Lajeado | Responsabilidade Social: Evento aborda a educação de não violência
08/11/2018

Fórum Regional ocorre nesta quarta e quinta-feira

 

               A palestra “Educação e Gênero” abriu o VII Fórum Regional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e o II Congresso de Atenção Integral à Saúde da Mulher, eventos que ocorrem na Univates nesta quarta e quinta-feira, dias 7 e 8 de novembro. As atividades buscam refletir sobre as dimensões da violência contra a mulher no País e no mundo, além de informar sobre os meios existentes para prevenção da violência. As inscrições são gratuitas e abertas à comunidade, podendo ser realizadas de forma on-line no site da Univates.

 

              Durante a tarde, a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) Inauã Weirich Ribeiro e a vereadora da cidade de Teutônia Aline Röhrig Kohl abordaram a importância de diálogos em instituições de ensino para uma educação de não violência. O tema contou com a mediação da professora do curso de Psicologia da Univates Priscila Detoni. “Como Universidade, queremos possibilitar o diálogo, e não a polarização de opiniões”, destacou Priscila.

 

              Na atividade, Inauã contou que foi instigada a pesquisar o assunto por ser professora de História da rede pública estadual e perceber que as questões de gênero acabavam entrando nas salas de aula, mesmo não fazendo parte do currículo. “Segundo Foucault, a escola é um espaço privilegiado para a discussão do tema”, mencionou.

 

              Em seguida, a mestranda afirmou que por muito tempo a palavra gênero esteve ligada ao sexo biológico de uma pessoa, tendo sido a filósofa feminista Simone de Beauvoir que modificou esse conceito. Com a famosa frase “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher”, a autora relatou que o gênero está ligado ao tempo histórico e ao local, sendo, portanto, o sexo ligado à biologia e o gênero, à cultura.

 

              Na sequência, Aline debateu sobre um projeto de lei que inclui conteúdos sobre violência doméstica a serem tratados com turmas da rede escolar municipal.

 

              O evento segue na noite desta quarta-feira, dia 7, com a palestra “Violência obstétrica sob o recorte da raça e do gênero: interfaces com a saúde e o direito”. Camila Scheneck, Camila Lima e Renata Jardim, acompanhadas pela professora Ioná Carreno, iniciam o debate às 19h10min.

 

              Já amanhã, dia 8, no turno da tarde, Suelen Aires Gonçalves aborda raça e gênero, sob mediação do professor Flávio Meurer. À noite, a atividade “Como romper o ciclo da violência contra a mulher” finaliza a programação. O momento também faz parte do programa da Rádio Independente Papos de Mulher, com a jornalista Aline Silva. Quem debate sobre o tema são Fabiane da Rocha Barcelos e Andreia Pereira de Araújo, que discorrem sobre os 20 anos da Casa de Passagem do Vale.

 

              Mais informações podem ser conferidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5098.

 

 

Texto e fotos: Ana Amélia Ritt

Assessoria de Imprensa 

Setor de Marketing e Comunicação - Univates

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5337
Realizada em 17/11/2018
1º - 42443
2º - 23432
3º - 44506
4º - 59080
5º - 65139

Recados

17/11/2018 07:47:22
Osmar Eugenio Neu
Guten Morgen faz tempo que não peço uma musica mas estou na escuta todos os dias, toca uma da Banda fest Danke

03/11/2018 11:18:28
MARCO HENRIQUE SCHRÖER
OI TUDO BOM? CLAITON TOCA UMA MUSICA DO MEU CD DO CD DO NHEGO SHOW PARA MINHA MÃE ANELI PAI EGON E IRMÃ MARGANE UM GRANDE ABRAÇO PARA TODOS DA RADIO

03/11/2018 10:42:36
MARCO HENRIQUE SCHRÖER
OI BOM DIA CLAITON TOCA UMA MUSICA DO CD DO NHEGO SHOW PARA TODOS OS MEUS FÃS AQUI DE IMIGRANTE-RS

29/10/2018 19:03:45
Laurinha
oieee quero ouvir a música então fica assim do cantor fabrini ou a música chocolate preferido, obrigadaaa


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.