Estrela | Centro de Atendimento Materno-infantil é inaugurado na presença de governador e ministro
28/04/2017

Governador José Ivo Sartori e ministro Osmar Terra participaram da solenidade de inauguração do complexo de saúde, uma parceria do Governo de Estrela e a Univates



           Em operação desde o início de fevereiro, o Centro de Atendimento Materno-infantil (Cami) de Estrela foi inaugurado, oficialmente, no início da tarde desta sexta-feira, dia 28. Com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori, e do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, os representantes do governo municipal e da Univates, parceiros na iniciativa, descerraram a fita inaugural do novo complexo de saúde, localizado junto ao Hospital Estrela.

           Ainda em frente ao Cami, localizado na Rua Geraldo Pereira, algumas das principais autoridades falaram aos presentes. O primeiro a se manifestar foi o secretário municipal da Saúde, Elmar Schneider. “No Brasil quase todos choram. Antes de chorarmos precisamos sim é buscar soluções. E esta é uma delas. No Brasil se investe muito na doença, e precisamos antes de tudo investirmos no ser humano, na prevenção. E este é um exemplo. Parcerias como estas entre governo municipal, Univates, que contaram com o apoio de tantas outras figuras políticas e sociais, é que trazem resultados, alguns já imediatos como este, já que o Centro já está em operação”, destaca.

Parceiros

           Parceiros na iniciativa, Prefeitura de Estrela e Univates celebraram o sucesso do projeto. “Este é mais um fruto de longas parcerias que nós, como instituição de ensino que preza o bem do ser humano, o desenvolvimento da educação, apostamos. Mais um exemplo do investimento que nós merecemos e as futuras gerações também merecem”, destacou o reitor da Univates, Ney Lazzari. O prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, completou. “Parceria, união. Aqui temos o retrato perfeito de como isso é possível. Aqui é um lugar que também se erra, mas quando isso acontece se erra pelas mãos de muitos que estão sempre trabalhando. Mas quando se acerta, e se acerta mais ainda, é um acerto de todos em benefício de muitos. Este é, claro, um momento de agradecimento. Temos que agradecer a todos que se empenharam e muito para que este projeto se tornasse viável. Para nós é uma alegria muito grande podermos hoje colocar à disposição da população o Centro, uma parceria da gente com a Univates em que buscaremos fazer, deste, um local de referência no atendimento às gestantes e crianças até dois anos, sendo que terão aqui ao lado o Hospital com os seus demais essenciais serviços.”

Deputados

           A força das uniões de forças também foi lembrada pelo deputado estadual Maurício Dziedricki. “Este é um belo capítulo da força das parcerias, onde diante de tantas dificuldades encontramos o resultado prático e poder da união. Um exemplo para o Estado e o Brasil que prova que com a união dos esforços é possível construirmos um futuro melhor para todos.” O deputado federal Alceu Moreira seguiu o tom. “Temos aqui o bom exemplo de uma construção compartilhada de muitas mãos. Mas mesmo muitas mãos não conseguem construir o que a cabeça não conhece. Mas aqui temos que saudar o sucesso de uma construção compartilhada entre mãos e cabeça”, frisou.  

Visitas

           O ministro Osmar Terra também se dirigiu aos presentes. “É isso aqui que tem que acontecer. As forças reforçarem umas às outras. O resultado sai mais rápido, é mais prático e forte no que se busca. É uma satisfação estar aqui vendo a realização de uma estrutura que será referência no Vale e exemplo para o Estado no tratamento às crianças e gestantes”, reforçou. O governador José Ivo Sartori foi o último a falar aos presentes. “Hoje é um dia de saudar a todos que lutaram e trabalharam muito em prol disto. Um orgulho para vocês, para nós. Isso aqui vai mudar o perfil de atendimento e prevenção nesta específica área de saúde. Estamos diante de um ambiente totalmente favorável ao bem estar de muitas mães e crianças, das futuras gerações, mas também já do presente”, resumiu. Após as palavras do governador, foi realizada a benção do local pelas autoridades religiosas presentes, então descerrada a fita e todos foram convidados a conhecerem as instalações.

Gestantes

           Márcia Cristina Stacke, de 31 anos, está na sua 16ª semana de gestação. Faz o acompanhamento de sua terceira gravidez desde que o Cami entrou em operação. E só tem motivos para agradecer. “Está sendo maravilhoso. É tudo muito diferenciado”, diz. E explica. “A atenção de todos e com tudo é muito especial, diferente. O acompanhamento com todos os seus passos lhe dá mais confiança de que tudo está bem na sua caminhada até o nascimento de seu filho.”  

Saiba Mais


O Centro
           Governo de Estrela – através da Secretaria da Saúde – e a Univates firmaram a parceria que permite o atendimento de gestantes e crianças até dois anos de idade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A área de 293 metros quadrados foi viabilizada por meio de um investimento de aproximadamente R$ 500 mil por parte da Univates. Em contrapartida, o Governo de Estrela custeia o serviço e disponibiliza profissionais técnicos e administrativos.
           O Centro conta com nove consultórios – três de pediatria, três de ginecologia e obstetrícia, um multiprofissional, um de enfermagem e outro de acolhimento – e uma sala de educação em saúde.  Os alunos do curso de Medicina da Univates terão aulas práticas em dois módulos: Saúde da Mulher e Saúde da Criança. Demais cursos da área da saúde também buscarão se inserir gradativamente neste novo serviço.
           A escolha do local, anexo ao Hospital Estrela, ocorreu pelo fato de essa casa de saúde ser referência na região por conta do Ambulatório de Gestante de Alto Risco (Agar). A expectativa neste primeiro momento é de 56 consultas/mês para ginecologia e em torno de 30 consultas/mês para pediatria, e que de forma escalonada atinja, até 2019, a oferta máxima, que ficará em torno de 196 atendimentos/mês de ginecologia e obstetrícia e 140 atendimentos/mês de pediatria.

 

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Paulo Schneider

Departamento de Comunicação e Marketing

Prefeitura de Estrela

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5442
Realizada em 20/11/2019
1º - 037779
2º - 080993
3º - 024713
4º - 034130
5º - 007925

Recados

11/10/2019 15:34:09
Pedro
Toca CPM22

11/10/2019 08:54:29
Fabricia
Quero particia do sorteio dia das criana Caio Azevedo Valentina Amaral Cidade teutonia 986608267

11/10/2019 08:52:28
Fabricia
Quero participa do sorteio dia da criana valentina do Amaral Caio Azevedo

06/10/2019 15:42:53
Jane Paz de Andrade
Quero participar da promoao do dia das crianas nome dos meus bebes Vittor jr andrade da silva Tho vinicius Andrade da silva. 985271661


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.