![]() |
Operações de tapa-buracos, roçadas e recolhimento de resíduos do período pós-enchente se intensificam visando melhorar condições de vias e calçadas até a chegada do Natal |
A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana se viu intensamente envolvida, no período da enchente e pós, no auxílio às famílias e forças municipais nas mais diversas tarefas e variadas escalas, desde o salvamento e translado de famílias ao transporte de cestas básicas, roupas, móveis e outros itens, além é claro da limpeza mais pesada de vias e terrenos após o nível da água baixar. Passados dois meses da enchente e com o desafogo em serviços extras consequentes, a pasta volta a sua rotina e diversos serviços têm sido realizados visando a melhoria de ruas e calçadas, limpeza de terrenos e outras benfeitorias como a melhoria da iluminação pública. Mais de 23 toneladas de asfalto já foram utilizadas em poucos dias apenas na recuperação de vias.
Nos últimos dias, as equipes da Infraestrutura Urbana se intensificaram na recuperação de ruas, algumas em especial que foram amplamente prejudicadas pelas enchentes. Exemplo são as Octávio Görgen, próximo ao chamado superporto, local de intenso movimento, inclusive de veículos pesados, e a Rua Paraíba. “Primeiro atuamos na força de emergência e em se tratando de vias, era necessário esperar os dias mais chuvosos passarem para ver a real dimensão de algumas ruas, mesmo daquelas que não ficaram embaixo da água, pois os buracos se multiplicaram. Depois disso realizamos um intenso trabalho para realizar um tapa-buracos nestes locais danificados e agora passamos à recuperação das mais danificadas e importantes”, explica o secretário Osmar Müller. Ainda estamos em operações paralelas, como por exemplo da rótula da Cel. Müssnich, que irá receber um novo sistema de semáforos.
Camada asfáltica
De acordo com o secretário, a ideia é, após este trabalho mais pontual e que não era planejado até antes da enchente, retomar as melhorias planejadas em outras ruas em diversos bairros. “Tínhamos um cronograma de ruas que naturalmente iriam receber melhorias, até mesmo vias de paralelepípedo que receberiam camada asfáltica, o que estamos retomando aos poucos”, pontua.
O titular da pasta explica que ainda há uma grande demanda em relação a limpeza de vias e terrenos. “Claro que o volume de móveis, eletrodomésticos e demais utensílios que se perderam ou foram jogados fora logo após a enchente, e que precisaram ser recolhidos, foi gigante. Mas isso é um processo que ainda está ocorrendo. Nem todo mundo se desfez logo de tudo. Esperou para ver se ainda dava para recuperar o sofá, ou só agora juntou dinheiro para comprar um guarda-roupas novo, e aos poucos vão fazendo essa substituição. E volta e meia são deixados na rua. Por isso pedimos sempre que nos avisem para organizarmos o recolhimento”, diz ele, ao ressaltar que de forma alguma o município cobra para limpar, por exemplo, terrenos. “A limpeza é feita por uma equipe terceirizada. Que já recebeu para isso. Portanto, não há cobrança”, enfatiza.
Energia elétrica
Outro serviço que tem sido retomado aos poucos é o da troca de lâmpadas e o investimento na iluminação com a tecnologia led. Segundo o secretário, também há um cronograma, que precisou ser revisto após as últimas intempéries, mas que aos poucos voltará ao normal. “Tem as substituições pontuais, emergenciais, mas aos poucos vamos intensificar a ampliação da iluminação em led em diversos bairros.”
A solicitação para recolhimento de entulhos ou limpeza de áreas públicas, troca de lâmpadas ou outras pode ser feita pelo Whats 9744-6367 ou pelo telefone geral 3981-1077.
Texto: Rodrigo Angeli
Foto: Infraestrutura Urbana/Governo de Estrela
Departamento de Comunicação e Marketing
Governo de Estrela