Educação | Inovação: Sala Google traz novo conceito de tecnologia para o aprendizado no Colégio Teutônia
09/02/2018

Com uma proposta tecnológica diferenciada, espaço estimula relação mais próxima entre professores e estudantes

 

              A tecnologia e a inovação sempre estiveram diretamente alinhadas à proposta pedagógica e ao trabalho em educação desenvolvido há 65 anos no Colégio Teutônia. Ao longo de mais de seis décadas, o processo de formação de pessoas e profissionais qualificados para o mercado sempre encontrou na tecnologia um grande aliado.

              Nesse contexto, uma das grandes novidades para o ano letivo de 2018, que inicia no dia 14 de fevereiro, será a Sala Google, um novo conceito que desmistifica os tradicionais modelos de ensino e arquitetônico, estimulando a interação e a relação mais próxima entre professores e estudantes. “A Sala Google é uma potencialização do que já fazemos em nossa proposta social de educação. O novo espaço reflete a valorização da troca, do relacionamento entre estudantes, professores e o mundo”, destaca o diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert.

              O ambiente apresenta design arquitetônico diferenciado, tendência pedagógica já consolidada internacionalmente. Ao invés das tradicionais classes, haverá pufes e almofadas, e substituindo PCs e notebooks, toda agilidade e tecnologia dos Chromebooks. O projeto é uma parceria do Colégio Teutônia com o setor de educação do Google e a Associação de Pais e Professores (APP) do CT, que contribuiu com o repasse de recursos financeiros fundamentais para reestruturação do espaço físico. “A ideia é concretizar em arquitetura o que já marca a tendência contemporânea do ambiente educacional: a construção conjunta do conhecimento por estudantes e professores, inserindo a tecnologia como ferramenta de compartilhamento e de motivação, estimulando de maneira diferenciada a produtividade nas salas de aula”, destaca a coordenadora do Setor de Informática do CT, professora Ana Lúcia dos Santos Hamester.

              Todos os níveis de ensino do educandário terão acesso à Sala Google, cujo processo de transição dos tradicionais laboratórios de informática, que seguirão atendendo estudantes e professores com a utilização de softwares convencionais, será de forma gradual, iniciando com formação para docentes e discentes quanto ao uso das novas tecnologias. O projeto, além do ambiente especial, ainda conta com a adesão do CT à plataforma Google for Education (Google para Educação), uma série de ferramentas de comunicação acessíveis a qualquer momento e por meio de qualquer dispositivo, que potencializam a relação entre escola, estudantes e comunidade escolar. “O Google for Education traz uma série de vantagens para dinamizar o ensino. Livros, documentos, trabalhos, e-mails, agendas e tarefas passam a ser acessados e modificados na nuvem, transformando-se num registro do que é produzido em sala de aula e possibilitando a ampliação do aprendizado. O armazenamento de arquivos é ilimitado, evitando excesso de materiais físicos e impressões”, explica Ana Lúcia.

              A ferramenta também é uma aliada para trabalhos em grupo por permitir a interação e as alterações de arquivos, possibilitando que as tarefas sejam feitas e compartilhadas em tempo real. A mesma interação também ocorre entre estudantes e professores pela agilidade de feedbacks e orientações, com aulas diferenciadas e mais atrativas.

A estruturação da Sala Google do Colégio Teutônia iniciou no mês de janeiro e o ambiente deve ser inaugurado ainda no mês de fevereiro.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

CRÉDITO DA FOTO – Divulgação Colégio Teutônia / ND Haus

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5257
Realizada em 10/02/2018
1º - 63928
2º - 60971
3º - 45048
4º - 41493
5º - 33090

Recados

02/02/2018 16:24:29
Vini Zanotto: vinizanottooficial@gmail.com
Ola sou Vini Zanotto músico de Caxias do Sul, RS, gostaria de saber como posso enviar meu material para entrar na programação da rádio, aguardo seu retorno grande abraço!!!

20/01/2018 09:40:11
claudio guntzel
Bom dia Claiton! Quero desejar um feliz sábado a todos os meus amigos do grupo Amor Perfeito e a vocês da radio para este maravilhoso programa,a resposta da charada a quinta esta chocando com a kátia

20/01/2018 09:19:58
L
Queremos mandar um abraço pra todos de Estrela, Poço das Antas e Sao Pedro da Serra que estarão amanhã na Posse do Padre Ademar Ströher em Triunfo. Queremos a música Valsa da Vovó Elfrida

30/12/2017 10:22:19
Elton buth
Bom dia Claiton, estou te ouvindo aqui em Seara sc. Avisa o pessoal aí que quinta ou sexta 04 ou 05 de Janeiro estaremos indo fazer uma visita pra vcs. Vamos nuns quatro ou cinco. eu Hilda, o Airton e a esposa dele e o Rogério. Abraços e feliz ano novo a todos.


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.