Educação | Extensão: Participantes do Projeto Rondon embarcam rumo ao Piauí
11/07/2019

Rondonenses da Univates realizarão atividades voluntárias na cidade de Arraial

 

 

          O embarque para mais uma operação do Projeto Rondon de que a Univates participa tem data marcada. Os rondonistas saem de Lajeado na próxima sexta-feira, 12 de julho, às 2h da manhã, rumo ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A chegada em Teresina, capital do Piauí, onde a equipe ficará hospedada no 25° Batalhão de Caçadores, está prevista para o meio-dia.

 

          As atividades em Teresina iniciam-se neste final de semana, quando ocorre a abertura oficial do projeto com apresentação das universidades participantes. No domingo, os rondonistas da Univates partem, juntamente com o grupo da Universidade Federal da Grande Dourados, para a cidade de Arraial, onde serão realizadas as atividades da operação João de Barro.

 

          Isabel Kristiner, 23, cursa Engenharia Civil e faz parte da equipe de rondonistas da Univates. Ela conta sobre suas expectativas ao participar do projeto: “Creio que será uma experiência incrível. Lá teremos a oportunidade de compartilhar e construir novos saberes. A integração entre as culturas é muito importante em um país tão diferente culturalmente. Será um momento de muito aprendizado para todos nós.” Isabel ainda comenta como surgiu o interesse em participar do projeto. “Desde cedo tenho vontade de ajudar outras pessoas. Foi o que mais me motivou a participar do Rondon.”

 

          Além de apresentar a cultura gaúcha, os rondonistas da Univates ainda irão promover e dirigir diversas oficinas. “Dentre as principais atividades que iremos realizar na viagem estão oficinas de uso racional da água, auxílio na elaboração de currículos, além de atividades sobre empreendedorismo e cooperativismo”, comenta Isabel.

 

          O retorno a Teresina será no dia 26, ficando os rondonistas no Batalhão por mais dois dias. Nesse período ocorrerá o encerramento do projeto, juntando as 21 universidades participantes de todo o Brasil.

 

          Os estudantes da Univates selecionados para a operação fazem parte de sete cursos: Sofia Dresch (Direito), Lucas Oliveira Villela (Publicidade e Propaganda), Isabel Kristiner (Engenharia Civil), Kétlin Fernanda Rodrigues (Ciências Biológicas - Licenciatura)

          Uliana Liége Deves (Farmácia), Nicoli Beatriz Müller (Arquitetura e Urbanismo), Maria Eduarda Ferreira de Andrade (Odontologia) e Eduardo Dallazen (Medicina). Os professores Luís César de Castro e Carla Kauffmann coordenam as atividades e acompanham o grupo durante as atividades da operação.

 

Saiba mais sobre o Rondon

 

          O Projeto Rondon tem o propósito de reunir esforços para contribuir com o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliar o bem-estar da população. As ações são realizadas em regiões prioritárias de atuação que necessitam de maior aporte de bens e serviços. Por essa razão, a Diretriz Estratégica do Projeto prioriza as regiões Norte e Nordeste do Brasil.

 

          Em termos gerais, o Projeto Rondon objetiva contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrá-lo ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do país, consolidar o sentido de responsabilidade social e estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

 

 

Texto: Vinicius Mallmann

Crédito da foto: Vinicius Mallmann e Lucas Oliveira Villela

Assessoria de Imprensa 

Setor de Marketing e Comunicação - Univates

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5433
Realizada em 19/10/2019
1º - 085593
2º - 038154
3º - 085433
4º - 022006
5º - 037687

Recados

11/10/2019 15:34:09
Pedro
Toca CPM22

11/10/2019 08:54:29
Fabricia
Quero particia do sorteio dia das criana Caio Azevedo Valentina Amaral Cidade teutonia 986608267

11/10/2019 08:52:28
Fabricia
Quero participa do sorteio dia da criana valentina do Amaral Caio Azevedo

06/10/2019 15:42:53
Jane Paz de Andrade
Quero participar da promoao do dia das crianas nome dos meus bebes Vittor jr andrade da silva Tho vinicius Andrade da silva. 985271661


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.