Vale do Taquari | Amvat debate segurança pública em assembleia de prefeitos
12/03/2018

Representantes da Brigada Militar, Secretaria de Segurança Pública e Ministério Público participaram da reunião

 

              O cercamento eletrônico do Vale do Taquari foi o assunto principal da assembleia geral da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), realizada na última sexta-feira (09.03) na Câmara de Vereadores de Roca Sales, sob a presidência do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo. Representantes da Segurança Pública e Ministério Público trataram, com os prefeitos da região, sobre ações para combater a criminalidade. Participaram da discussão o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO-VT), coronel Ricardo Hofmann; o promotor de Justiça de Lajeado Carlos Fiorioli e o chefe da Divisão de Videomonitoramento do Comitê SIM da Secretaria de Segurança Pública (SSP), 1º tenente Vilmar Fernando Mendes Brasil. 

              O representante da SSP detalhou o Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM), criado a partir da necessidade de unir esforços entre instituições federais, estaduais e municipais e a sociedade civil organizada para o enfrentamento da violência e da criminalidade no Rio Grande do Sul. O projeto, segundo ele, quer mudar a realidade atual, onde os sistemas de videomonitoramento não têm comunicação entre si, há ausência de uniformização entre as guardas municipais e vários números de atendimento, por exemplo. “O objetivo é integrar a segurança pública do Rio Grande do Sul”, enfatizou, ressaltando que já existem 73 municípios conveniados no estado.  “Hoje temos que trabalhar com tecnologia, por causa da carência do efetivo da Brigada Militar, utilizando-a como uma forma de ferramenta, de monitoramento”, disse.

              Para o comandante do CRPO-VT, coronel Ricardo Hofmann, o projeto será mais efetivo no combate à criminalidade se o monitoramento for feito na região e não em Porto Alegre.  Na sua opinião, os municípios podem contribuir fazendo sua parte na educação e na área social, como no atendimento aos dependentes de drogas. Em relação à atuação da BM, reconheceu que a criação de patrulhas não funcionou muito bem, pois a instituição deixou de fazer um trabalho preventivo, próximo das pessoas. Hofmann disse que é preciso haver patrulhas noturnas em pelo menos grupos de municípios. “Este é o desenho possível, a partir de uma deficiência de 50% no efetivo”, afirmou. 

              Lajeado, Encantado e Estrela estão com projetos avançados na área do videomonitoramento. 

              O promotor de Justiça Carlos Fiorioli acredita que a situação vai melhorar a partir da implantação do Sim em todos os municípios. “Podemos fazer mais com este investimento”, afirmou. Para isto, no entanto, é preciso que todos estejam integrados. “No Vale do Taquari somos muito unidos. Basta querermos. O sistema judiciário no país está em crise e precisamos combater a situação da segurança pública em conjunto”, assinalou. Na ocasião foi aprovada a criação de um grupo de trabalho sobre Segurança Pública na Amvat. Os prefeitos interessados têm até esta terça-feira (13) para manifestar se desejam participar do grupo. 

 

 

Texto e foto: Paulo Ricardo Schneider

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5294
Realizada em 20/06/2018
1º - 38336
2º - 72897
3º - 31693
4º - 38220
5º - 25677

Recados

09/06/2018 14:27:57
Cristiane Schuh
Quero participar da promocao do dia dos namorados. Teutonia 998739630

03/06/2018 19:56:31
kauna
Ao encontrar você meu mundo mudou, Meu coração disparou, Minha alma se encantou. E por você se apaixonou? Rádio Tirol

02/06/2018 08:29:44
lacir freisleben
quero participar do sorteio dia dos namorados imigrante 37540320

02/06/2018 08:17:05
lacir freisleben
resposta moto serra toca a musica menina nao corta o cabelo


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.