Teutônia | Formação de lideranças: “Educação é para a vida, para nossas atividades como produtores rurais e para atuarmos na cooperativa”
11/06/2019

Languiru inicia segunda turma do Programa de Desenvolvimento da Liderança Cooperativa

 

 

 

                “Trabalhar com educação, com a qualificação, não é custo, é investimento. Onde há alguma oportunidade, sempre procuramos participar.” A frase é do casal Adilson (45) e Carina Stevens (45), associados da Languiru desde 2005 e que, juntos, integram a segunda turma do Programa de Desenvolvimento da Liderança Cooperativa. As aulas iniciaram no dia 07 de junho e contam com 37 participantes, numa iniciativa da Cooperativa Languiru com apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, execução e acompanhamento pedagógico da Universidade do Vale do Taquari (Univates).

                Residentes no município de Imigrante, eles administram, junto com parceiros, propriedades na localidade de Arroio da Seca Baixa e no município de Coronel Pilar, com a produção de aves, ovos e suínos.

                Adilson se mostra bastante entusiasmado quanto ao conteúdo da formação. “Com certeza será muito útil para o dia a dia no campo. Minha maior expectativa é com relação às disciplinas que dizem respeito à gestão de pessoas e à administração. É isso que buscamos nas nossas propriedades”, avalia.

 

Liderança e harmonia

 

                Carina reforça a necessidade de sincronia entre liderança e harmonia, essenciais para a criação de vínculos de confiança. “Alcançar a harmonia com liderança te permite resultados. É como na música ou no futebol: a música de sucesso tem harmonia de notas, times vencem campeonatos a partir da harmonia dos jogadores em campo”, compara.

                Para o casal, a iniciativa da Languiru em oferecer a formação gratuita aos seus associados é louvável. “Educação é para a vida, para nossas atividades como produtores rurais e para atuarmos na cooperativa. Todos colhem os frutos dessa qualificação”, concluem.

 

Identidade

 

                O curso, dividido em módulos, conta com 100 horas/aula, se estende até o dia 06 de dezembro, com encontros quinzenais às sextas-feiras, na Associação dos Funcionários da Languiru. A aula-inaugural foi com os professores Evânia Schneider e Albano Mayer, na disciplina “Identidade cooperativista, princípios do cooperativismo e sentimento de pertencimento”.

                Evânia se disse emocionada e lisonjeada com a oportunidade. Seus pais foram associados da Languiru, com produção de leite. “Essa qualificação é o coroamento de todo o trabalho da Languiru, que há muitos anos vem fazendo essa aproximação e trazendo o associado, dono da cooperativa, a viver mais o cooperativismo. Esse curso é uma oportunidade de trabalhar em conjunto, com os associados refletindo mais sobre o seu papel na cooperativa”, valorizou.

                Na parte da manhã o grupo participou de dinâmicas que focaram no autoconhecimento e na relação dos associados com a cooperativa. À tarde foram trabalhadas questões relacionadas aos princípios do cooperativismo, à missão, visão e valores da própria Languiru.

 

Crescimento das pessoas

 

                Representando o Sescoop/RS, o analista técnico Gabriel Simas Bussmann frisou o auxílio da entidade para o desenvolvimento do curso. “Iniciativas como esta contribuem para a melhoria da gestão nas propriedades e nas cooperativas, tornando-as mais pujantes, como é o exemplo dado pela Languiru. Aproveitem ao máximo essa oportunidade que estimula, principalmente, o crescimento das pessoas”, disse.

 

                Inspiração

 

                O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, que também integra o segundo grupo do curso, afirmou que a participação dos associados é fonte de inspiração. “A profissionalização deve ser estimulada em todos os setores do cooperativismo, e essa dedicação do nosso quadro social serve de exemplo. Quanto mais as pessoas conhecerem a cooperativa e o cooperativismo, mais seremos fortes para superar as dificuldades que se apresentam e preparados para colher os frutos desse empenho”, afirmou.

                Para ele, os produtores rurais são verdadeiros empresários do campo. “Vocês administram suas propriedades e são donos de uma cooperativa que estima faturamento bruto de R$ 1,5 bilhão neste ano. A Languiru cresce e os nossos associados têm a oportunidade de acompanhar esse crescimento. Para isso é fundamental a gestão, a atenção especial à sucessão, com visão de futuro. Em meio a uma economia ‘perturbada’, não podemos esperar do governo a solução”, concluiu, mencionando o estímulo da Languiru à educação, inclusive com a concessão de bolsas de estudo para funcionários, associados e filhos de associados.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

CRÉDITO DA FOTO – Leandro Augusto Hamester

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5414
Realizada em 14/08/2019
1º - 84009
2º - 44259
3º - 22307
4º - 85553
5º - 67937

Recados

15/08/2019 08:26:37
Pedro
Toca Rock and Roll Deserves to Die, do The Darkness. msica NOVAAAAAAA!

14/08/2019 14:39:05
Julio
Toca Rock and Roll High School dos Ramones!

10/08/2019 14:16:05
Lisbeth
Como fao pra inscrever meu marido na promoo do dia dos pais . Pra ganhar o brinde

01/08/2019 11:32:26
Alex
Toca Flanders 72. The Same Stupid Kids.


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.