Teutônia | Empreendedorismo: Aula inaugural da Educação Profissional do Colégio Teutônia apresenta case do Quiero Café
14/03/2019

Sócio-proprietário Matheus Fell, ex-aluno do educandário, falou dos desafios e oportunidades de mercado

 

           Empreendedorismo foi o tema da aula inaugural da Educação Profissional do Colégio Teutônia. O evento, na noite de 13 de março, reuniu estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária, Eletrotécnica, Eletromecânica e Administração. Tendo por local o Auditório Central, o convidado especial para conversar com o grupo foi o sócio-proprietário da cafeteria e restaurante Quiero Café, o teutoniense Matheus Fell, ex-aluno do educandário.

           A coordenadora do curso Técnico em Agropecuária, Cristiana Terra, saudou a todos e apresentou o jovem empreendedor. “A proposta é promover um bate-papo, uma troca de ideias, lançando a semente de que sonhar é só o começo”, disse.

           Para o segundo semestre de 2019 o CT deve abrir novas turmas para os cursos Técnico em Administração e Técnico em Serviços Jurídicos.

 

Lições de Administração

 

           Fell, que formou-se técnico em Informática pelo CT em 2008, apresentou breve histórico do empreendimento administrado com o sócio-proprietário Luís Felipe Wallauer Ferreira, colega dos tempos de Colégio Teutônia. Inaugurado em 18 de setembro de 2015 em Teutônia, depois de se transformar em rede de franquia, hoje já são 14 unidades no Rio Grande do Sul, com os mais recentes projetos de implantação sendo estruturados em Chapecó/SC e Bento Gonçalves/RS.

           O jovem falou dos desafios, das angústias e da evolução do negócio. “Nesses três anos aprendemos muito. O Felipe que apresentou a ideia de ter algum lugar para tomar um cafezinho, um lugar bacana para fazer uma reunião. Me chamou para conversar, enxergamos o potencial e abrimos o negócio juntos. Fomos amadurecendo, buscando informações, até pelo fato de que não tínhamos experiência no ramo. Três meses depois daquela conversa abrimos o Quiero Café”, resumiu.

           Segundo Fell, até hoje o empreendimento mantém uma essência muito semelhante ao início das atividades: “atender o maior número de pessoas possível em diferentes momentos do seu dia”. E essa identidade está diretamente relacionada às características do município de origem, com sua rotina de cidade pequena e aconchegante do interior do Rio Grande do Sul.

 

Dedicação e responsabilidade

 

           Como dica para os estudantes, Fell foi enfático. “É preciso muita dedicação e responsabilidade, correr atrás dos seus sonhos, buscar o máximo de informações e saber que terá muito trabalho pela frente, muito mais do que se possa imaginar para fazer o negócio dar certo. O mercado é exigente, é preciso inovar, trazer coisas diferentes”, disse, lembrando com carinho do período de estudante do CT, valorizando especialmente os professores e as atividades extraclasse das quais pode participar.

           O jovem empreendedor também falou dos momentos de incerteza. “O medo sempre existe, mas aos poucos fomos evoluindo. Somos muito gratos a Teutônia e, com muita vontade e humildade, ouvimos sugestões de clientes e procuramos constantemente aprimorar o negócio”, revelou.

           A segunda unidade, inaugurada em Lajeado, já iniciou com 24 funcionários. Depois, a primeira unidade no modelo de franquia foi instalada em Santa Cruz do Sul no ano de 2017. “Montar o seu próprio negócio não é fácil, os desafios e o aprendizado são diários”, concluiu, respondendo às perguntas dos estudantes.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5372
Realizada em 20/03/2019
1º - 12305
2º - 99580
3º - 03968
4º - 46367
5º - 46895

Recados

25/02/2019 06:14:06
Osmar Eugenio Neu
Guten morgen obrigado pela lembrança uma boa segunda feira com chuva mansa e boa Danke

21/02/2019 16:58:35
Vanessa Alesgut
Toca a musica da Jenifer abraços para o JD

14/02/2019 07:19:17

23/12/2018 10:37:54
luciano wahlbrinck
Sou o LUciano Wahlbrinck de picada horst Westfália, queremos desejar um feliz natal a todos e um feliz aniversário a ti Claiton. Também quero participar do sorteio 995930828


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.