Lajeado | Seminário de Meliponicultura reúne público de mais 500 pessoas em Lajeado
21/10/2019

Com o objetivo de difundir a troca de conhecimentos sobre abelhas sem ferrão, a Emater/RS-Ascar, a Associação de Meliponicultores do Vale do Alto Taquari (Amevat) e a...

        Prefeitura de Lajeado realizaram no sábado (19/10), o Seminário Regional de Meliponicultura. Em sua nona edição, o evento reuniu um público superior a 500 pessoas no Parque do Imigrante, em Lajeado, para um dia de painéis, palestras e oficinas com vistas a dividir experiências entre criadores de abelhas nativas, fundamentais para a manutenção do meio ambiente, por serem polinizadoras.

 

        Durante o dia, palestras som temas sobre impacto dos agrotóxicos, situação regulatória da criação de abelhas no Brasil, controle de qualidade do mel e perspectivas econômicas da atividade trouxeram outro olhar para a atividade. Já as oficinas, proporcionaram o aprendizado na prática sobre produção de hidromel, receitas a base de produtos de abelhas nativas, multiplicação de enxames, confecção de iscas, alimentação das abelhas, colheita do mel, aquecimento elétrico de colmeias, plantas apícolas e características de uma boa colmeia.

 

        “A intenção geral foi a de não apenas reunir os meliponicultores, mas divulgar as espécies, promover a troca de experiências e apresentar conteúdos técnicos e de práticas manejo”, reforçou o engenheiro agrônomo aposentado da Emater/RS-Ascar Paulo Conrad – que também representa a Amevat. Durante o evento também foi possível adquirir enxames, caixas, mudas de plantas melíferas e hidromel. Na programação do Seminário também houve exposição de colmeias, distribuição de mudas de plantas e de estacas e concurso para escolha do mel mais saboroso.

 

        Entre os meliponicultores que estavam comercializando caixas, Selpin Albino Lamb, de Poço das Antas, estava animado por perceber que a procura por informações sobre o tema tem aumentado. “Já é o quinto Seminário que participo e ele só cresce”, celebra. Meliponicultor há 15 anos e marceneiro de profissão, ele resolveu reunir as duas paixões que, em partes, viraram um negócio. “Em partes por que eu não produzo abelhas sem ferrão para ganhar dinheiro, é muito mais um hobby que contribui com a natureza”, explica. Já as caixas são vendidas por R$ 100 a unidade. “Elas dão um pouco mais de mão-de-obra”, comenta.

 

        Para o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Lagemann, o evento celebra o importante papel das abelhas sem ferrão no meio ambiente. “E essa ação polinizadora, fundamental, muitas vezes é desconhecida pelas pessoas”, observou. Também presente no encontro, a presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) Marjorie Kauffmann deu detalhes do projeto de Incentivo à Criação, Manejo e Conservação de Meliponídeos que incentiva a conservação da biodiversidade a partir da manutenção das abelhas sem ferrão como instrumento de promoção do desenvolvimento sustentável no Estado.

 

        Outras autoridades, como o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado, André Bücker, o presidente da Amevat Nelson Angnes, o presidente da Federação Apícola do Rio Grande do Sul (Fargs), Anselmo Kuhn, o deputado estadual Zé Nunes e o assistente técnico regional em Sistema de Produção Animal da Emater/RS-Ascar, João Sampaio, que destacou a meliponicultura como um mercado potencial que ainda garante a continuidade de muitas espécies vegetais. O evento teve o apoio da Empresa Morar Bem e das cooperativas Sicredi e Certel.

 

 

 

 Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado

Jornalista Tiago Bald

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5440
Realizada em 13/11/2019
1º - 060072
2º - 008531
3º - 059503
4º - 044485
5º - 022712

Recados

11/10/2019 15:34:09
Pedro
Toca CPM22

11/10/2019 08:54:29
Fabricia
Quero particia do sorteio dia das criana Caio Azevedo Valentina Amaral Cidade teutonia 986608267

11/10/2019 08:52:28
Fabricia
Quero participa do sorteio dia da criana valentina do Amaral Caio Azevedo

06/10/2019 15:42:53
Jane Paz de Andrade
Quero participar da promoao do dia das crianas nome dos meus bebes Vittor jr andrade da silva Tho vinicius Andrade da silva. 985271661


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.