Educação | Curso de Design de Moda da Univates realiza último desfile com produção de estudantes

04/07/2022

Doze estudantes apresentam seus trabalhos em evento no dia 11 de julho no Teatro Univates

 

         O Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da Universidade do Vale do Taquari - Univates iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2011. Criado para atender a uma demanda latente na região, o curso formou 84 designers de moda e se prepara para formar mais 12 estudantes que concluem o curso em 2022A, quando o tecnólogo encerra seu ciclo de atividades.

 

         Entregando excelência desde a sua criação, o Curso de Design de Moda da Univates possui nota máxima (5), conforme a última avaliação do Ministério da Educação (MEC), de 2019, sendo avaliado como um dos cinco melhores cursos do país. 

 

         Para marcar o fechamento deste período de 11 anos de atividades e o retorno às apresentações presenciais dos trabalhos de conclusão de curso, o desfile Gênese: Novos Ciclos apresenta o resultado das criações de 12 estudantes do curso. Serão apresentadas coleções-cápsula com quatro looks, inseridas no contexto da pesquisa acadêmica embasada por artigos escritos pelas estudantes, traduzidos em peças criadas, modeladas e confeccionadas pelas alunas. Cada coleção também trará um fashion film produzido como parte integrante do Trabalho de Conclusão de Curso de cada formanda. 

 

         O evento ocorre no dia 11 de julho, a partir das 20h, no Teatro Univates e encerra o período de apresentações públicas das bancas de TCC do curso, que acontecem entre os dias 4 e 6 de julho. Todas as atividades são abertas ao público e as inscrições para acompanhar as bancas e o desfile podem ser realizadas por meio do sistema de inscrições da Univates, com acesso rápido via linktr.ee/modaunivates.  

 

         O nome da atividade foi escolhido pelas próprias estudantes e pelos professores orientadores, Cristian Leandro Metz e Beatriz Kintschner Rossi. Para o coordenador do curso, professor Rodrigo Brod, "o nome traz sensibilidade e uma bonita reflexão quanto ao momento do curso, porque não menciona fim, mas um novo nascimento e a valorização da gênese presente na graduação de cada uma das dozes futuras designers de moda que se apresentam no palco do Teatro". 

 

         Nas palavras da professora Beatriz Kintschner Rossi, que orientou boa parte dos trabalhos, "as alunas formandas têm como desafio escrever um artigo científico acerca de um tema de livre escolha. Inspiradas pela temática do estudo, devem  desenvolver uma coleção-cápsula de moda, fundamentada nos resultados obtidos a  partir do referido estudo. É uma grata satisfação ser a orientadora de parte deste grupo de formandas e constatar que, além do conhecimento aplicado aos TCCS, neles se faz  presente o senso coletivo, com propostas que trazem novos olhares para a moda”. 

 

         A confecção de boa parte das peças neste semestre foi realizada dentro das atividades do Estágio Supervisionado do curso, sob o acompanhamento do professor Cristian Metz, que pontua que "a disciplina de Estágio Supervisionado foi ofertada às alunas em conclusão de curso no Laboratório de Moda da Univates e teve como proposta ser uma extensão da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso”. No estágio as alunas foram incentivadas a criar o projeto da coleção cápsula, que será apresentada ao público, passando por todas as etapas projetuais para o desenvolvimento de uma coleção de moda, relatando, por meio da escrita de um diário de campo, cada atividade realizada nos encontros. “Essas escritas darão corpo ao relatório de estágio, instrumento de avaliação da disciplina, que será encaminhado para avaliação após a realização do desfile".

 

         Para apresentar as formandas e realizar o cerimonial do evento, foi convidada a ex-professora e ex-coordenadora do curso, professora Josi da Costa Heissler, por sua condução do curso nos últimos anos, em especial durante as avaliações do MEC. 

 

 

 

Texto: Redação Univates

Imagens: Nicole Morás 

Assessoria de Imprensa 

Setor de Marketing e Comunicação - Univates

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5687
Realizada em 06/08/2022
1º - 039920
2º - 012586
3º - 095810
4º - 081007
5º - 001354

Recados

03/06/2022 16:09:25
Ana carolina Freitas_ Teutnia
quero particopar do serteio namorados

26/05/2022 16:04:49
Crdito real
Financeira crdito real ligadinha na rdio tirol

23/03/2022 16:08:45
Aline Alesgut
o programa t tarde muito bom toca anita. Abraos Belo

05/02/2022 10:58:56
gustavo
bom dia! queria deixar um recado, adoro a rdio, escuto todo sbado!


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.