|
Ao lado do Relógio das Flores, com a arquitetura enxaimel ao fundo – símbolos vivos da cultura germânica – dezenas de teutonienses prestigiaram o Show de Acendimento das Luzes de Natal, |
que ocorreu na noite desta quinta-feira, dia 21 de novembro. No ano do bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, Teutônia marcou a celebração de forma autêntica: ao som do Grande Coral da Cidade que Canta e Encanta, mais de 200 vozes uniram-se para apresentar um resgate de músicas natalinas alemãs. Perto do público, atores do Grupo de Teatro Bilheteria, do Projeto Teutônia Cultural, complementaram o espetáculo, encenando tradicionais histórias natalinas.
Integraram o Grande Coral, o Coral Municipal, o Coral Infantojuvenil Municipal; os Coros da Associação dos Coros de Teutônia – ACOTE; além de crianças do Coro Infantil, grupo formado no Projeto Um Novo Cantar, que objetiva a preservação desta importante tradição cultural teutoniense, através das escolas municipais. “Fica aqui o registro da nossa admiração por todos envolvidos neste espetáculo: coralistas, regentes, professores, artistas… todos que investem e se dedicam a este dom”, comentou a Secretária de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Glaci Kunzler Dickel.
A noite contou ainda com uma bênção especial, conduzida pela Pastora da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Redentor de Canabarro, Cristiane Eckelmeier e pelo Padre Rodrigo Henrique Schneider, Vigário Paroquial da Comunidade Católica Nossa Senhora do Rosário, também de Canabarro. Ao fim do convite para a reflexão sobre o real significado da data – a celebração do nascimento de Jesus Cristo – a comunidade uniu-se para a contagem regressiva até o acedimento das luzes.
Em frente à grande árvore iluminada, e às Claves de Sol brilhantes, a Banda Rosa’s subiu ao palco para encerrar a noite com um repertório voltado a toda a comunidade. Crianças puderam se divertir com a Rosynha, mascote da banda, além de prestigiarem a Mamãe Noela Saxofonista e o Bom-Velhinho, que distribuiu balas e pirulitos. Adultos, de diferentes idades, relembraram clássicas do rock nacional e internacional, e divertiram-se ao som de bandinha.
CRÉDITOS DO TEXTO: Grasieli Nabinger