Educação | Pós-Graduação: PPGSAS visita empresas e prefeituras da região para divulgar mestrado profissional
10/10/2018

Programa possibilita desenvolvimento de projetos capazes de solucionar problemas internos das organizações

 

             Com o objetivo de divulgar os serviços oferecidos pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) da Univates,  estão sendo realizadas, desde setembro, visitas às empresas e prefeituras da região. Nos encontros são apresentadas as possibilidades que o mestrado profissional pode oferecer às organizações, desde a capacitação de seus colaboradores até o desenvolvimento de projetos de pesquisa capazes de solucionar problemas internos das instituições.

 

             O PPGSAS se diferencia dos mestrados acadêmicos, pois objetiva a capacitação de profissionais por meio de estudo e desenvolvimento de técnicas e processos capazes de atender uma demanda social ou profissional. “As dissertações desenvolvidas visam a agregar nas organizações públicas e privadas alguma técnica ou um novo produto”, afirma o professor Marlon Dalmoro. Segundo ele, é um curso que necessita de articulação com empresas e órgãos públicos para colocar em prática as suas pesquisas.

 

             Dalmoro reconhece que as visitas realizadas até então - em prefeituras e empresas do setor de alimentos da região - foram positivamente surpreendentes quanto à receptividade dos locais. Além disso, ele justifica que, geralmente quando se pensa na busca de soluções e inovações, incluem-se apenas as empresas privadas. O PPGSAS mudou essa concepção ao compreender que o poder público também pode se beneficiar com os projetos desenvolvidos no mestrado profissional.

 

Descubra como a sua empresa pode ser parceira do PPGSAS

 

             O programa está constantemente na busca por novos parceiros para desenvolver pesquisas. As empresas interessadas podem indicar essa disposição se envolvendo em um projeto associado ao Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) ou diretamente com o PPGSAS. No último caso, a empresa deve indicar um colaborador, que irá cursar o mestrado e desenvolver o projeto. Durante esse processo, o aluno terá a orientação de um professor e até o final do curso deve desenvolver e implantar, se possível, a proposta na organização da qual faz parte. Assim, permite-se que o projeto possa contar com o envolvimento de alguém que já conhece o local e suas necessidades. O programa fornece suporte técnico para o desenvolvimento do projeto.

 

PPGSAS com inscrições abertas

 

             Essas parcerias são fundamentais para o PPGSAS, pois está na essência de um mestrado profissional essa transformação da realidade social. O programa pretende formar profissionais capazes de gerar, disseminar e aplicar conhecimento científico, tecnológico e legal nas áreas de Tutela jurídica ambiental e Sustentabilidade da cadeia produtiva. São 31 vagas para o mestrado. As inscrições podem ser realizadas até dia 19 de outubro, pelo link www.univates.br/ppgsas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgsas@univates.br.

 

 

Texto: Natália Bottoni

Foto: Nicole Morás

Assessoria de Imprensa 

Setor de Marketing e Comunicação - Univates

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5362
Realizada em 13/02/2019
1º - 02178
2º - 02086
3º - 53027
4º - 44553
5º - 05332

Recados

14/02/2019 07:19:17

23/12/2018 10:37:54
luciano wahlbrinck
Sou o LUciano Wahlbrinck de picada horst Westfália, queremos desejar um feliz natal a todos e um feliz aniversário a ti Claiton. Também quero participar do sorteio 995930828

23/12/2018 10:35:17
luciano wahlbrinck
Bom dia. Sou o Luciano Wahlbrinck de picada horst, Westfália . Quero desejar um feliz natal a todos e um feliz aniversário a ti Claiton pelo seu aniversário amanhã. também quero participar do sorteio fone 995930828

17/11/2018 07:47:22
Osmar Eugenio Neu
Guten Morgen faz tempo que não peço uma musica mas estou na escuta todos os dias, toca uma da Banda fest Danke


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.