Teutônia | Fábrica chinesa inicia atividades em seis meses
14/03/2018

Empresa já ocupa pavilhão da antiga La Pelle. Unidade exportará insumos para produção de fármacos

 

            A indústria chinesa BT Biocompany se prepara para iniciar as atividades no município. Fabricante de produtos farmoquímicos, o empreendimento funcionará no espaço onde ficava o curtume La Pelle, próximo à Via Láctea, no bairro Canabarro. As atividades devem começar em até seis meses.

            A empresa trabalha para concluir a etapa de credenciamento juntos aos órgãos competentes, como licenças ambientais e autorizações por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Também estão em andamento a importação e o registro dos equipamentos da China necessários para a linha produtiva.

            Conforme o representante da BT Biocompany no Brasil, Decio Leonhardt, a escolha de Teutônia para a instalação da empresa se deve, entre outros fatores, ao posicionamento geográfico da cidade. Além de estar próximo a importantes rodovias como a BR 386 e a ERS-453, o município tem “acesso rápido” a Porto Alegre e ao aeroporto Salgado Filho.

            Outros aspectos que atraíram o negócio foram as “boas condições” da cidade e a qualidade da estrutura já existente no pavilhão da antiga La Pelle, com 7 mil metros quadrados de área, incluindo uma estação de tratamento de efluentes. A potência da região na produção alimentícia também foi um diferencial, visto que a empresa aproveita subprodutos de frigoríficos para a preparação de matéria-prima.

            De acordo com Leonhardt, a atividade central da empresa será a exportação de insumos para a China, onde serão transformados em medicamentos de consumo humano. Segundo ele, os fornecedores chineses estão “muito motivados” em começar a produzir na primeira unidade no Brasil da empresa.

            A expectativa é que o empreendimento propicie cerca de 30 empregos na etapa inicial, com possibilidade de ampliar para cerca de 50. Como a linha produtiva é automatizada, a maioria das vagas será destinada a profissionais da área de operação de máquinas.

 

Diversificação da indústria

          O secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Ricardo Wagner, destaca a importância da atração de uma empresa de “alto capital agregado”, o que “gera riquezas” para o município. Embora a quantidade de vagas seja pequena, os profissionais serão bem remunerados, pondera. Ele ressalta ainda os empregos indiretos a serem proporcionados nas áreas de infraestrutura e logística.

            Para Wagner, outra vantagem que a chinesa vai gerar para a cidade é a diversificação da economia. Segundo ele, quanto mais plural for a base produtiva, mais seguro e estável será o desempenho econômico do município. O secretário acrescenta que, numa perspectiva de “médio prazo”, a BT Biocompany pretende produzir medicamentos para o mercado farmacêutico brasileiro.

            Uma curiosidade destacada pelo secretário como fato importante para a escolha de Teutônia como sede da primeira planta industrial do grupo fora da China é a afinidade com a cultura germânica por parte dos proprietários do empreendimento. Segundo Wagner, um dos diretores estudou na Alemanha e “tem muito apreço pelo povo alemão”.

             As negociações para a instalação da empresa iniciaram em abril de 2017. Conforme Wagner, estão em estudo possíveis incetivos fiscais para o empreendimento.

 

 

Fonte: A Hora.

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5294
Realizada em 20/06/2018
1º - 38336
2º - 72897
3º - 31693
4º - 38220
5º - 25677

Recados

09/06/2018 14:27:57
Cristiane Schuh
Quero participar da promocao do dia dos namorados. Teutonia 998739630

03/06/2018 19:56:31
kauna
Ao encontrar você meu mundo mudou, Meu coração disparou, Minha alma se encantou. E por você se apaixonou? Rádio Tirol

02/06/2018 08:29:44
lacir freisleben
quero participar do sorteio dia dos namorados imigrante 37540320

02/06/2018 08:17:05
lacir freisleben
resposta moto serra toca a musica menina nao corta o cabelo


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.