Westfália | Secretários municipais apresentam ações desenvolvidas em 2017
12/01/2018

Prestação de contas voltada ao Poder Legislativo foi realizada no mês de dezembro

 

 

                A transparência na aplicação dos recursos públicos é fundamental para uma boa gestão. Nesse sentido, a Administração Municipal de Westfália promoveu, no dia 21 de dezembro (quinta-feira), na Câmara de Vereadores, uma breve prestação de contas, voltada aos edis, das ações desenvolvidas pelas secretarias no decorrer do ano passado.

                De início, o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, enalteceu que, apesar das dificuldades, 2017 foi um ano positivo. “Claro que gostaríamos de ter feito mais, mas fizemos aquilo que estava ao nosso alcance, sempre mantendo os pés no chão”, destacou o chefe do Executivo, salientando que, para 2018, diversas ações estão previstas.

                Na oportunidade, Landmeier ainda parabenizou aos secretários municipais pela forma como exerceram suas atividades no ano passado. “Tenho certeza de que escolhemos muito bem nossos secretários. Obrigado pela parceria e dedicação no trabalho”, agradeceu o prefeito, enaltecendo também a parceria da Câmara de Vereadores e o esforço e a dedicação dos servidores públicos no decorrer de 2017.

                Além do prefeito, vereadores municipais e servidores do Poder Legislativo, também participaram da prestação de contas a vice-prefeita de Westfália, Evanete Inez Horst Grave, a diretora do Departamento Municipal de Assistência Social (DMAS), Daniela Dahmer Hollmann, e os secretários municipais: Eliane Dolores Giebmeier, Elisangela Schneider Wiethölter, Joacir Antônio Docena, Paulo Bagatini e Vitor Cristiano Ahlert.

 

Administração, Planejamento e Finanças

                Dentre as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças, a que mais se destacou, em 2017, foi a conclusão do Plano Diretor Participativo e Sustentável (PDPS). “Foram muitos encontros com a comunidade no ano passado, inclusive fomos até todas as localidades para ouvir os munícipes. O Plano Diretor, mesmo não sendo um trabalho simples, foi necessário para projetar o desenvolvimento ordenado de Westfália”, observou a secretária Eliane Dolores Giebmeier.

                À Secretaria, também compete uma série de atribuições legais: aprovação de projetos, cadastro imobiliário, projetos civis, compras e contratações, licitações e leilão. Além disso, ainda é atribuição da pasta a execução orçamentária/financeira, projetos legislativos, correspondências oficiais, atos legais, convênios, contratos de repasse, entre outras atividades.

 

Agricultura e Meio Ambiente

                Em 2017, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente inovou. Além de criar programas, manteve antigos e reativou outros. Dentre eles, podem-se citar os programas de Limpeza de Lavoura, Everminação Bovina, Adubo e Uréia, Sementes Forrageiras, Lona Plástica, Tuberculose e Brucelose, Inseminação Artificial Bovina, Subsídio Veterinário e Sementes Troca-Troca (milho).

                O Programa Diversificar foi criado em 2017. Conforme o secretário Vitor Cristiano Ahlert, a iniciativa surgiu com o propósito de beneficiar diferentes produções. “Foi um programa totalmente inovador, para atender produtores que possuem atividades diferenciadas ou não conseguiram se beneficiar, na íntegra, com os outros programas de incentivo já existentes”, enalteceu Ahlert, destacando que, no ano passado, 88 propriedades foram beneficiadas.

                Além dos programas de incentivo, a pasta desenvolveu outras atividades: fechamento de silos, oferta de brita para os acessos, dias de campo, proteção de fontes de água, instituição do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), palestra técnica para aplicadores voluntários de BTI e 1º Encontro de Jovens Rurais são alguns exemplos. No ano passado também foi realizada mais uma edição do recolhimento de embalagens de agrotóxicos, oportunidade em que foram recolhidas 1961 unidades no total.

 

Educação, Cultura, Turismo e Desporto

                Oficinas já realizadas nos anos anteriores foram mantidas em 2017. No entanto, outras novas também foram criadas. Dentre as oferecidas no ano passado, estão: Escolinha de Futsal, treinos de Atletismo e Vôlei (em parceria com o Colégio Teutônia), Coral Municipal, corais Mirim e Juvenil, Grupo Instrumental, Oficinas de Música, Oficinas de Patinação, Oficinas de Danças Modernas e Oficinas de Teatro. Além disso, foram mantidos o atendimento no Turno Inverso, o apoio ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e o apoio ao Grupo Amigos do Sapato de Pau.

                No decorrer do ano, outras tantas atividades foram organizadas pela pasta: Piquenique de Integração e Gincana Germânica, Campeonato de Canastra, 1ª Oustefest Westfália, 1ª Corrida de Aventura, Dia do Desafio, Encontro Interracial, Campeonato de Futsal, IX Concurso de Fotografias, IX Feira do Conhecimento (e atividades paralelas), Formação Continuada com professores da rede municipal, Projeto Piloto de Robótica, Projeto de Leitura, Oficinas de Informática em Linha Paissandu, Semana da Alimentação, Passeio Ciclístico, Semana da Água, Conferência Municipal de Educação, Mostras Científicas nas escolas, Prêmio FAERGS, Corrida e Caminhada Iluminada e Natal Westfaliano.

                Em novembro, duas inaugurações também marcaram o mês na Secretaria: a inauguração da quadra esportiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Bandeirantes, de Linha Frank, e a inauguração da Pista de Atletismo. “2017 foi um ano cheio, repleto de atividades especiais e diferenciadas para nossa comunidade. A participação tem sido bastante positiva, o que nos motiva a fazer novamente em 2018, além de promover, cada vez mais, atividades inovadoras”, observou a secretária Elisangela Schneider Wiethölter.

 

Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social

                Assim como nas demais pastas, o ano de 2017 foi repleto de atividades na Secretaria de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social. Diversas iniciativas foram mantidas: formação de grupos para doação de sangue, palestras para gestantes, atividades de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, visitas domiciliares semanais, manutenção de grupos de hipertensão/diabetes, atendimentos médicos no interior e encontros semanais da Saúde Mental são alguns exemplos.

                No ano passado, ainda foram realizados serviços de remoção e transferência de pacientes, além da atualização do Cartão do SUS por parte da equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS). A limpeza e a organização do estacionamento foi outra melhoria, executada em parceria com a Secretaria de Obras, Viação e Interior.

                A Secretaria de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social também manteve, em 2017, a realização da Semana da Alimentação. No entanto, a 1ª Feira de Saúde e Qualidade de Vida foi novidade. “Na oportunidade, foram abordadas diversas áreas dentro da saúde. Mesmo sendo a primeira edição, tivemos uma participação bastante positiva da comunidade”, ponderou Joacir Antônio Docena, ainda agradecendo o voto de confiança dado pela Administração Municipal em sua nomeação para secretário.

                Assistência Social – Durante a prestação de contas, a diretora do Departamento Municipal de Assistência Social (DMAS), Daniela Dahmer Hollmann, também fez um breve relatório das atividades desenvolvidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em 2017. Além da realização de reuniões e da participação em capacitações, foram promovidas diversas atividades. Entre elas, destacam-se: Dia da Mulher Westfaliana, promoção de Fóruns da Família, VII Conferência Municipal de Assistência Social, IV Campanha Municipal de Mobilização para o Mês da Pessoa com Deficiência, Festa Anual Alusiva à Pessoa Idosa e Mostra Cultural de Westfália.

                Na oportunidade, Daniela Hollmann agradeceu à Administração Municipal pela parceria durante o ano. “Nosso muito obrigado pela parceria na realização de nossas atividades em 2017 e por apoiar todas as iniciativas”, pontuou a diretora do DMAS.

 

Secretaria de Obras, Viação e Interior

                2017 também foi um ano de muitas atividades para a Secretaria de Obras, Viação e Interior. Dentre as obras realizadas, estão: conclusão da Etapa 2 do asfalto de Linha Schmidt Alta, conclusão da ponte de Linha Schmidt Fundos, conclusão da quadra coberta da EMEF Bandeirantes, melhorias no Parque de Máquinas, melhorias no estacionamento do Posto de Saúde, sinalização com tachões no Morro Wiethölter e Transcuba, asfaltamento na estrada que dá acesso ao Morro do Tico-Tico, reparos em todas as pavimentações asfálticas, alargamento de estradas, colocação de tubos no Arroio do Flamengo, continuidade das obras no Parque Municipal de Eventos, construção da ponte sobre o Arroio Schmidt Alta, pintura das paradas de ônibus, detonações e limpeza nas saibreiras, calçamento do passeio público na Avenida Henrique Uebel, colocação de tubos em diversas vias, conserto de mata-burro em Linha Berlim Fundos, recapeamento asfáltico de Linha Paissandu, construção de almoxarifado no Parque de Máquinas, asfaltamento do primeiro trajeto de Linha Schmidt Alta e construção de calçadas em Linha Frank.

                O aterramento e a mudança do trajeto na estrada do Travessão, em Linha Frank, foi uma das obras que mais marcou o primeiro ano de trabalho. “Era uma obra mais que necessária, uma vez que, em épocas de cheia do Arroio Boa Vista, famílias ficavam ilhadas naquela região. Foi uma grande obra, atendendo um antigo anseio dos moradores”, destacou o secretário Paulo Bagatini, ressaltando, ainda, a manutenção e conservação das estradas do interior westfaliano.

 

 

TEXTO E FOTOS: Paloma Driemeyer Valandro

Jornalista Profissional Diplomada

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5344
Realizada em 12/12/2018
1º - 75485
2º - 21051
3º - 29772
4º - 86080
5º - 24870

Recados

17/11/2018 07:47:22
Osmar Eugenio Neu
Guten Morgen faz tempo que não peço uma musica mas estou na escuta todos os dias, toca uma da Banda fest Danke

03/11/2018 11:18:28
MARCO HENRIQUE SCHRÖER
OI TUDO BOM? CLAITON TOCA UMA MUSICA DO MEU CD DO CD DO NHEGO SHOW PARA MINHA MÃE ANELI PAI EGON E IRMÃ MARGANE UM GRANDE ABRAÇO PARA TODOS DA RADIO

03/11/2018 10:42:36
MARCO HENRIQUE SCHRÖER
OI BOM DIA CLAITON TOCA UMA MUSICA DO CD DO NHEGO SHOW PARA TODOS OS MEUS FÃS AQUI DE IMIGRANTE-RS

29/10/2018 19:03:45
Laurinha
oieee quero ouvir a música então fica assim do cantor fabrini ou a música chocolate preferido, obrigadaaa


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.