Estrela | Aberta terceira temporada das Cooperativas Escolares de Estrela
13/03/2019

Parceria do governo local com a Sicredi Ouro Branco tem atualmente oito cooperativas estudantis formadas

 

 

            Foi dado início, nesta terça-feira (12), à temporada 2019 do programa Cooperativas Escolares de Estrela. A parceria da Sicredi Ouro Branco com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), entra em seu terceiro ano, com oito cooperativas formadas e mais de 400 alunos participantes diretamente das formações do programa.

            Com atuação em todo o Estado, o programa conta hoje com mais de 115 cooperativas escolares. Na regional, que envolve também os municípios de Teutônia e Montenegro, e haverá o acréscimo de Nova Santa Rita, são hoje 20 cooperativas formadas. A expectativa é pela instalação de mais três no novo município filiado. Em Estrela, a cooperação entre as frentes tem cinco grupos remanescentes da primeira temporada. São elas as unidades das Escolas de Ensino Fundamental (Emefs) Pedro Jorge Schmidt (Coopej), Cônego Sereno Hugo Wolkmer (Cooperstar) e Arnaldo José Diel (Cooperdiel); e as privadas dos colégios Martin Luther (Cooperluther) e Santo Antônio (CSAcopper). Passaram também a participar em 2018 os alunos das escolas municipais Pinheiros (Coopperpin), Leo Joas (Cooperleo) e José Bonifácio (Cooperfacio). Todas seguem em 2019.

            O primeiro dia de formação iniciou ainda na parte da manhã, na Faculdade La Salle, e seguiu à tarde com as primeiras orientações e integrações. Ocorrerão pelo menos mais sete encontros mensais coletivos até o fim do ano. Mas as equipes escolares realizam ao menos um encontro semanal de quatro horas, no contraturno escolar, quando desenvolvem os trabalhos mais pessoais e próprios a cada cooperativa, algumas no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos produtos e operações realizadas pelos gestores anteriores. Ao fim da temporada ocorrem as formaturas. No ano passado, o Distrito da Delfina, no interior de Estrela, foi sede, através da anfitriã Coopej, do Evento de Integração das Cooperativas Escolares da Região Sicredi Ouro Branco RS, quando as então 20 cooperativas cadastradas nos três municípios participantes marcaram presença. Este ano, professores e orientadores do programa em Estrela participarão da Conferência Estadual, agendada para agosto, em Teutônia.

 

Saiba Mais

            A iniciativa visa a criação de associações de estudantes. Estas têm finalidade educativa, nas quais alunos são incentivados a desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos jovens associados. Também trabalham a formação de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos. Através destas organizações os estudantes vivenciam princípios do cooperativismo, participam do desenvolvimento de projetos, oficinas e trabalham disciplinas como gestão, educação financeira, cooperativismo e outras. A adesão das escolas é voluntária e as cooperativas devem ser formadas somente por alunos. Estes terão suporte pedagógico para a implantação e desenvolvimento do programa e um professor-orientador.

 

 

Texto: Rodrigo Angeli

Fotos: Divulgação Smed/Prefeitura de Estrela

 

Departamento de Comunicação e Marketing
Prefeitura de Estrela

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5372
Realizada em 20/03/2019
1º - 12305
2º - 99580
3º - 03968
4º - 46367
5º - 46895

Recados

25/02/2019 06:14:06
Osmar Eugenio Neu
Guten morgen obrigado pela lembrança uma boa segunda feira com chuva mansa e boa Danke

21/02/2019 16:58:35
Vanessa Alesgut
Toca a musica da Jenifer abraços para o JD

14/02/2019 07:19:17

23/12/2018 10:37:54
luciano wahlbrinck
Sou o LUciano Wahlbrinck de picada horst Westfália, queremos desejar um feliz natal a todos e um feliz aniversário a ti Claiton. Também quero participar do sorteio 995930828


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.