Westfália | Programação especial proporciona show de cultura alemã e brasileira
11/07/2018

Promovida pelo Westfälische Tanzgruppe, noite cultural reuniu comunidade westfaliana e regional

 

           A cultura, tanto a alemã quanto a brasileira, esteve em evidência em mais uma noite especial. Promovida pelo Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe, de Westfália, a programação cultural, realizada na sexta-feira, dia 06 de julho, na Casa da OASE, no Centro do Município, teve como intuito manter vivas as tradições dos imigrantes alemães, bem como celebrar a cultura gaúcha e brasileira.

           Numa noite repleta de dança e música, a comunidade westfaliana e regional compareceu em bom número para prestigiar artistas locais e visitantes. O prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, fez a abertura oficial da programação, parabenizando aos envolvidos pela promoção da cultura. “Nosso muito obrigado a todos que valorizam a nossa cultura e a preservam. Parabéns ao Westfälische Tanzgruppe por promover esta noite especial e tão bem representar a tradição westfaliana por onde passa”, salientou Landmeier, ainda agradecendo a presença do Grupo Amigos do Sapato de Pau, do jovem Evair Brune, da Cia Cultural Aquarela e da comunidade.

           Também na abertura, a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, reforçou o agradecimento ao Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe pela promoção de eventos culturais importantes. “Esta é mais uma noite especial, em que evidenciamos a cultura. Parabéns ao Westfälische Tanzgruppe pelo belo evento e obrigada a todos que estão envolvidos nesta programação, que tem como intuito valorizar a arte e manter viva a história dos antepassados”, ponderou Elisangela.

           A noite cultural foi marcada por estreias nas categorias Mirim e Infantil do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe, que deram início às apresentações culturais. Calçando o sapato de pau, os pequenos dançarinos, coordenados por Glaci Kunzler Dickel, apresentaram três danças aos pais e familiares presentes.

           O sapato de pau, além de ser um marco do Westfälische Tanzgruppe, que calça o tamanco em todas suas apresentações, está presente no Município também através da fala: o dialeto Plattdüütsk. Na noite cultural, esta tradição foi representada pelo Grupo Amigos do Sapato de Pau, que conta com dezenas de integrantes westfalianos, os quais se reúnem mensalmente para estudar a língua e manter viva a cultura dos antepassados também através da fala. Conforme o coordenador do grupo, professor Lucildo Ahlert, a intenção é de, no próximo ano, lançar o dicionário do Plattdüütsk.

 

Confeccionando Sapatos de Pau”

           A noite cultural foi propícia para o lançamento do concurso “Confeccionando Sapatos de Pau”, promovido pelo Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe, com apoio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC). A atividade tem como objetivo resgatar a confecção dos tamancos para que essa tradição não se perca no Município.

           Arnoldo Brune (in memorian) confeccionou os sapatos de pau utilizados pelo Westfälische Tanzgruppe durante muitos anos, desempenhando papel importante para que o diferencial do grupo se mantivesse. Durante o concurso, Evair Brune, que aprendeu com o avô a fabricação dos tamancos, ensinará o manuseio correto das ferramentas e a confecção dos sapatos.

           Presente no lançamento, Evair Brune falou do orgulho e da honra de repassar os ensinamentos do avô a outros munícipes. “Para mim, é uma grande alegria fazer parte deste projeto. O sapato de pau é o diferencial do grupo de danças do nosso município e precisamos manter viva essa tradição. Contem comigo sempre que precisarem”, ressaltou. Brune ainda estendeu o convite para que os munícipes participem do concurso e ajudem a manter viva a tradição.

           Com inscrições abertas desde a segunda-feira, dia 9 de julho, o concurso “Confeccionando Sapatos de Pau” é voltado a munícipes westfalianos, maiores de 16 anos de idade. Nos dias 8 e 15 de agosto (quartas-feiras), serão ministradas oficinas que ensinarão a confecção do sapato de pau. Posteriormente, para a fabricação, os participantes terão um prazo de 15 dias. Pronto, o par de sapatos de pau deverá ser entregue no dia 31 de agosto, na Prefeitura de Westfália.

           O melhor par será selecionado no dia 4 de setembro, durante a X Feira Municipal do Conhecimento. Como premiação, o participante que confeccionar o melhor par receberá um troféu e R$ 1.200,00 para a confecção de sapatos de pau para o Westfälische Tanzgruppe. As inscrições seguem abertas até o dia 20 de julho, na Prefeitura.

 

Cia Cultural Aquarela: o Brasil na Europa

           Para fechar a noite cultural, a Cia Cultural Aquarela apresentou o show que levará à Europa a partir da próxima terça-feira, dia 17 de julho. Coordenados por Glaci Kunzler Dickel, os dançarinos apresentaram ao público presente sete ritmos: Gaúcho, Forró, Samba, Carimbó, Lundu, Frevo e Xaxado.

           O grupo é formado por dançarinos do Westfälische Tanzgruppe (Westfália), do Sankt Petrus (São Pedro da Serra) e do Frühlingstanzgruppe (Tupandi), além de músicos convidados. Na sexta-feira, dia 06 de julho, o público também vibrou com a Cia Cultural Aquarela, que realizou sua última apresentação no Brasil antes de embarcar para a Alemanha.

           A Cia Cultural Aquarela participará do 12º Festival Internacional de Dança. O evento, que reúne grupos de diversos países, ocorrerá de 31 de julho a 6 de agosto, na cidade de Laggenbeck – Alemanha.

 

TEXTO: Paloma Driemeyer Valandro/AI

FOTOS: Paloma Driemeyer Valandro/AI

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5320
Realizada em 19/09/2018
1º - 08639
2º - 02010
3º - 44205
4º - 38874
5º - 25433

Recados

22/08/2018 09:05:00
Joana
Bom dia, de Dom Pedrito ouvindo a rádio! Beijão! Bom dia!

22/08/2018 07:32:47
anto desouza
Ei , Eu vejo site www.radiotirol.com.br e seu impressionante.Eu me pergunto se o conteúdo ou banners de opções de publicidade disponíveis no seu site? Qual será o preço se quisermos colocar um artigo no seu site? Nota: o artigo não deve ser qualquer texto como patrocinado ou anunciar ou assim Felicidades anto desouza

16/08/2018 14:06:50
jonas
olá toca a nova da banda ceu e cantos musica que fase do jonas para milena

15/08/2018 14:37:06
Francine Silva
Toca a musica do Marcos farias, o cupido e oferece para o pessoal de Fazenda Vila nova, especialmente pro meu namorado Vitor.


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.