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Programa iniciou no dia 19 de abril e foi finalizado nesta quarta-feira, dia 10 de maio
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<p class="western"> Com o objetivo de controlar endo e ecto parasitas que prejudicam o desenvolvimento dos animais e comprometem sua capacidade produtiva, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, promoveu o Programa Municipal de Everminação do Rebanho Bovino. A aplicação do vermífugo iniciou no dia 19 de abril, e se estendeu até esta quarta-feira, dia 10 de maio.</p>
<p class="western"> O Programa de Everminação do Rebanho Bovino será permanente, realizado através de aplicações periódicas (seis em seis meses). Em Westfália, o programa beneficia todos os produtores rurais cadastrados, proprietários de rebanho bovino devidamente cadastrado na Inspetoria do Município.</p>
<p class="western"> Hoje, o rebanho bovino de Westfália é estimado em 6 mil cabeças. Com a aplicação do vermífugo, previne-se o aparecimento de outras doenças, como é o caso da tristeza parasitária bovina.</p>
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<p class="western"><strong>Parceria entre Administração Municipal e produtores</strong></p>
<p class="western"> A Administração Municipal foi responsável pela compra do produto (entregue à empresa contratada para a aplicação), elaboração do cronograma e roteiro de aplicação. A empresa aplicou o produto, fazendo o controle detalhado da aplicação. O produtor, por sua vez, responsabilizou-se pelo pagamento do serviço, incluindo ainda o material necessário e o deslocamento.</p>
<p class="western"> Cézar Wahlbrinck, de Linha Berlim, parabenizou a Administração Municipal e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pela retomada do programa. “Realmente já fazia bastante tempo que não havia mais sido realizada a everminação, o que é muito importante para a saúde do nosso rebanho”, ponderou o produtor.</p>
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<p class="western">TEXTO E FOTOS: Paloma Driemeyer Valandro</p>
<p>Assessora de Imprensa</p>
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A 8ª Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari - Construmóbil 2017 se aproxima e aumenta a expectativa de expositores e visitantes.
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<p> Para apresentar as novidades e integrar os parceiros do evento, a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) realiza o lançamento da Construmóbil 2017 no dia 2 de junho. A solenidade será realizada no Salão de Eventos da entidade, a partir das 19h30min, e vai reunir empresários, patrocinadores, autoridades e imprensa. A Construmóbil 2017 ocorre de 26 de setembro a 1º de outubro no Parque do Imigrante, em Lajeado.<br /> Entre as mudanças definidas está o novo layout do Pavilhão 1. O local vai conciliar negócios e gastronomia, já que será ocupado por expositores e também vai acomodar lancheria, cafeteria, choperia e mesas e cadeiras para bate-papo, descanso e lazer do público. Outra novidade diz respeito à Mostra Arquitetura & Design, no Pavilhão 3, a qual reúne inovações e tendências para espaços residenciais e comerciais. A exposição deste ano segue o tema proposto pela feira e convida expositores para um trabalho coletivo, envolvendo todos na criação do perfil e desenvolvimento dos espaços. Os arquitetos, designers, engenheiros e decoradores têm até o dia 11 de maio para garantirem sua participação. <br /> Ações paralelas, como as minipalestras realizadas num Coworking, também estão em andamento para promover a reflexão da sociedade em torno do tema da feira, Economia Colaborativa. A intenção é conscientizar a sociedade para esse novo conceito de consumo e que pode ser agregado aos negócios tradicionais. <br /> Segundo o presidente da feira, Marcos Mallmann, a comissão organizadora concentra agora seus esforços na comercialização dos espaços ainda disponíveis e na agenda de atividades que farão parte da Construmóbil. "O evento é uma grande vitrine para as empresas mostrarem suas inovações e tecnologias em produtos e serviços, e também oportuno para exibirmos as potencialidades do Vale do Taquari". Para ele, é necessário também saber valorizar esse cenário. "Precisamos saber perceber essas potencialidades e reconhecer o que temos de bom. Isso às vezes é cultural, mas cabe a cada um de nós a iniciativa. Com isso faremos a economia local crescer e se fortalecer", completa.</p>
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<p><br />Crédito: Roberta Colombo</p>
<p>Fonte: Assessoria de Imprensa </p>
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Comtur planeja ampliar debate, melhor desenvolver os projetos e potencializar as fontes turísticas do município
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<p> O Conselho Municipal do Turismo (Comtur) de Estrela, instituído pela lei 6.836 de 8 de novembro de 2016, tomou posse na manhã desta quarta-feira (10). O conselho é composto por 12 membros titulares e seus suplentes, sendo seis representantes de entidades do município e seis de diferentes setores da prefeitura. Será encarregado do estudo de alternativas, sugestões para o desenvolvimento e a solução dos problemas e questões referentes ao turismo de Estrela. <br /> <br /> Marcaram presença na posse, realizada no Salão Nobre da prefeitura, além dos conselheiros, o vice-prefeito de Estrela, Valmor Griebeler; o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Rafael Fontana; o secretário municipal de Cultura e Turismo (Secultur), Marcelo Braun; a responsável pela Central de Conselhos do município, Juliane Tomasi; e o guia turístico e representante do Comtur, Antônio Cledy Menezes Veloso.<br /> <br /> Rafael Fontana ressaltou o potencial de Estrela e região. “Estrela tem se destacado não só no turismo, mas em diversas áreas. No turismo, o Roteiro Delícias da Colônia é um exemplo daqui que deu certo e se espalhou. Mas Estrela pode mais”, disse ele. “Claro que temos aqui na região uma situação diferente de outras. Pego como exemplo Gramado e a Serra, onde o turismo de uma cidade se propagou e fez uma região. Aqui temos o turismo não de uma cidade, mas sim de toda uma região que precisa e tem tudo se propagar. Por isso já estamos fazendo um diagnóstico de todo Vale, um levantamento desde o número de leitos em hotéis até ao número de restaurantes, o que servem, horários que funcionam, enfim, tudo, para ajudarmos nesta promoção. E o Comtur vai ter papel fundamental nestes e outros desafios. Tudo para fazer com que o turista não seja só de passagem, mas fique aqui mais de um dia e quem sabe retorne mais vezes num mesmo ano.”</p>
<p><br /> O vice-prefeito, Valmor Griebeler, falou sobre o desafio do Comtur. “Este conselho vai ajudar na troca de informações e no debate de prioridades. Projetos que contam com a participação de nossas pessoas, representantes de várias frentes, têm mais força para saírem do papel e se tornarem realidade. Não se trata de um conselho, mas um compromisso que se está assumindo com o futuro do nosso turismo e nossa gente”, disse, ao citar projetos como a projetada ciclovia entre Estrela e Imigrante. “Estrela é referência em muitas áreas, mas não devemos ter a vergonha de afirmar que temos o desejo de sermos protagonistas em todas, e o turismo tem fundamental papel neste objetivo, pois traz muito mais benefícios do que o bem-estar social de visitantes e econômico de apenas de alguns de nós.” <br /> <br /> O titular da Secultur, Marcelo Braun, garantiu. “Esse conselho vai nos ajudar na melhor organização de nossas potencialidades turísticas. Vai colaborar na obtenção de recursos, no alcance de metas, pois com união de forças se chega mais longe”. O presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis), Pedro Barth, resumiu seu ponto de vista. “Turismo é uma fábrica que tem uma chaminé que não produz fumaça. Temos que deixá-la produzindo. Estávamos por muito tempo de costas para o Rio Taquari e também a BR-386. Agora não mais. Estrela tem uma logística que favorece estes pontos e ainda conta com toda a força do seu folclore alemão, Natal na Praça, Multifeira e outros grandes atrativos.” </p>
<p><strong>MEMBROS DO CONSELHO</strong></p>
<p><strong>Representantes de entidades</strong><br /> - Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis)<br /> Titular: Renan Borelli<br /> Suplente: Leandro Leodi Kremmer <br /> <br /> - Faculdade La Salle<br /> Titular: Claudia Argiles da Costa<br /> Suplente: Andréa Gerhardt<br /> <br /> - Associação dos Artesãos de Estrela<br /> Titular: Ana Ely<br /> Suplente: Simone Wolker<br /> <br /> - Associação do Roteiro Turístico Delícias da Colônia<br /> Titular: Lauri Ely<br /> Suplente: Josiane Holz<br /> <br /> - Representante das agências de viagens e turismo<br /> Titular: Mariel Zoraia Klafke<br /> Suplente: Marli Eidelwein<br /> <br /> - Representante dos hoteis de Estrela<br /> Titular: Matheus Durayski<br /> Suplente: Gisele Belini Bohmer<br /> <br /> <strong>Representantes do poder público</strong><br /> <br /> - Secretaria de Cultura e Turismo<br /> Titular: Antonio Veloso<br /> Suplente: Marcelo Braun <br /> <br /> - Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico<br /> Titular: Guilherme Engster<br /> Suplente: Ana Julia Formentini<br /> <br /> - Secretaria de Agricultura<br /> Titular: Miriam Diehl<br /> Suplente: Rosângela Schmidt<br /> <br /> - Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico<br /> Titular: Erotildes Sulzbach<br /> Suplente: Jéssica Cardoso<br /> <br /> - Secretaria de Esportes e Lazer<br /> Titular: Rosemeri dos Santos<br /> Suplente: Marcelo Träsel<br /> <br /> - Secretaria de Educação<br /> Titular: Valderês da Rosa<br /> Suplente: Adriana Schardong</p>
<p><br /> Texto: Rodrigo Angeli<br /> Fotos: Jéssica Taís Scheeren <br />Departamento de Comunicação e Marketing</p>
<p>Prefeitura de Estrela</p>
Termina na próxima quarta-feira (17) o prazo para inscrições na Jornada Técnica do Setor Alimentício 2017 - AlimentaAçãoRS.
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<p> O evento ocorre nos dias 18 e 19 de maio no Weiand Hotel, em Lajeado, e oferece programação diversificada com palestras relacionadas à segurança alimentar, boas práticas de fabricação, legislação e acesso ao crédito, sendo direcionada aos profissionais da área, em especial às indústrias de alimentos. E entre os parceiros está a Univates, que acredita na Jornada como forma de firmar a região como Vale dos Alimentos. "Através do Parque Científico e Tecnológico da Univates (Tecnovates) também trabalhamos o desenvolvimento desse importante setor, evoluindo com novas tecnologias e processos", destaca a diretora de Inovação e Sustentabilidade da instituição, Simone Stülp. Para ela, a programação da Jornada propicia o conhecimento do mercado atual, os projetos e as tendências do setor.</p>
<p> Além de capacitação, também promove a interação com fornecedores de serviços, matérias-primas, máquinas e equipamentos através da Rodada de Negócios, na qual potenciais compradores poderão conhecer e adquirir produtos e serviços comercializados por 11 empresas da região. A rodada se inicia às 8h do dia 19 e as inscrições são gratuitas, podendo ser feitas na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Sebrae através dos e-mails eventos@acilajeado.org.br e claudiak@sebrae-rs.com.br, ou ainda no telefone 3710-2355.</p>
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<p><strong>Empresas fornecedoras confirmadas na Rodada de Negócios:</strong></p>
<p>Sicredi - Financiamentos e investimentos<br />Univates - Teconologia e inovação do Tecnovates, laboratório de análise para as empresas.<br />Indufrio - Câmara fria, balcão açougue e balcão autosserviço<br />Embala Brasil - Máquina flow pack, cobrideira, vertical, balança, mesa de corte.<br />Duas Rodas - Produtos para sorvetes, aditivos e condimentos para frigoríficos e/ou embutidos, aromas para alimentos<br />Mepase - Uniformes industriais<br />Saporiti - Aromatizantes, corantes e aditivos para indústria de alimentos<br />Vigilância Muhl Ltda - Segurança e vigilância.<br />Desin Soluções Ambientais - Desinsetização, desratização, descopinização, higienização e desinfecção de reservatórios de água e projetos de licenciamento ambiental<br />Lothar Johann - Produtos de panificação, processadores de embutidos, embaladora a vácuo, mesas, pias, tanques de inox, lava botas e lava mãos<br />Suppry - Rótulos</p>
<p><strong>A Jornada</strong></p>
<p><br /> Focada em oferecer conhecimento técnico e científico, a Jornada é composta pelos seminários Segurança Alimentar e Inovação, além do ciclo de palestras sobre mercados e investimentos. Inovadora na região, a atividade é uma oportunidade para atualizar e qualificar as pessoas envolvidas com a produção de alimentos, proporcionando acesso a informações, métodos e tendências de mercado.<br /> Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site www.jornadaalimentacaonews.com. O evento é uma realização da Acil e Agea Marketing e Comunicação e tem a organização técnica do Grupo Técnico de Alimentos (GTA) da Acil. Conta com o patrocínio de Sicredi e Univates e apoio da Associação dos Médicos Veterinários do Vale do Taquari (Amvet), Emater, Sebrae, Unisinos e Vigilância Sanitária de Lajeado.</p>
<p><br /> <br />Fonte: Imprensa Jornada Técnica AlimentaAçãoRS<br />Simone Rockenbach<br />Priscila Rodrigues<br />Clarissa Jaeger</p>
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No dia 29 de maio, Paverama terá uma campanha consciente, a Campanha de Coleta de Embalagens de Agrotóxicos, que já acontece anualmente a mais de 10 anos no município.
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<p> A devolução das embalagens pelo produtor rural passou a ser obrigatória desde o dia 1º de junho de 2000, quando entrou em vigor a lei federal 9.974, que regulamenta o uso, a produção e a fiscalização de produtos químicos.</p>
<p> </p>
<p> Na entrega das embalagens, que devem sofrer primeiro a tríplice lavagem, os produtores rurais receberão o carimbo junto ao talão do produtor, confirmando a procedência e destinação legal do produto.</p>
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<p> A iniciativa será executada pela Tritec Equipamentos, coordenada pela Fundação Pró-Rio Taquari e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Paverama, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater.</p>
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<p> A ação visa evitar danos ao meio ambiente e à saúde humana, que podem ser causados por embalagens de agrotóxicos descartadas ou armazenadas de forma inadequada.</p>
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<p> Confira o cronograma de recolhimento – Dia 29/05:</p>
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<table style="width: 413px;" border="1" cellspacing="0" cellpadding="0">
<tbody>
<tr>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="153">
<p><strong><em>Localidade</em></strong></p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="179">
<p><strong><em>Ponto de Coleta</em></strong></p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="81">
<p align="center"><strong><em>Horário</em></strong></p>
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="153">
<p>Travessão</p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="179">
<p>Campo</p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="81">
<p align="center">8:30h</p>
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="153">
<p>Linha Brasil</p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="179">
<p>Comunidade</p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="81">
<p align="center">9:00h</p>
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="153">
<p>Santa Manoela</p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="179">
<p>Campo</p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="81">
<p align="center">10:00h</p>
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="153">
<p>Sede</p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="179">
<p>Secretaria de Obras</p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="81">
<p align="center">10:30h</p>
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="153">
<p>Fazenda São José</p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="179">
<p>Prop. Armando Driemeyer</p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="81">
<p align="center">11:00h</p>
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="153">
<p><strong><em> </em></strong></p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="179">
<p><strong><em> </em></strong></p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="81">
<p><strong><em> </em></strong></p>
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="153">
<p>Morro Azul</p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="179">
<p>Comunidade</p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="81">
<p align="center">13:30h</p>
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="153">
<p>Morro dos Cavalos</p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="179">
<p>Comunidade</p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="81">
<p align="center">14:30h</p>
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="153">
<p>Baixada do Ismael</p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="179">
<p>Almirinho</p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="81">
<p align="center">15:00h</p>
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="153">
<p>Cabriúva</p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="179">
<p>Comunidade</p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="81">
<p align="center">15:30h</p>
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="153">
<p>Boa Esperança Baixa</p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="179">
<p>Hugo</p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="81">
<p align="center">16:00h</p>
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="153">
<p>Boa Esperança Alta</p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="179">
<p>Propr. Darci Chumbo</p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="81">
<p align="center">16:30h</p>
</td>
</tr>
<tr>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="153">
<p>Santana</p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="179">
<p>Propr. Enio Saciano</p>
</td>
<td valign="bottom" nowrap="nowrap" width="81">
<p align="center">17:00h</p>
</td>
</tr>
</tbody>
</table>
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<p> </p>
<p>Fonte: Jêison Lauri da Rosa</p>
<p>Assessoria de Imprensa e Comunicação.</p>
<p>Prefeitura Municipal de Paverama</p>
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Solenidade de lançamento ocorreu no Parque Histórico de Lajeado
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<p> “Classifico o Concurso Literário um dos mais significativos eventos da nossa entidade”, disse Deolí Gräff, presidente da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), terça-feira, na solenidade de lançamento do certame. O evento foi realizado no auditório do Parque Histórico, com a presença de autoridades, entre as quais a secretária de Educação Vera Plein, o secretário de Cultura Esporte e Lazer Carlos Reckziegel e o vereador Marquinhos Scheffer. Gräff destacou que o concurso representa um desafio para as pessoas lerem mais e escreverem textos literários.</p>
<p> O concurso é realizado em parceria entre a Alivat com o Poder Público Municipal e o Poder Legislativo. “Nosso agradecimento por entenderem a importância deste evento, que é um projeto exitoso. Enquanto as pessoas estão praticando a escrita ou a leitura, estarão com suas mentes ocupadas e voltadas para o bem”, afirmou o presidente da Alivat.</p>
<p> A organização do concurso está a cargo da comissão integrada por Ana Cecília Togni, Nara Knaak, João Paulo da Fontoura e Adriano Spezzia. A novidade da edição deste ano é a inclusão de histórias infantis para crianças entre 6 e 13 anos. “Queremos que elas criem o gosto pela leitura e para escrever textos”, disse Ana Cecília. Para as pessoas a partir dos 14 anos, a opção é pelas seguintes categorias: Contos, Crônicas, Crônicas Históricas, Poesias e Literatura infanto-juvenil.</p>
<p> Todas as informações sobre o concurso podem ser conferidas no Regulamento, que está disponível no Facebook da Alivat e pode ser solicitado através do e-mail <a href="mailto:concursoliterarioalivat6@itrs.com.br">concursoliterarioalivat6@itrs.com.br</a> Para este mesmo e-mail devem ser encaminhadas as inscrições. O período de habilitação iniciou dia 09/05 e vai até o dia 28 de julho. Somente serão aceitos os textos enviados por meio eletrônico. </p>
<p> O secretário Carlos Reckziegel disse que “para o Poder Público é uma honra poder participar deste projeto”. Ele enfatizou que “o concurso é uma excelente forma de fomentar a cultura literária”.</p>
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<p>Fonte: Assessoria de Imprensa</p>
<p>Foto: Alício de Assunção/divulgação</p>
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O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o varejo, e esse ano, deve movimentar cerca de R$ 402 milhões...
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<p> para o comércio do Rio Grande do Sul. Segundo pesquisa da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo, 79,3% dos gaúchos comprarão presentes alusivos à data.</p>
<p> Conforme o presidente da AGV, Vilson Noer a importância da data aliada a chegada do frio motivam os consumidores a comprarem, nem que seja uma lembrança. “A expectativa dos lojistas é de um crescimento nas vendas com relação ao Dia das Mães do ano passado de até 6 a 8% nominal”, destaca Noer.</p>
<p> O levantamento mostra que as mães (86,2%), as sogras (31%) e as avós (10,3%) receberão presentes neste 12 de maio. Além delas, irmãs, tias e madrastas também apareceram na lista de presenteadas em 2017. Roupas, acessórios, livros, cosméticos, chocolates e sapatos lideram as intenções de compra. A maioria dos gaúchos (86%) revelou que prefere fazer surpresa na hora de comprar presente para o Dia das Mães.</p>
<p> “Podemos perceber que em mais um ano, as pessoas estão diminuindo os seus gastos médios, mas mesmo assim irão comprar algum presente para suas mães, com um tíquete médio de R$ 90,00 a R$ 110,00”, ressalta Noer.</p>
<p> O cartão de crédito foi apontado pela maioria como forma de pagamento que será mais utilizada (44,8%), seguido de dinheiro (37,9%) e do carnê (10,3). Cerca de 69% dos participantes da pesquisa farão as compras em lojas de rua, mesmo número que escolheu a semana do Dia das Mães para adquirir o presente. </p>
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<p>Fonte: AGV</p>