Estrela | Destile típico celebra a tradição do Natal em Estrela
02/12/2019

Com alegria e originalidade, entidades do município contaram a história da festa religiosa

 

             Com oito carros alegóricos e alas formadas por adultos, jovens e crianças, Estrela realizou, na noite do último sábado (30.11), o primeiro desfile “Natal da Tradição”. O público que tomou o calçadão da Rua Fernando Abott, assistiu aos costumes, lembranças e características das entidades locais, que contaram a história do Natal com originalidade e alegria. “Este é o grande objetivo, mostrar a essência da nossa comunidade, com as entidades apresentando o Natal com suas tradições”, destaca a primeira-dama Carine Schwingel, ressaltando que o desfile foi feito pelas próprias entidades.   

             A Fundação Vovolândia São Pedro representou a origem de tudo, o respeito aos ancestrais e suas histórias. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) trouxe anjos para anunciar a chegada do menino Jesus. A paz entre os povos foi o tema dos grupos dos Cursos de Liderança de Jovens (CLJ) das Paróquias São Cristóvão e Santo Antônio. A Associação dos Artesãos de Estrela (Estrelart) representou o trabalho das antigas artesãs. A máquina de costura e o crochê foram alguns elementos que remetiam a esta arte, transmitida de geração em geração. Já a Associação de Mulheres Estrelenses, o Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie) e a Emater, que em seu carro destacavam a presença do rei, rainha e embaixatriz da terceira idade, procuraram mostrar que as tradições são o que as festas de fim de ano têm de melhor: da simbólica montagem do pinheirinho à troca de presentes e a ceia em família.

             Voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer e pessoas assistidas pelo grupo, que batalham diariamente na luta contra a doença, trouxeram uma árvore de Natal diferente: sem bolinhas coloridas, e toda cor de rosa. A decoração ficou por conta de sutiãs, remetendo à importância da prevenção ao câncer e simbolicamente outras doenças. 

 

Antepassados

             Natal também é sinônimo de alegria, o que no Vale do Taquari remete aos colonizadores alemães. Os Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Estrela, com seus trajes típicos de diferentes regiões da Alemanha, apresentam uma característica noite de Natal. Já o Natal em família foi apresentado por uma das principais etnias que colonizaram nossa terra: os italianos. A Societá Italiana Fiore Dei Piani trouxe seu coral e suas marcantes características, como as cores e o bom vinho. A Escola Renascer do Samba foi a representação de como a celebração do Natal ocorre em culturas diversas, tradições ímpares, mas que na sua essência também projetam o renascimento das esperanças e a comemoração da vida. Encerrando o desfile, Os CTGs Estrela do Rio Grande e Raça Gaudéria trouxeram a encenação do Presépio Gaudério, na demonstração do nascimento do menino Jesus de acordo com a tradição típica, mas acima de tudo, na união dos povos.

             O Desfile da Tradição será realizado ainda nos dias 7, 14 e 21 de dezembro, sempre a partir das 20h, no calçadão da Rua Fernando Abott. O Natal em Estrela é uma realização do Governo Municipal e Lume Eventos com apoio da Câmara de Vereadores, Cacis e entidades. Tem financiamento do Pró-Cultura RS, Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania do Governo Federal, por meio do Atacadão, Medical San, ConstruSchorr, Plastrela e Rota Gráfica. Patrocínio master da Caixa Econômica Federal, Sicredi e Pro Vale e mais 72 empresas.

 

 

Público acompanha e se entusiasma com o desfile

 

          O público acompanhou atento ao primeiro desfile “Natal da Tradição”. Foi um evento que reuniu as famílias e amigos, que celebraram com os participantes o início das comemorações. O casal Tiago e Natália Kussler Heberle chegou cedo ao calçadão, acompanhado dos filhos Isadora e Bernardo. E suas expectativas foram superadas. “Achamos muito legal o desfile, principalmente o presépio gaudério. As crianças também adoraram os cachorrinhos, e agora já pedem um de presente de Natal”, diz Natália. “Na verdade curtimos muito morar numa cidade em que podemos sentar tranquilamente, em pleno Centro, como se fosse o quintal de casa, em qualquer época do ano. E nos últimos anos esta época tem sido especial”, completa.   Acompanhados da filha Maria Eduarda e de casais de amigos, Célio e Marciana Dalenogare, do Bairro das Indústrias, também elogiaram o evento. “Para resumir em uma palavra, foi espetacular”, disse Marciana ao final do desfile. Segundo ela, foi muito boa a ideia dos organizadores de apresentar as entidades para a comunidade. “É importante envolver a comunidade, porque as entidades sentem-se valorizadas”, completou. 

 

 

Texto e fotos: Paulo Ricardo Schneider

Departamento de Comunicação e Marketing
Prefeitura de Estrela

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5447
Realizada em 07/12/2019
1º - 045791
2º - 058477
3º - 036048
4º - 026017
5º - 076887

Recados

06/12/2019 14:43:05
Bianca Benkenstein
Eu desejo que 2020 seja um ano de paz, que as pessoas tenham compaixo pelo prximo,que cada um ajude a cuidar da natureza, e que todos se amem independente de raa, religio ou sexo!! Mais amor e menos guerra ?????? Bianca benkenstein de Freitas, Pouso novo,51995516102

11/10/2019 15:34:09
Pedro
Toca CPM22

11/10/2019 08:54:29
Fabricia
Quero particia do sorteio dia das criana Caio Azevedo Valentina Amaral Cidade teutonia 986608267

11/10/2019 08:52:28
Fabricia
Quero participa do sorteio dia da criana valentina do Amaral Caio Azevedo


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.