Teutônia | Iniciação Tecnicocientífica: Projetos de pesquisa de estudantes do Colégio Teutônia são destaque em fórum da Rede Sinodal de Educação
11/10/2018

No dia 05 de outubro o Colégio Teutônia esteve representado por estudantes do Ensino Médio e da Educação Profissional no 9º Fórum de Iniciação Tecnicocientífica da Rede Sinodal de Educação,...

 

              realizado na Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), na cidade de Três de Maio/RS. Com o tema “Inovação, pesquisa e desenvolvimento”, o evento teve por objetivos fomentar a pesquisa técnica e científica nos mais variados componentes curriculares, além de socializar o conhecimento produzido pelos estudantes e professores nas instituições de ensino da Rede Sinodal de Educação.

             O CT participou do evento com três projetos de pesquisa desenvolvidos durante as aulas e estágio curricular. Os trabalhos foram expostos em espaços de estandes, com apresentação em bancas de avaliação. Dos três projetos teutonienses, dois foram premiados.

             Na Educação Profissional, o trabalho “Equipamento de teste de atuação em relé de sobrecorrente de MT”, do estudante-pesquisador José Ricardo Hauschild, do curso Técnico em Eletrotécnica, com orientação do professor Vinícius Antônio Diedrich, ficou em 1º lugar na categoria.  O projeto "Relação das boas práticas de ordenha com os índices de qualidade do leite (CCS e CBT)", da estudante-pesquisadora Daniele Alessandra Lenhard, do curso Técnico em Agropecuária, com orientação da professora Cristiana Baruel Terra, ficou em 2º lugar na Educação Profissional.

             No Ensino Médio, o CT esteve representado pelo projeto “O efeito da produção sonora em agricultores da Linha Frank: um estudo de caso”, desenvolvido pelos estudantes-pesquisadores da 2ª série do EM, Augusto Reckziegel, Felipe Klein, Fredi Ricardo Müller e Gabriel Diehl, orientados pelo professor Eduardo Ismael Fuchs.

             Durante o evento, todos os trabalhos foram qualificados por, no mínimo, três avaliadores distintos, considerando critérios como organização, lógica e coerência do roteiro utilizado no relatório, suficiência dos itens utilizados para o entendimento da pesquisa, legitimação dos dados no caderno de campo, nível de inovação da pesquisa, valor socioambiental, contribuição à ciência e viabilidade de aplicação.

             “O desempenho dos estudantes do Colégio Teutônia no Fórum é fruto de muito empenho, dedicação e comprometimento com projetos que visam um mundo melhor de transformação e qualificação das relações humanas. Importante destacar que toda a caminhada de pesquisa desses estudantes sempre foi acompanhada por professores intimamente conectados com o fazer pedagógico da instituição”, destaca o supervisor de estágio e coordenador do curso Técnico em Eletromecânica do Colégio Teutônia, Márcio Mügge.

             Os estudantes participaram do Fórum nas modalidades Visitante e Pesquisador. Em cada modalidade, os projetos receberam medalhas de 1º, 2º e 3º lugar. Além disso, o projeto campeão em cada categoria recebeu troféu para a instituição de ensino.

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação SETREM

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5363
Realizada em 16/02/2019
1º - 08047
2º - 78683
3º - 58115
4º - 27572
5º - 02348

Recados

14/02/2019 07:19:17

23/12/2018 10:37:54
luciano wahlbrinck
Sou o LUciano Wahlbrinck de picada horst Westfália, queremos desejar um feliz natal a todos e um feliz aniversário a ti Claiton. Também quero participar do sorteio 995930828

23/12/2018 10:35:17
luciano wahlbrinck
Bom dia. Sou o Luciano Wahlbrinck de picada horst, Westfália . Quero desejar um feliz natal a todos e um feliz aniversário a ti Claiton pelo seu aniversário amanhã. também quero participar do sorteio fone 995930828

17/11/2018 07:47:22
Osmar Eugenio Neu
Guten Morgen faz tempo que não peço uma musica mas estou na escuta todos os dias, toca uma da Banda fest Danke


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.