Cinco motivos para fazer natação
06/04/2018

Dia 8 de abril é o Dia Nacional da Natação; saiba mais sobre a modalidade que é oferecida pela Univates

  


            Considerada um dos esportes mais praticados no Brasil e mais completos para o desenvolvimento físico humano, a natação foi introduzida no País como esporte oficial em 1897. O Dia Nacional da Natação, comemorado em 8 de abril, foi criado para ressaltar os benefícios da modalidade esportiva, mostrando que a prática trabalha praticamente todos os músculos do corpo. No Vale do Taquari, a piscina do Complexo Esportivo da Univates, inaugurada em 2007, está entre as melhores do Rio Grande do Sul. Semiolímpica e coberta, ela atende a todas as exigências da Federação Gaúcha de Natação. Atualmente, em torno de 650 alunos estão matriculados nas aulas que ocorrem na piscina da Univates.

 

            Conforme a professora do curso de Educação Física da Univates Janine Giovanella, as atividades na água, com os cuidados específicos para cada situação, podem ser praticadas por todos os públicos, de bebês até idosos. “São atividades que geram menos impacto nas articulações, devido às propriedades da água. Ao realizarmos atividades na água, temos sensação de bem-estar e prazer, pois, se formos analisar, nossas primeiras vivências como seres humanos são na água, no conforto do ventre de nossas mães”, explica a professora.

 

Confira cinco motivos para começar a praticar o esporte:

 

  1. Fortalecimento dos músculos

Com intenso trabalho de resistência, a natação contribui para a tonificação muscular e o incremento de força. Isso porque a água é mais densa que o ar, e, assim, o esporte é praticado com intensidade sem a pessoa perceber.

Se o nadador praticar os quatro estilos do esporte - crawl, costas, peito e borboleta -, conseguirá trabalhar todos os grupos musculares do corpo, fortalecendo-os.

 

  1. Controle de peso

Uma hora de natação pode queimar até 500 calorias, dependendo da duração, da intensidade do exercício e da temperatura da água. O esporte acelera o metabolismo e pode ajudar na queima de calorias. Mas preste atenção: não pratique natação em jejum.

 

  1. Bem-estar

A natação libera endorfina, o hormônio do prazer, que provoca sensação de felicidade e liberdade, influenciando também a autoestima.

 

  1. Menos estresse

“A água, devido à sua pressão, auxilia no relaxamento muscular, aliviando contraturas e estresses gerados pelas atividades rotineiras”, explica Janine. Além disso, a endorfina, citada no item anterior, também influencia em como estamos nos sentindo.

 

  1. Mais saúde

Janine afirma que as atividades aquáticas trazem benefícios às pessoas com doenças crônicas, como diabetes e cardiopatias, reduzindo os parâmetros associados a elas. A natação também contribui para a redução e prevenção dos sintomas da asma, pois é praticada em ambiente úmido e fortalece os músculos torácicos, o que aumenta a elasticidade e o volume dos pulmões, ou seja, amplia a capacidade de absorver oxigênio.

 

Ficou interessado?

            Informações sobre vagas e horários de aulas na piscina do Complexo Esportivo da Univates podem ser conferidas no site www.univates.br/esporte-e-saude.

 

 

Texto: Ana Amélia Ritt

Foto geral piscina: Elise Bozzetto

Foto criança na piscina: Tuane Eggers

Assessoria de Imprensa 

Setor de Marketing e Comunicação - Univates

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Resultado da loteria

Extração nº 5276
Realizada em 18/04/2018
1º - 54227
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01/04/2018 10:17:59
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