuição e tratamento de água; coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos; tratamento dos esgotos e efluentes industriais; instalações hidrossanitárias prediais; controle das emissões atmosféricas; controle de vetores biológicos transmissores de doenças; e controle sanitário do ambiente em termos gerais”, explica. “Já a Engenharia Ambiental enfoca as questões ligadas à preservação do meio ambiente, sustentabilidade, gestão ambiental, licenciamento ambiental, prevenção e controle da poluição gerada pelas indústrias e demais impactos ambientais gerados pela implantação e operação de empreendimentos e serviços”, completa Eckhardt.

 

                  A principal vantagem do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária para os futuros estudantes é consolidar e ampliar as atribuições profissionais do diplomado no mercado de trabalho e no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), somando as atribuições das Resoluções nº 447/2000 e nº 310/1986 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

 

O que muda com o novo curso?

 

                  Houve ampla reformulação dos nomes, das ementas, dos conteúdos e das habilidades a serem desenvolvidas nas disciplinas do curso para alcançar o perfil profissional do engenheiro ambiental e sanitarista. No entanto, não houve alteração na carga horária total do curso, que permanece com 3.730 horas. Por se tratar de um curso novo, o bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária ainda não aceita transferências internas ou externas, sendo o ingresso somente pelo Vestibular 2018A.

 

                  Os atuais estudantes do curso de Engenharia Ambiental poderão concluir a graduação ou solicitar transferência para o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária a partir de 2018, caso sobrem vagas do Vestibular 2018A. Engenheiros ambientais já formados que tiverem interesse em obter o diploma de engenheiro ambiental e sanitarista também poderão retornar para a Univates para a complementação da carga horária e cursar as disciplinas do eixo de saneamento ambiental do curso.

 

                  Dúvidas e informações podem ser consultadas pelo e-mail eng-ambiental@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5823.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Setor de Marketing e Comunicação - Univates

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5259
Realizada em 17/02/2018
1º - 61090
2º - 50484
3º - 09342
4º - 24371
5º - 43127

Recados

02/02/2018 16:24:29
Vini Zanotto: vinizanottooficial@gmail.com
Ola sou Vini Zanotto músico de Caxias do Sul, RS, gostaria de saber como posso enviar meu material para entrar na programação da rádio, aguardo seu retorno grande abraço!!!

20/01/2018 09:40:11
claudio guntzel
Bom dia Claiton! Quero desejar um feliz sábado a todos os meus amigos do grupo Amor Perfeito e a vocês da radio para este maravilhoso programa,a resposta da charada a quinta esta chocando com a kátia

20/01/2018 09:19:58
L
Queremos mandar um abraço pra todos de Estrela, Poço das Antas e Sao Pedro da Serra que estarão amanhã na Posse do Padre Ademar Ströher em Triunfo. Queremos a música Valsa da Vovó Elfrida

30/12/2017 10:22:19
Elton buth
Bom dia Claiton, estou te ouvindo aqui em Seara sc. Avisa o pessoal aí que quinta ou sexta 04 ou 05 de Janeiro estaremos indo fazer uma visita pra vcs. Vamos nuns quatro ou cinco. eu Hilda, o Airton e a esposa dele e o Rogério. Abraços e feliz ano novo a todos.


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.