Teutônia | Iniciação Tecnicocientífica: Projetos de pesquisa de estudantes do Colégio Teutônia são destaque em fórum da Rede Sinodal de Educação
11/10/2018

No dia 05 de outubro o Colégio Teutônia esteve representado por estudantes do Ensino Médio e da Educação Profissional no 9º Fórum de Iniciação Tecnicocientífica da Rede Sinodal de Educação,...

 

              realizado na Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), na cidade de Três de Maio/RS. Com o tema “Inovação, pesquisa e desenvolvimento”, o evento teve por objetivos fomentar a pesquisa técnica e científica nos mais variados componentes curriculares, além de socializar o conhecimento produzido pelos estudantes e professores nas instituições de ensino da Rede Sinodal de Educação.

             O CT participou do evento com três projetos de pesquisa desenvolvidos durante as aulas e estágio curricular. Os trabalhos foram expostos em espaços de estandes, com apresentação em bancas de avaliação. Dos três projetos teutonienses, dois foram premiados.

             Na Educação Profissional, o trabalho “Equipamento de teste de atuação em relé de sobrecorrente de MT”, do estudante-pesquisador José Ricardo Hauschild, do curso Técnico em Eletrotécnica, com orientação do professor Vinícius Antônio Diedrich, ficou em 1º lugar na categoria.  O projeto "Relação das boas práticas de ordenha com os índices de qualidade do leite (CCS e CBT)", da estudante-pesquisadora Daniele Alessandra Lenhard, do curso Técnico em Agropecuária, com orientação da professora Cristiana Baruel Terra, ficou em 2º lugar na Educação Profissional.

             No Ensino Médio, o CT esteve representado pelo projeto “O efeito da produção sonora em agricultores da Linha Frank: um estudo de caso”, desenvolvido pelos estudantes-pesquisadores da 2ª série do EM, Augusto Reckziegel, Felipe Klein, Fredi Ricardo Müller e Gabriel Diehl, orientados pelo professor Eduardo Ismael Fuchs.

             Durante o evento, todos os trabalhos foram qualificados por, no mínimo, três avaliadores distintos, considerando critérios como organização, lógica e coerência do roteiro utilizado no relatório, suficiência dos itens utilizados para o entendimento da pesquisa, legitimação dos dados no caderno de campo, nível de inovação da pesquisa, valor socioambiental, contribuição à ciência e viabilidade de aplicação.

             “O desempenho dos estudantes do Colégio Teutônia no Fórum é fruto de muito empenho, dedicação e comprometimento com projetos que visam um mundo melhor de transformação e qualificação das relações humanas. Importante destacar que toda a caminhada de pesquisa desses estudantes sempre foi acompanhada por professores intimamente conectados com o fazer pedagógico da instituição”, destaca o supervisor de estágio e coordenador do curso Técnico em Eletromecânica do Colégio Teutônia, Márcio Mügge.

             Os estudantes participaram do Fórum nas modalidades Visitante e Pesquisador. Em cada modalidade, os projetos receberam medalhas de 1º, 2º e 3º lugar. Além disso, o projeto campeão em cada categoria recebeu troféu para a instituição de ensino.

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação SETREM

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5389
Realizada em 18/05/2019
1º - 75170
2º - 42280
3º - 21903
4º - 74402
5º - 52853

Recados

13/05/2019 14:42:11
Thiago Zanela
Toca um iron maiden!

27/04/2019 11:11:55
Neusa Ullrich
Bom dia, a Neusa, irm do Luis queria que meu irmo tocasse a msica menina da aldeia oferecendo pra minha Nora Ana , Monteiro, sicesso pros guri do sul

20/04/2019 11:52:06
Liliane
progrmao muito boa !

19/04/2019 07:11:06
Marcia Cristina
Quero a msica de Daviddreher Fcil difcil Obrigada


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.