Vale do Taquari | Sete escolas estaduais do Vale do Taquari ainda recuperam aulas
11/01/2018

Dos 12 colégios que aderiram à recuperação, cinco já concluíram calendário de 2017

 

 

              Depois da greve do magistério, que paralisou escolas por mais de 50 dias no Vale do Taquari, e cerca de 90 dias no restante do Estado, a rede se debruça sobre o calendário letivo de 2017. Segundo a 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE), das 12 escolas que aderiram à recuperação dos dias parados, cinco já concluíram as aulas relativas ao ano passado.

             A escola Hugo Spohr, de Canudos do Vale, foi a primeira a finalizar, na última quinta-feira, seguida pela Santo Antônio, na sexta-feira, e pela Fernandes Vieira, no sábado, ambas de Lajeado. No município, ainda, a Moisés Cândido Veloso e Carlos Fett Filho fecharam o calendário ontem.

             Quatro escolas o concluem nas próximas semanas: a Manuel Bandeira, de Lajeado, na quinta-feira; a Guararapes, de Arroio do Meio, na sexta-feira; o Instituto Estrela da Manhã, de Estrela, no sábado; o colégio Jacob Arnt, de Bom Retiro do Sul, no dia 19; e a escola Santa Clara, de Santa Clara do Sul, no último dia de janeiro, uma quarta-feira. 

             Em Lajeado duas instituições avançam a reposição no mês de fevereiro. O Colégio Presidente Castelo Branco fica até o dia 6 e a Érico Veríssimo, última na região a fechar o ano letivo de 2017, fica até o dia 10 de fevereiro.

Aulas em 2018
             A legislação prevê um período de folga entre o fim de um ano letivo e o início de um novo, tanto para alunos quanto para os professores. Isso significa que o magistério deveria parar por 45 dias para, então, começar as atividades de 2018. No entanto, para não comprometer o novo calendário, a 3ª CRE optou por conceder 30 dias neste início de ano e mais 15 durante as férias de inverno. Portanto, a escola Érico Veríssimo, por exemplo, inicia as aulas relativas a 2018 no dia 10 de março. 

             À frente da 3ª CRE, Greicy Weschenfelder explica que a rede estadual não trabalha com um calendário engessado para a volta das férias. A prioridade é seguir a orientação do Estado, que tem data fixada em 26 de fevereiro. "Mas também há opção de começar um pouco antes, junto com os municípios, como fazem Arroio do Meio, Canudos do Vale, Nova Bréscia e Cruzeiro do Sul, por exemplo. É uma parceria boa que incentivamos, pois a ajuda as famílias e as prefeituras a se organizarem melhor, principalmente em relação ao transporte escolar", esclarece.

Matrículas
             A respeito das filas para matrículas registradas nos primeiros dias do ano, Greicy ressalta que o saldo é positivo. "Foi uma questão de opção por turno, nada relacionado a falta de vagas. É uma escolha dos pais. A maior procura foi na Érico Veríssimo, como já vimos em outros anos. No entanto, eu ressalto que é mais um hábito do que algo relacionado à qualidade do ensino - insisto nisso: ambas atuam com a mesma qualidade e seriedade."

             Comunidade escolar: fiscalização e responsabilidade 
Apesar da exigência na frequência dos estudantes, nem todos comparecem à reposição. "Entendemos que os alunos estão desgastados, que faz calor e que o descanso nessa época do ano seria o ideal. Somos solidários, enquanto Estado, mas a greve aconteceu e agora esse tempo precisa ser recuperado", lembra Greicy.

             Segunda ela, a coordenadoria segue contatando as famílias dos faltantes. "A nossa mensagem é de que assim como é obrigação nossa repor as aulas, também é dever do aluno se fazer presente. O mesmo vale para os professores."

             Greicy aponta, ainda, que a qualidade das aulas dadas também passa pela avaliação da 3ª CRE e que a orientação é de aula normal. "Não recebemos nenhum tipo de reclamação ou denúncia nesse sentido, e os professores estão fazendo sua parte. Mas se soubermos de qualquer situação que não esteja correspondendo aos níveis exigidos, vamos agir. Daí a importância de os pais continuarem acompanhando os filhos nos seus estudos e os levando até a escola, mesmo agora." A coordenadoria, explica, está percorrendo escolas, em diálogo permanente e frequente com as direções. "Nosso aluno precisa e merece ter essas aulas."

 

 

Fonte: O Informativo do Vale.

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5302
Realizada em 18/07/2018
1º - 55237
2º - 48390
3º - 53811
4º - 60478
5º - 00515

Recados

15/07/2018 08:40:42
Olair Pinheiro - Lajeado
Bom dia a todos. Roda uma música do monte Azul. Obrigado.

14/07/2018 09:17:27
Herci Wahlbrinck
RESPOSTA DA CHARADA; pe de milho Herci Wahlbrinck Westfalia - 3762-4473

09/06/2018 14:27:57
Cristiane Schuh
Quero participar da promocao do dia dos namorados. Teutonia 998739630

03/06/2018 19:56:31
kauna
Ao encontrar você meu mundo mudou, Meu coração disparou, Minha alma se encantou. E por você se apaixonou? Rádio Tirol


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.