![]() |
Alunos de Cruzeiro do Sul iniciam a capacitação |
Muita curiosidade, emoção e até uma certa ansiedade. Para a nova turma que iniciou hoje a capacitação vão ser 80 horas de curso, 20% a mais que na edição anterior, tempo dedicado para a inclusão de questões comportamentais. O estudante Arthur Angelo dos Santos, de 13 anos, quer aprender a consertar bicicletas, pois sonha em ter uma. “ Eu gosto tanto que fico pedindo emprestado para meus amigos. A minha ficou pequena, passei para meu irmão menor”.
O projeto Bike Solidária prevê o conserto, restauração de bicicletas (liberadas de ações judiciais, que estão no pátio da Delegacia de Polícia de Lajeado e Cruzeiro do Sul) e doação para escolas públicas, localizadas em bairros mais vulneráveis. É uma ação conjunta entre Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro), as Promotorias Criminal e da Infância e Juventude de Lajeado, Polícia Civil e Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI). As aulas vão ser realizadas no Senai em Lajeado, duas vezes por semana, nas terças e quintas-feiras, no turno inverso da escola.
A promotora de Justiça Criminal, Ana Emília Vilanova, destacou a oportunidade que os estudantes das escolas públicas estão tendo com a oferta do curso técnico. “ Eles vão poder futuramente desenvolver habilidade nessa área, ou se não for nessa área com a frequência das aulas no Senai vão abrir novas portas e eles vão poder escolher novos cursos técnicos.”
O titular da delegacia de Cruzeiro do Sul, Dinarte Marshall Júnior considerou outro ponto relevante do projeto, o reaproveitamento das bicicletas. De acordo com ele, elas estavam sem utilidade e ocupando um grande espaço no prédio da delegacia. “ Nós recuperando as bicicletas e reintroduzindo em circulação é um ganho, mas o ganho maior é para os alunos.”
O gerente de Operações do SENAI, Jerry Amarildo Hibner enfatizou que o propósito dessa iniciativa é transformar o futuro desses jovens. “ Só um curso de iniciação profissional tem a conotação de conseguir essa transformação. Nós também fizemos um conteúdo com ênfase no desenvolvimento humano.”
A prefeitura de Cruzeiro do Sul é responsável pelo transporte dos alunos até Lajeado. Hoje de manhã, o prefeito do município, João Henrique Dullius participou da solenidade. O projeto tem verba aprovada pela Vara de Execuções Criminais da Comarca de Lajeado. Nessa 2a edição as escolas que estão participando são a Municipal de Ensino Fundamental Jacob Sehn e a Estadual de Ensino Médio João de Deus. São ao todo 17 alunos, 16 de Cruzeiro do Sul e um de Lajeado.
Expansão do projeto
O projeto iniciou em 2021 com 16 alunos de duas escolas de Lajeado, Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio-CIEPe Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Bosco. As aulas duraram quase dois (2) meses. O projeto pioneiro no Estado prevê capacitação de jovens e o reaproveitamento desse meio de transporte.
O diretor de patrimônio da Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública, Francisco Weimer dos Santos, que coordena o projeto, disse que existe o interesse da inclusão de alunos de outros municípios. “ Nós da Alsepro não temos jurisdição, mas vamos fornecer todo o projeto de graça, estará à disposição de qualquer município que queira implantar.”
Foto: Divulgação Alsepro
Fonte: Assessoria de Imprensa