Westfália | 6º Encontro do Sapato de Pau celebra a cultura westfaliana
12/09/2017

Mais de 20 cidades gaúchas estiveram representadas no evento, que resgatou tradições dos antepassados

 

               Incentivar o uso do dialeto Sapato de Pau – Plattdüütsk – e valorizar e manter vivos usos e costumes trazidos pelos imigrantes westfalianos, para conhecimento das novas gerações, foram os objetivos do 6º Encontro do Sapato de Pau. A programação cultural foi realizada no sábado, dia 09 de setembro, no Esporte Clube Juventude, em Linha Berlim, sendo uma promoção do Grupo Amigos do Sapato de Pau, com apoio da Prefeitura de Westfália.

               Mais de 20 cidades gaúchas estiveram representadas na sexta edição do Encontro do Sapato de Pau, que contou com a participação de aproximadamente 350 pessoas. Durante todo o dia, uma vasta programação cultural foi oferecida: apresentações de cantos em Plattdüütsk; culto no dialeto; histórico dos westfalianos, bem como das famílias imigrantes westfalianas; Painel – a organização da vizinhança e as festas de aniversário; apresentação de como escrever na língua westfaliana e detalhes sobre a confecção do dicionário em Sapato de Pau; momento de contação de piadas; apresentação dos visitantes alemães à comunidade; apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe (categoria Adulto); apresentação da encenação “O namoro westfaliano”; Campanha – quem vai produzir Sapatos de Pau no futuro?; e um breve relato sobre o Plattdüütsk na Internet. Uma mostra de objetos e utensílios antigos, utilizados pelos antepassados westfalianos, incluindo as ferramentas usadas por Arnoldo Brune (in memorian) na confecção de Sapatos de Pau, também pode ser visitada no decorrer do dia.

               Outro atrativo do dia foi o almoço típico. O cardápio teve como opções: carne suína (Swiiene Broon), de frango e de rês; batata frita (Broore Ärdappel), arroz, massa e molho; chucrute (Surkraut), maionese e saladas diversas; e sobremesas. As apresentações musicais da sexta edição do Encontro do Sapato de Pau foram realizadas por músicos da comunidade.

               Neste ano, a programação cultural recebeu visitantes de Teutônia, Imigrante, Colinas, Estrela, Lajeado, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Boa Vista do Sul, Roca Sales, Encantado, Marques de Souza, Nova Hartz, Igrejinha, Presidente Lucena, Nova Petrópolis, Santa Maria, Tapera, Agudo, Porto Alegre e Viamão, além de participantes westfalianos. Quatro visitantes alemães também participaram da programação, sendo todos da cidade de Osnabrück, estado da Baixa Saxônia: Klaus Dreyer e Udo Adam, da localidade de Gaste, e o casal Werner e Gerda Johannsmann, da localidade de Hasbergen.

 

É preciso valorizar nossa cultura”

               Na abertura do 6º Encontro do Sapato de Pau, autoridades municipais reforçaram a importância de valorizar a cultura westfaliana. “Resgatar e celebrar a cultura westfaliana é fundamental para a nossa história. Por isso, o Grupo Amigos do Sapato de Pau teve a iniciativa de reativar este encontro, tendo em vista a importância de mostrar nossa cultura para as novas gerações”, salientou a vereadora e integrante do Grupo Amigos do Sapato de Pau, Neusa Hinnah.

               A vice-prefeita de Westfália, Evanete Inez Horst Grave, reforçou que o 6º Encontro do Sapato de Pau serve para valorizar a história dos antepassados. “Este resgate cultural é importante para as próximas gerações. Para que elas saibam como nossos antepassados viviam e o que faziam”, enalteceu, parabenizando o Grupo Amigos do Sapato de Pau por trabalharem o Plattdüütsk e preservarem esta cultura no Município.

               O prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, também integra o Grupo Amigos do Sapato de Pau. Ele destacou que, para o Município, é gratificante sediar a sexta edição do Encontro do Sapato de Pau. “Não podemos deixar morrer a cultura e a história dos nossos antepassados. Por isso, reforço a importância deste encontro também para que as novas gerações tomem conhecimento sobre a nossa cultura. É preciso, ainda, parabenizar o professor Lucildo Ahlert pelo trabalho voluntário realizado junto ao Grupo Amigos do Sapato de Pau, que hoje é uma marca westfaliana”, ponderou Landmeier, também agradecendo aos munícipes, visitantes e ao deputado estadual, Edson Brum (PMDB), pela presença.

 

Objetivos alcançados

               Conforme o coordenador do Grupo Amigos do Sapato de Pau, Lucildo Ahlert, os resultados almejados com a realização do 6º Encontro do Sapato de Pau foram alcançados. “Estamos muito felizes pelos resultados que alcançamos. Muita gente veio participar, inclusive de vários locais do Estado, como é o caso de Porto Alegre. Percebemos que teve um interesse muito grande em relação ao encontro”, avaliou. 

               A intenção do Grupo Amigos do Sapato de Pau é realizar o encontro de dois em dois anos. Na sétima edição, a ideia é lançar o dicionário no dialeto Plattdüütsk. “Vamos continuar o trabalho no Grupo Amigos do Sapato de Pau. E, quem sabe, no próximo encontro já possamos lançar o dicionário. Diante desse sucesso, continuaremos nosso trabalho com certeza”, pontuou o coordenador do grupo, convidando toda a comunidade westfaliana para participar dos encontros do Grupo Amigos do Sapato de Pau.

 

 

http://www.radiotirol.com.br/files/1209171802222017_09_12_west_Categoria_Adulto_do_Westfalische_Tanzgruppe_abriu_a_programacao_da_tarde_PDV.JPG

 

http://www.radiotirol.com.br/files/1209171802342017_09_12_west_Painel_debateu_a_organizacao_da_vizinhanca_e_as_festas_de_aniversario_PDV.JPG

 

 

TEXTO E FOTOS: Paloma Driemeyer Valandro

Assessora de Imprensa

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5233
Realizada em 18/11/2017
1º - 20022
2º - 74249
3º - 04623
4º - 40241
5º - 56411

Recados

22/11/2017 05:45:41
Nelson
Bom dia claiton chuva de 8 milímetros os grêmistas vão ter que asender umas velas para ganhar hoje kkkk música banda 0800

18/11/2017 08:43:13
Ivani Schwarz Hauschild
Olá Bom Dia. Participo do seu programa e peço para que o locutor faça um pequeno anúncio da mais nova colaboradora desta querida emissora- Rádio Tirol fm, muito ouvida na nossa região...... Clinica de Massoterapia e Iridologia de Ivani S. Hauschild em Linha Lenz -Estrela RS. E se possível quero ouvir a música O Vento p/homenagear minha neta Eduarda Milena Hauschild que hoje está completando seus 7 aninhos. Desde vjá te agradeço. Bom sábado e Ótimo fim de semana a todos os ouvintes e p/ vcs aí da emissora. Abraço

15/11/2017 12:16:46
Luiz Carlos Rodrigues
Boa tarde Hoje pela manha estava caminhando e próximo ao super Mercado Cairú de Garibaldi, encontrei um cartão Alimentação do Banrisul de MARIA F.DELATORRE de Teotonia e que é funcionária da Prefeitura de TEOTONIA Se possivel divulgar pois vou deixar o Cartão no Corpo de Bombeiros Voluntários de GARIBALDI. Talvez ela pode ter vindo fazer compras no Mercado e pode ter deixado cair, pois só havia esse catão. Muito Obrigado

09/11/2017 07:09:49
lacir freisleben
toca a musica dimari un ti gred mauricio bruksikel


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.