Teutônia | Chromebooks contribuirão no processo de ensino-aprendizado na rede municipal
06/12/2018

Nesta semana, a Secretaria de Educação de Teutônia recebeu os 90 primeiros Chromebooks que serão destinados às escolas da rede municipal, ...

 

         como forma de agregar no processo de ensino-aprendizagem. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Alfredo Schneider, do Bairro Teutônia, será o primeiro educandário a receber os equipamentos.

          O Chromebook conta com a plataforma Google for Education é já é utilizado por instituições de ensino superior e por escolas particulares. Diante da necessidade de acompanhar esses avanços, a Secretaria de Educação entendeu que a ferramenta será um importante aliado dos professores no dia a dia e, neste sentido, traz a novidade para a rede municipal. Os 90 Chromebooks tiveram o investimento de R$ 139.365,00. O valor unitário é de R$ 1.548,50.

          Os professores de informática interessados em implantar a ferramenta nos seus educandários de atuação participaram de qualificação ministrada pelo professor Luis Antônio Schneiders, na Universidade do Vale do Taquari (Univates). A partir daí, se começou a construir o projeto, que iniciará pela Escola Alfredo Schneider e se estenderá gradativamente a outros educandários.

          Conforme o professor de informática da Secretaria de Educação, Fabrício Hartmann, os Chromebooks vêm para atualizar a parte tecnológica das escolas que estão defasadas para as aulas de informática. “Com os Chromebooks, pode-se ter acesso direto à nuvem, proporcionando um ambiente para troca de informações e a aprendizagem colaborativa. Se tem a possibilidade de não se ficar preso em sala de aula, utilizando-o em diferentes ambiente como local de ensino e aprendizagem, como o pátio da escola, pois a duração da bateria é de aproximadamente 10 horas. Somente é necessário ter sinal de internet”, frisa.

          Hartmann acrescenta que a ferramenta não beneficia somente os alunos, mas também os professores. “Como todos são interligados em uma rede da Google, o Google for Education, o professor pode compartilhar informações com os alunos e todos verão o link de acesso na hora em seus Chromes. Além disso, dá a possibilidade para os professores criarem salas de aula virtuais com o Google Classroom, na qual podem postar informações, atividades, vídeos, entre outras que julgue interessante. As possibilidades são muitas, dependendo somente da determinação dos professores e profissionais que terão a possibilidade de trabalhar com os Chromes”, enaltece.

          O secretário de Educação, Paulo Brust, coloca que o Chromebook oferece um leque de opções importantes para a formação dos alunos. “É um projeto inovador que estamos trazendo para as escolas municipais. Universidades e escolas particulares já contam com esta importante ferramenta. Nada mais justo que nossas escolas também possuírem esta tecnologia. Importante frisar que o Chromebook não substitui o papel do professor, mas, sim, é um aliado no processo de ensino-aprendizagem, ainda mais numa época em que as crianças possuem acesso às ferramentas tecnológicas desde pequenas”, sublinha.

           Da mesma forma, o prefeito, Jonatan Brönstrup, reconhece a importância da ferramenta. “É um grande passo que damos na educação de Teutônia. Cada vez mais é preciso acompanhar os avanços tecnológicos e enxergar neles os benefícios que eles podem proporcionar. O Chromebook vai ao encontro desta ideia e será importante suporte para os nossos professores, que tão bem desempenham o seu papel de preparar os cidadãos do futuro”, frisa.

 

 

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

CRÉDITOS DA FOTO: Matheus Prates/divulgação

Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Teutônia

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5363
Realizada em 16/02/2019
1º - 08047
2º - 78683
3º - 58115
4º - 27572
5º - 02348

Recados

14/02/2019 07:19:17

23/12/2018 10:37:54
luciano wahlbrinck
Sou o LUciano Wahlbrinck de picada horst Westfália, queremos desejar um feliz natal a todos e um feliz aniversário a ti Claiton. Também quero participar do sorteio 995930828

23/12/2018 10:35:17
luciano wahlbrinck
Bom dia. Sou o Luciano Wahlbrinck de picada horst, Westfália . Quero desejar um feliz natal a todos e um feliz aniversário a ti Claiton pelo seu aniversário amanhã. também quero participar do sorteio fone 995930828

17/11/2018 07:47:22
Osmar Eugenio Neu
Guten Morgen faz tempo que não peço uma musica mas estou na escuta todos os dias, toca uma da Banda fest Danke


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.