Vale do Taquari | Atitudes Vencedoras: Professor da Univates apresenta resultados para diretoria do Sindilojas VT
11/07/2018

Em reunião realizada nesta terça-feira (10), a diretoria do Sindilojas VT teve acesso aos resultados da pesquisa relativa ao projeto Atitudes Vencedoras...

 

           aplicada por alunos da disciplina de Pesquisa em Administração da Univates. A apuração dos dados foi apresentada pelo professor doutor Marlon Dalmoro, o qual ressaltou o propósito desta edição de identificar a percepção dos consumidores acerca do comércio local, suas preferências e hábitos de compra. De acordo com ele, o trabalho teve por objetivo incentivar o desenvolvimento do varejo de forma geral, apontando melhorias para as empresas e fomentando o investimento em capacitação profissional.

             O professor explicou que a pesquisa foi desenvolvida entre os dias 12 de abril e 1º de junho de 2018, contabilizando um total de 301 respondentes, e alertou para o fato de que, em virtude de ter sido executada por meio de ferramenta online, o tamanho da amostra foi menor do que em anos anteriores. A partir disso, ele especificou que os respondentes foram, em sua maioria, mulheres (67,8%) com idade média de 30 anos, as quais atuam principalmente nos setores de serviços (39,2%) e comércio (28,6%). Dentre as cidades, os participantes eram oriundos principalmente de Lajeado (35,2%), Estrela (12,6%), Teutônia (10,6%) e Arroio do Meio (6,9%). 

             Dalmoro atentou que 86,4% dos respondentes afirmaram ter conhecimento de que parte do imposto gerado a partir de suas compras retornam para sua cidade. “Esse elemento mostra uma tendência do consumidor de reconhecer o seu papel como cidadão”, observou. Apesar disso, 82,7% dos pesquisados compram fora da cidade, sendo que 75,6% através do e-commerce. Os motivos para isso são melhores preços (80,4%), diversidade de produtos (55,8%) e mais opções de lojas (35,5%).

             Ao avaliarem o comércio de seu próprio munícipio, 40,5% estão satisfeitos com o que encontram, apontando como pontos positivos o atendimento (54,2%), qualidade dos produtos (36,5%) e condições de pagamento (32,9%); enquanto os negativos são preço (52,5%), diversidade de produtos (41,2%) e opções de lojas (28,2%). Reconhecendo a importância do vendedor no processo de compra, os respondentes consideraram os principais atributos do profissional, indicando como mais relevantes o conhecimento do produto (81,4%), simpatia (78,7%) e capacidade de compreender as necessidades do cliente (71,4%). A vitrine também tem destaque, com 36,9% considerando-a como muito importante.

             Em termos de relacionamento, o meio de comunicação preferido para receber informações é o Facebook (75,4%), ferramenta também apontada como a favorita para interações por 67,1% dos participantes. Já em relação ao horário de atendimento, 57,1% dos pesquisados gostariam que as lojas não fechassem ao meio dia, 37,5% que o expediente fosse até as 20h e 35,9% que elas abrissem nos sábados à tarde.

             Ao considerar que o consumidor do Vale do Taquari passa por um período de transição entre o mundo virtual e real, Dalmoro descreveu que 36,2% dos respondentes afirmaram que realizam alguma compra nas lojas de seus municípios pelo menos uma vez por mês, enquanto 50,2% consomem menos de uma vez por mês na Internet. Desses que compram via e-commerce, 43,5% costumam ir à loja física para visualizar o produto e 38,2% para comparar o preço. “Quando eu, enquanto varejista, tenho o consumidor dentro da minha loja, se ele vai embora para comprar na internet, de quem é a falha? Dele ou é minha?”, provocou. Ele ainda comentou que os resultados dessa edição do Atitudes Vencedoras devem ser utilizados para repensar as estratégias e elaborar ações, desenvolvendo as lojas individualmente e o comércio como um todo. “Vejo sempre que esse tipo de pesquisa tem que ser tomada como um ponto de partida e não como uma linha de chegada”, finalizou.

Reunião mensal

             Os membros da diretoria ainda debateram assuntos relativos às atividades da entidade, como as negociações coletivas com os sindicatos laborais, o projeto Trocando Ideais e o andamento das metas para 2018. Também houve espaço para apresentação da programação do Senac Lajeado e Sebrae Vale do Taquari e Rio Pardo.

 

 

Crédito: Clarissa Jaeger

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5302
Realizada em 18/07/2018
1º - 55237
2º - 48390
3º - 53811
4º - 60478
5º - 00515

Recados

15/07/2018 08:40:42
Olair Pinheiro - Lajeado
Bom dia a todos. Roda uma música do monte Azul. Obrigado.

14/07/2018 09:17:27
Herci Wahlbrinck
RESPOSTA DA CHARADA; pe de milho Herci Wahlbrinck Westfalia - 3762-4473

09/06/2018 14:27:57
Cristiane Schuh
Quero participar da promocao do dia dos namorados. Teutonia 998739630

03/06/2018 19:56:31
kauna
Ao encontrar você meu mundo mudou, Meu coração disparou, Minha alma se encantou. E por você se apaixonou? Rádio Tirol


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.