Lajeado | UPA está entre as 15 selecionadas do Brasil para receber consultoria do Hospital do Coração de São Paulo

24/11/2021

A UPA 24h de Lajeado, setor de atendimento de urgência e emergência vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, está entre as instituições do Brasil selecionadas para o...

 

            projeto “Boas práticas em Cardiologia”, uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, vinculado ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Por meio do projeto, funcionários da UPA estão sendo capacitados sobre doenças cardiovasculares, e a unidade recebeu um novo equipamento que visa melhorar os atendimentos cardiovasculares e o desfecho clínico de pacientes. Nesta terça-feira, 24/11, as especialistas em urgências cardiovasculares do HCor, Claudia Alves de Assis e Adriana Ferreira Espíndola Araújo, fizeram uma visita técnica na UPA para conhecer a infraestrutura, a equipe de profissionais e entender suas necessidades.

 

           O projeto do Ministério da Saúde é dividido em dois eixos. O primeiro deles acompanha as 150 UPAS que receberam um aparelho de teleeletrocardiograma. Esse aparelho fica localizado na sala de emergência para que sejam laudados os eletrocardiogramas realizados com os pacientes atendidos nas unidades. Assim que é feito o exame no paciente, é encaminhado para o HCor por meio de uma uma plataforma digital. O médico do HCor recebe o exame, realiza o laudo em até 10 minutos e, caso tenha alguma alteração, como de infarto com supra ou arritmia complexa, ele entra em contato com a UPA para realizar uma teleconsultoria com a equipe médica que está cuidando do paciente, discutindo o caso e oferecendo as orientações necessárias. Após 48h, o HCor contata novamente a UPA para saber o desfecho do paciente e quais foram as medicações utilizadas. O serviço está disponível 24h. 

 

           Além do aparelho, o projeto prevê neste eixo a capacitação de profissionais. Na UPA, 10 funcionários, entre enfermeiros e médicos, estão participando das aulas virtuais, que iniciaram na terça-feira, 23/11. Até março de 2022, os profissionais aprofundarão o tema da cardiologia, com aulas ministradas por médicos e professores do HCor, hospital especializado em doenças cardiovasculares.

 

           Já o segundo eixo refere-se à implementação da "ciência da melhoria", na qual o HCor estará acompanhando mais de perto as unidades, realizando reuniões mensais para melhorar a forma de atendimento. A UPA de Lajeado é uma das 15 unidades escolhidas em todo o Brasil para integrar esse eixo, recebendo consultoria do HCor até outubro de 2022. 

 

           Além da UPA, o Hospital Bruno Born também integra o projeto por ser o hospital referência. O HCor recebe na plataforma os dados de atendimentos cardiovasculares do HBB e também realiza reuniões mensais com a equipe do hospital de Lajeado.

 

           De acordo com o coordenador da UPA, Alex Vaz de Borba, o aparelho já está em funcionamento desde o início do mês. Para ele, o benefício maior do projeto é a qualificação dos profissionais.

 

           - O HCor é um hospital especializado em doença cardiovascular que tem todo um conhecimento que agora está sendo transferido para nós. Com a consultoria, o atendimento é mais assertivo e tranquiliza a equipe. Em doenças cardiovasculares o tempo é importante, porque significa que está faltando sangue oxigenado no coração. O tempo para colocar esse paciente no tratamento mais adequado é importante quando se tem infarto. Além disso, nós vamos absorver esse conhecimento e melhorar a qualidade da assistência prestada aqui na UPA e o desfecho clínico dos pacientes. Vamos ganhar muito com isso - disse Alex.

 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social

Gabinete do Prefeito

Prefeitura Municipal de Lajeado

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5617
Realizada em 27/11/2021
1º - 039615
2º - 056949
3º - 014270
4º - 071716
5º - 036928

Recados

26/11/2021 20:33:02
Denisi Senti Silva
Quero participar da promoo!!! 51 980364911

08/10/2021 16:54:20
Lidi canabarro
escuto todas as tarde ptogtsms muito bom adoro o Belo. toca batom de cereja.

06/09/2021 14:24:29
Ane canabarro
Pra mim o teu programa o melhor escutos sempre Bello.

09/08/2021 13:43:04
Lucas
Favor tocar a msica ltima Carta do Talis Lanes


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.