![]() |
Esta é a terceira edição do levantamento, que mede como os municípios brasileiros estão se preparando para o envelhecimento de suas comunidades. |
Lajeado se destacou como o 13º melhor lugar para se viver após 60 anos na categoria de cidades de médio porte de todo Brasil. Entre as cidades gaúchas, ficou em quarto lugar entre as médias, atrás de Gramado, Garibaldi e Torres. No Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) 2023, a qualidade de vida para a terceira idade nesta categoria foi avaliada entre 674 municípios com população de 34.850 a 100 mil habitantes. A pesquisa também abrangeu 326 cidades de grande porte (com população superior a 100 mil habitantes) e 4.570 municípios de pequeno porte (menor de 34.850 mil habitantes).
O IDL é calculado a partir da média ponderada de 23 indicadores distribuídos em três dimensões (Economia, Saúde e Socioambiental), divulgados ao menos anualmente por instituições academicamente reconhecidas, como IBGE, Datasus, INSS, STN, TSE, INEP e Anatel.
A pesquisa aponta que nos indicadores “Estabelecimentos de Saúde” e “Profissionais da Saúde”, o município atingiu nota 100 (máxima) na dimensão Saúde, assim como 81,51 na “Produção de riqueza municipal” e 81,78 em “Segurança financeira dos idosos” na dimensão Economia.
- Atingir este reconhecimento exige ações do poder público e também da iniciativa privada. Além dos programas especificos para estes grupos, Lajeado se destaca ao oferecer qualidade de vida, saúde, segurança, cultura e qualidade de vida para os idosos. O futuro das cidades depende de constantes adaptações para estes grupos, que serão cada vez mais numerosos - avalia o prefeito Marcelo Caumo.
Saiba mais sobre a pesquisa
O levantamento do IDL ranqueia os 5.570 municípios brasileiros em três dimensões, reunindo dados de 23 indicadores. Os resultados são apresentados em três categorias de acordo com o porte do município.
O IDL é uma associação sem fins lucrativos realizada pela Mag Seguros que estuda os impactos socioeconômicos do envelhecimento. Entre os parceiros institucionais da iniciativa, estão o Sebrae, a Fundação Getúlio Vargas (FGV)/Instituto de Finanças e a Fundação Instituto de Pesuqisa Econômicas (Fipe)
Esta é a terceira edição do levantamento, que mede como os municípios brasileiros estão se preparando para o envelhecimento de suas comunidades.
Confira a pesquisa completa clicando aqui.
Fonte: Prefeitura Municipal de Lajeado