Teutônia | Humanização do processo escolar pauta formação continuada para professores do Colégio Teutônia
13/09/2017

No dia 09 de setembro o Colégio Teutônia realizou formação continuada para professores da instituição.

                Na oportunidade, o especialista em Educação da Primeira Infância, doutor em Educação e pesquisador da infância, Roger Hansen, ministrou o curso “Formação de Educadores – Fundamentos da Pedagogia Florença”, metodologia criada pelo próprio educador. Trata-se de um método inovador que trabalha a humanização do processo escolar para crianças de zero a seis anos de idade.

                A formação abordou o desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida e os métodos mais efetivos para a abordagem escolar nessa fase da vida. “O curso estimulou uma visão mais humana na relação entre professores e estudantes, o que transforma um ambiente escolar. A proposta objetivou proporcionar conhecimento prático aos profissionais e equipes que atuam na área da Educação Infantil, ao mesmo tempo em que envolveu professores de Português, Inglês, Língua Alemã e Educação Física, pois entender a relação íntima de aprender a falar e a ler, ou seja, compreender o processo de aquisição da linguagem, já nos primeiros anos de vida, é um marco essencial na construção de aprendizagens significativas”, destaca a coordenadora pedagógica geral do CT, Andrea Wallauer.

                Hansen comparou abordagens convencionais e a Pedagogia Florença. Nesse contexto, falou do processo de aceleração na sociedade. “Isso é reflexo do fenômeno da globalização, quanto mais rápido melhor, tempo é dinheiro, então precisamos correr. Essa ideia de acelerar não leva a nada, nenhum estudo prova que melhora, pelo contrário, matamos impulsos criativos das crianças. Isso afeta a sociedade, desenvolvendo casos de ansiedade, depressão e inúmeros problemas psicológicos”, exemplificou.

                Para o palestrante, “quando aceleramos, tornamos as experiências superficiais, que originam um sentimento de vazio para o ser humano. Isso afeta desde o adulto até a criança que chega na Educação Infantil”.

                Entre outras dicas, ele destacou que deve haver um equilíbrio entre as atividades diretivas (quando o professor diz o que vai acontecer) e as atividades não-diretivas (quando a criança escolhe o que vai fazer). “De zero aos três anos devemos criar um ambiente em que as atividades não são programadas, um ambiente seguro para as crianças fazerem por si próprias, criar um ambiente para aprendizados espontâneos. A partir dos três anos, as crianças começam a ter estruturas mentais que fazem elas aceitarem atividades diretivas”, explicou Hansen.

                Por fim, o palestrante enfatizou: a necessidade de um novo olhar para a criança e sua educação inicia na faixa etária dos bebês e segue além em todos os níveis. “As atividades, o que a criança faz, não é o mais importante. O importante é quem e como ela é, e ela precisa aprender a ser ela mesma. Não focar no fazer, mas no ser. A criança precisa ser feliz, crianças brincam de aprender, e o professor deve observar, estar atento, sereno e tranquilo. O maior valor da Pedagogia Florença é permitir que a imensa vida que existe no interior da criança ganhe a sua mais bela expressão”, defendeu.

 

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester 

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5295
Realizada em 23/06/2018
1º - 66718
2º - 06391
3º - 40553
4º - 19871
5º - 39192

Recados

09/06/2018 14:27:57
Cristiane Schuh
Quero participar da promocao do dia dos namorados. Teutonia 998739630

03/06/2018 19:56:31
kauna
Ao encontrar você meu mundo mudou, Meu coração disparou, Minha alma se encantou. E por você se apaixonou? Rádio Tirol

02/06/2018 08:29:44
lacir freisleben
quero participar do sorteio dia dos namorados imigrante 37540320

02/06/2018 08:17:05
lacir freisleben
resposta moto serra toca a musica menina nao corta o cabelo


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.