Teutônia | Prefeitura assina convênio com a Associação dos Coros de Teutônia
09/01/2019

Através do termo de fomento, Município repassará recurso à entidade, com a finalidade de promover o canto coral e auxiliar os coros filiados à Acote

 

            Teutônia é a Capital Nacional do Coral, título que valoriza a tradição trazida com os imigrantes alemães, que começaram a colonizar a região desde 1858. Os anos foram passando, mas a tradição foi passando de geração em geração. Hoje, Teutônia conta com mais de 50 corais em atividade, sendo 41 filiados à Associação dos Coros de Teutônia (Acote). Dentre os corais em atividade ainda estão o Coral Municipal, o Coral Municipal Anos Dourados e o Coral Jovem Municipal.

            Para fomentar a tradição e auxiliar as entidades que mantém viva esta tradição, a Prefeitura de Teutônia assinou, nesta terça-feira, dia 8 de janeiro, o Termo de Fomento Nº 01/2019 com a Acote. O convênio prevê a execução do projeto Encantando Gerações, sendo a forma legal encontrada pela Administração Municipal para auxiliar os corais. O Município repassará R$ 153 mil à entidade, a ser pago em duas parcelas. Por consequência, a Acote fará o repasse do recurso aos corais filiados.

            O projeto Encantando Gerações tem como objetivo o acesso à cultura, a formação musical e a formação de plateia para a música, destinado aos coralistas e estudantes do município, integrando assim as gerações através de oficinas e apresentações, com repertório variado de música popular, folclórica, erudita nacional e internacional. A iniciativa ainda visa a contratação de maestros e regentes para capacitar os coralistas, assim como elaborar cronograma de apresentações em escolas, eventos oficiais do município ou da própria associação; custear gastos administrativos e financeiros da entidade; e divulgar o canto coral, incentivando a renovação dos integrantes, para dar continuidade à tradição.

            Para a presidente da Associação, Rosita Jussara Schneider, a parceria entre a entidade o Município possibilita complementar as despesas dos corais. “Este convenio é muito importante para assegurarmos a existência dos corais, que tem muitas dificuldades para a manutenção dos seus regentes e os gastos com os eventos de outros coros em que participam. O valor que é repassado é importantíssimo, porem não é suficiente para a manutenção. Por isso, todos os coros buscam outras formas para completarem os gastos, como promoções, doações, rifas, eventos, entre outros”, coloca.

            A presidente ainda acrescenta que o canto coral oportuniza inúmeros benefícios. “O canto coral é importante pela sua tradição, é um ambiente que reforça e cria valores,  incentiva aos que participam ao aprendizado, ao trabalho em equipe e ainda a pensar no próximo, através da preocupação em montar repertorio que agrade e que estimule o espectador à diversas emoções. Por isso tudo, também é muito importante que se trabalhe sempre a renovação e participação de jovens neste segmento de cultura. A busca pela harmonia em canto de um coral pode ser comparada a busca de harmonia para a vida”, destaca.

            A secretária de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Rosana Schneider Rührwiem, destaca a importância da parceria. “Os corais representam a nossa cultura e difundem para outros municípios. Sentimos-nos muito felizes em estabelecer esta parceria e fomentar o projeto Encantando Gerações, para que possamos ter continuidade desta linda tradição, que tanto orgulha o município de Teutônia”, enaltece.

            O prefeito, Jonatan Brönstrup, lembra que a parceria é uma das formas de valorizar a tradição trazida com os antepassados. “Os corais são de extrema importância para o município, pois mantém a nossa essência, a nossa cultura. Além disso, as associações de canto tiveram e ainda têm a função de formar lideranças e manter as comunidades fortes, sem contar que os coros são importante meio de convívio social. Por isso, nada mais justo que renovar esta parceria com os nossos corais”, frisa.

 

 

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

CRÉDITOS DA FOTO: Matheus Prates/divulgação

Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Teutônia

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5355
Realizada em 19/01/2019
1º - 48201
2º - 15953
3º - 14408
4º - 71491
5º - 46099

Recados

23/12/2018 10:37:54
luciano wahlbrinck
Sou o LUciano Wahlbrinck de picada horst Westfália, queremos desejar um feliz natal a todos e um feliz aniversário a ti Claiton. Também quero participar do sorteio 995930828

23/12/2018 10:35:17
luciano wahlbrinck
Bom dia. Sou o Luciano Wahlbrinck de picada horst, Westfália . Quero desejar um feliz natal a todos e um feliz aniversário a ti Claiton pelo seu aniversário amanhã. também quero participar do sorteio fone 995930828

17/11/2018 07:47:22
Osmar Eugenio Neu
Guten Morgen faz tempo que não peço uma musica mas estou na escuta todos os dias, toca uma da Banda fest Danke

03/11/2018 11:18:28
MARCO HENRIQUE SCHRÖER
OI TUDO BOM? CLAITON TOCA UMA MUSICA DO MEU CD DO CD DO NHEGO SHOW PARA MINHA MÃE ANELI PAI EGON E IRMÃ MARGANE UM GRANDE ABRAÇO PARA TODOS DA RADIO


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.