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Com a temática “Os desafios da jornada empresarial: passado, presente e futuro” a CIC Teutônia realizou nesta quarta-feira (06) o terceiro e último Happy Hour Empresarial de 2024. Tendo por local o Auditório 03 da entidade, foi um momento especial para apresentação de cases de sucesso locais e de troca de conhecimentos, oportunidades de negócios e muito networking, além de música ao vivo de Marco & Nando, comes e bebes.
Com mediação da vice-presidente do Comércio, Maiquéli Josefiaki, e do diretor do Comércio, Júlio Abel Danzer, quatro associados apresentaram seus empreendimentos: Frederico Wessel, sócio-proprietário das Lojas Wessel; Reginaldo Machado, proprietário da RM Automotive; Leandro Alex Krüger Estreich, diretor da Refinare Acabamentos; e Bruna Zart, diretora administrativa do Zart Supermercados.
“É muito bom estarmos reunidos para ouvir cases de associados, oportunidade para levarmos conhecimentos e aprendizados para nossos empreendimentos e para a vida. O Happy Hour Empresarial é um momento especial para a entidade e para os associados”, valorizou o presidente da CIC, Renato Lauri Scheffler, na abertura da programação.
O evento contou com o patrocínio das cooperativas Certel e Sicredi Ouro Branco.
Investir nas pessoas
Cada painelista pode apresentar um pouco da trajetória da empresa e trazer dicas de empreendedorismo para sustentabilidade do negócio. Nesse quesito todos foram unânimes: é preciso investir nas pessoas.
“É importante ter a capacidade de motivar as pessoas a buscarem qualificação. Todo conhecimento adquirido é algo que contribui para o trabalho, mas principalmente para a formação do ser humano. Conhecimento é algo que ninguém pode nos tirar. Ao mesmo tempo, os relacionamentos são fundamentais, é disso que surgem muitas oportunidades, inclusive a partir de relações positivas com a concorrência. Na vida e nos negócios ter bons relacionamentos é essencial”, frisou Wessel.
“Nossa empresa sempre esteve muito pautada nos pilares familiares, e isso faz uma grande diferença nos negócios até os dias de hoje. Além de conhecer bem o segmento em que atua, é fundamental construir uma rede sólida de apoiadores, ter cuidado com o controle financeiro, preservar uma rede de relacionamento e contatos, investir na equipe, dando oportunidades. Mais que salário, as pessoas também querem reconhecimento e a possibilidade de participar do projeto de evolução da empresa”, referendou Machado.
“Vivemos momento de escassez de mão de obra, em diversos segmentos. Uma das alternativas para isso é investir em pessoas, além de estar ao lado das pessoas certas e melhores que você. Ao mesmo tempo, é preciso valorizar e dar oportunidade de se desenvolverem, fomentando novos líderes, fortalecendo relações de parceria e possibilidades de empreender como colocadores”, explicou Estreich.
“O crescimento e evolução dos negócios requer, entre outras ações, estratégias e modernização contínua, treinamentos e qualificação de equipe. Simultaneamente é importante escolher algo que ama fazer, pois assim, automaticamente os desafios que surgem se tornam menos pesados, e há desafios todos os dias. Treinar as pessoas é o diferencial atual e do futuro, investir no ser humano e nas pessoas que acreditam na empresa é a solução de muitos problemas”, concluiu Bruna.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester