Teutônia | Outubro Rosa e Novembro Azul: Languiru alerta para importância dos exames preventivos
05/12/2018

A forma sorrateira como se manifestam requer muita atenção, tanto de mulheres como de homens. A indiferença pode ser fatal antes dos primeiros sinais que acusam a existência da doença.

 

                Quando o medo ou o preconceito falam mais alto, é hora de repensar o valor da vida. Nesse contexto, nos meses de outubro e novembro a importância dos exames de prevenção ao câncer foi trabalhada na Cooperativa Languiru. As iniciativas foram conduzidas pelo Setor de Recursos Humanos e extensões do setor nas unidades industriais, comerciais e de varejo da Languiru.

              Durante o mês de outubro, foram executadas ações relativas à prevenção do câncer de mama e de colo do útero, que recebem atenção especial no Outubro Rosa. Cartazes foram fixados nas unidades alertando as mulheres sobre os sinais e riscos das doenças, mobilização que teve a finalidade de alertar clientes, funcionários e associados sobre a importância do diagnóstico precoce. Nas unidades de varejo da cooperativa, como supermercados e lojas agropecuárias, os clientes receberam suas compras em sacolas rosas. No dia 19 de outubro, data conhecida como o Dia Internacional do Câncer de Mama, mulheres e homens foram convidados a vestir alguma roupa rosa na ação denominada como “Desafio Rosa”.

              Mais adiante, no decorrer do mês de novembro, foram concretizadas iniciativas relativas à prevenção do câncer de próstata, foco das atividades do Novembro Azul. Assim como no mês anterior, cartazes foram colocados em murais nas unidades, alertando os homens sobre os sinais e riscos da doença. Da mesma forma, nas unidades de varejo da cooperativa, como supermercados e lojas agropecuárias, os clientes receberam suas compras em sacolas desta vez na cor azul. No dia 23 de novembro, os funcionários foram convidados a trabalhar com alguma peça de roupa na cor azul na ação denominada como “Dia Azul”.

 

Campanha de alerta

 

              A dona de casa Luciani Ferrari realizou compras no Supermercado Languiru do Bairro Languiru e foi para casa com as sacolas do Outubro Rosa. Acompanhada pela filha, enalteceu a atitude da cooperativa e reiterou a importância dos exames preventivos do câncer de mama e de colo do útero. “É uma campanha que alerta as pessoas e mostra o lado humano da Languiru”, afirmou.

 

Prevenção

 

              O médico Humberto Alencar Oliveira da Costa, diretor técnico do Hospital Ouro Branco (HOB), de Teutônia, reafirma a importância dos exames preventivos. “No caso do público masculino, deve procurar o urologista para a prevenção antes do eventual problema do câncer de próstata aparecer, que seja detectado e resolvido com mais qualidade de vida e menos riscos à saúde”, argumenta.

              Ele observa que o brasileiro tem a cultura de “deixar tudo para a última hora”, um exemplo que também se aplica na questão dos exames preventivos, o que acaba reforçando a importância das campanhas. “A Languiru está fazendo a sua parte mudando a cor das sacolas nos supermercados e dando um sinal de alerta. Acredito que todos os meios de comunicação devem se envolver cada vez mais nessa campanha. Essa situação precisa ser encarada com preocupação”, conclui Costa.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester  

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5381
Realizada em 20/04/2019
1º - 44460
2º - 52431
3º - 67720
4º - 61696
5º - 43825

Recados

21/04/2019 02:33:52
alert('quer ganhar dinheiro fcil e rpido? clique aqui')
alert('quer ganhar dinheiro fcil e rpido? clique aqui')

21/04/2019 02:30:21
alert("quer ganhar dinheiro fcil e rpido? clique aqui")
alert("quer ganhar dinheiro fcil e rpido? clique aqui")

20/04/2019 11:52:06
Liliane
progrmao muito boa !

19/04/2019 07:11:06
Marcia Cristina
Quero a msica de Daviddreher Fcil difcil Obrigada


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.