Educação | Pós-Graduação: PPGSAS visita empresas e prefeituras da região para divulgar mestrado profissional
10/10/2018

Programa possibilita desenvolvimento de projetos capazes de solucionar problemas internos das organizações

 

             Com o objetivo de divulgar os serviços oferecidos pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) da Univates,  estão sendo realizadas, desde setembro, visitas às empresas e prefeituras da região. Nos encontros são apresentadas as possibilidades que o mestrado profissional pode oferecer às organizações, desde a capacitação de seus colaboradores até o desenvolvimento de projetos de pesquisa capazes de solucionar problemas internos das instituições.

 

             O PPGSAS se diferencia dos mestrados acadêmicos, pois objetiva a capacitação de profissionais por meio de estudo e desenvolvimento de técnicas e processos capazes de atender uma demanda social ou profissional. “As dissertações desenvolvidas visam a agregar nas organizações públicas e privadas alguma técnica ou um novo produto”, afirma o professor Marlon Dalmoro. Segundo ele, é um curso que necessita de articulação com empresas e órgãos públicos para colocar em prática as suas pesquisas.

 

             Dalmoro reconhece que as visitas realizadas até então - em prefeituras e empresas do setor de alimentos da região - foram positivamente surpreendentes quanto à receptividade dos locais. Além disso, ele justifica que, geralmente quando se pensa na busca de soluções e inovações, incluem-se apenas as empresas privadas. O PPGSAS mudou essa concepção ao compreender que o poder público também pode se beneficiar com os projetos desenvolvidos no mestrado profissional.

 

Descubra como a sua empresa pode ser parceira do PPGSAS

 

             O programa está constantemente na busca por novos parceiros para desenvolver pesquisas. As empresas interessadas podem indicar essa disposição se envolvendo em um projeto associado ao Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) ou diretamente com o PPGSAS. No último caso, a empresa deve indicar um colaborador, que irá cursar o mestrado e desenvolver o projeto. Durante esse processo, o aluno terá a orientação de um professor e até o final do curso deve desenvolver e implantar, se possível, a proposta na organização da qual faz parte. Assim, permite-se que o projeto possa contar com o envolvimento de alguém que já conhece o local e suas necessidades. O programa fornece suporte técnico para o desenvolvimento do projeto.

 

PPGSAS com inscrições abertas

 

             Essas parcerias são fundamentais para o PPGSAS, pois está na essência de um mestrado profissional essa transformação da realidade social. O programa pretende formar profissionais capazes de gerar, disseminar e aplicar conhecimento científico, tecnológico e legal nas áreas de Tutela jurídica ambiental e Sustentabilidade da cadeia produtiva. São 31 vagas para o mestrado. As inscrições podem ser realizadas até dia 19 de outubro, pelo link www.univates.br/ppgsas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgsas@univates.br.

 

 

Texto: Natália Bottoni

Foto: Nicole Morás

Assessoria de Imprensa 

Setor de Marketing e Comunicação - Univates

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5397
Realizada em 15/06/2019
1º - 72080
2º - 45962
3º - 7033
4º - 78976
5º - 31912

Recados

01/06/2019 09:49:22
Osmar Eugenio Neu
Guten Morgen essa bandinha muito boa isso musica Danke

31/05/2019 14:25:56
Guilherme
toca Behind Blue Eyes

13/05/2019 14:42:11
Thiago Zanela
Toca um iron maiden!

27/04/2019 11:11:55
Neusa Ullrich
Bom dia, a Neusa, irm do Luis queria que meu irmo tocasse a msica menina da aldeia oferecendo pra minha Nora Ana , Monteiro, sicesso pros guri do sul


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.