Lajeado | Formatura dos alunos do projeto Bike Solidária

29/11/2021

A transformação por meio da bicicleta.

 

        O período de quase dois meses de capacitação no Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI) de Lajeado marca o  início de uma grande jornada para essa turma de formandos. Dos 16 alunos selecionados no projeto  Bike Solidária, 13 concluíram o curso de Mecânica de Bicicletas.  

 

        Foram quase  70 horas de capacitação onde os jovens aprenderam lições de metodologia, resolução de conflitos e negociação, empreendedorismo e liderança, higiene e segurança no ambiente de trabalho, conceitos e manutenção, mecânica aplicada, história da bicicleta, sistemas mecânicos da bicicleta. 

 

        Das 33 bicicletas doadas para conserto, 22 foram restauradas. O estudante do 7o, Adriano Henrique  Khonrad, de 13 anos, foi um dos formandos. “ Eu já tinha um pouco de conhecimento e pude aperfeiçoar a capacitação aqui no SENAI. O colega dele, Douglas Tiago da Silva Matte do 8o ano pensa em seguir na carreira. “ Esse curso nos mostra novos caminhos e que seja apenas um começo na busca por mais conhecimento”  

 

        Já o instrutor da turma Charles Machado Pires parabenizou o empenho do grupo. “ Nada mais me move do que poder contribuir com essa transformação na vida de cada um.”  O coordenador do projeto pela Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública, Francisco Weimer, garantiu que os alunos saem com uma boa bagagem de conhecimento. “ Esse projeto serviu para desafogar o pátio da delegacia, possibilitar a capacitação por parte do SENAI e a venda de peças do comércio de Lajeado.”  O presidente da entidade, Fabrício Schneider, lembrou da parceria e o apoio de empresas, como a da metalúrgica Hassmann, de Imigrante. “ Nós já temos um valor aprovado pela prefeitura de Lajeado para a criação da segunda turma e vamos contar novamente com apoio da metalúrgica.Ficamos muito felizes em poder contribuir com o desenvolvimento destes alunos, com certeza irão reproduzir o bem em suas  comunidades” 

 

        Os estudantes foram selecionados das Escolas Estaduais de Ensino Médio Santo Antônio-CIEPe de Ensino Fundamental São João Bosco. As bicicletas consertadas vão ser doadas para essas duas escolas. O diretor da escola São João Bosco, Jefferson Eduardo dos Santos, informou que vai disponibilizar as bicicletas para os alunos. “ Estamos estudando desenvolver a bike solidária, em princípio,para que os alunos possam usar conforme a necessidade.” 

 

        A diretora da  Escola Estadual Santo Antônio, Nadir Hartmann,  garantiu que a iniciativa tem um grande cunho social. “ É um retorno de um projeto que deu certo e isso incentiva os novos alunos e temos lista de espera para a próxima fase do projeto.” O coordenador técnico de educação profissional do SENAI, Marcelo Francisco Schedler, conversou com as empresas da área de ciclismo do Vale para ver a disponibilidade de vagas.  “ No mínimo quatro (4) desses alunos vão poder ingressar nas empresas da região.” A doação das bicicletas deve ocorrer no próximo mês. 

 

Sobre o projeto

        O projeto Bike Solidária prevê o conserto, restauração de bicicletas (liberadas de ações judiciais, que estão no pátio da Delegacia de Polícia de Lajeado e Cruzeiro do Sul) e doação para escolas públicas, localizadas em bairros mais vulneráveis.  É uma ação conjunta entre Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro), as Promotorias Criminal e da Infância e Juventude de Lajeado, Polícia Civil e Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI). A iniciativa pioneira no Estado que une formação e reaproveitamento de bicicletas. 

Colabore com a Alsepro 

Quem quiser se associar a Alsepro entre em contato pelos telefones:

(51) 3011-6950

(51) 98049-2966

E-mail: proseguranca@acilajeado.org.br

 

Outra forma de ajudar é para clientes Certel de Lajeado. Procure a escola do seu bairro, faça uma contribuição para a Alsepro com valor simbólico, que será descontado na conta de energia elétrica.

 

 

Fonte e foto: Simone Wobeto

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5631
Realizada em 19/01/2022
1º - 005146
2º - 024987
3º - 012868
4º - 005248
5º - 087771

Recados

25/12/2021 06:48:22
Bruna Planthold
Bom dia. a Bruna Planthold do Bairro Canabarro quero participar do sorteio de Natal da rdio e mandar um feliz Natal todos em especial para meu meu noivo Carlos e minha filha Brenda e para vocs da rdio Tirol.

24/12/2021 15:48:45
Maria canabarro
feliz natal a todos os ouvintes

14/12/2021 18:08:14
Tainara costa camerin
Minha radio preferida

26/11/2021 20:33:02
Denisi Senti Silva
Quero participar da promoo!!! 51 980364911


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.