Agrocenter Languiru Máquinas recebe sessão itinerante da Câmara de Vereadores de Teutônia

10/11/2021

Cooperativa Languiru completa 66 anos no próximo sábado (13). Momento marcou o lançamento da TV Languiru.

 

       A sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira foi marcada pela homenagem à Cooperativa Languiru e também pela posse do vereador Nerci Engelmann (MDB), que substitui o vereador Márcio Vogel (MDB) no mês de novembro.

 

http://www.radiotirol.com.br/files/101121181501WhatsApp_Image_2021-11-10_at_14.45.28_(1)_menor.jpeg

 

       O encontro foi realizado na sede da Agrocenter Languiru Máquinas, empreendimento recentemente inaugurado pela Cooperativa. Vale destacar que em 1983, o local era o ginásio da Associação de Funcionários da Cooperativa Languiru e sediou, em 31 de janeiro, a primeira sessão da história da Câmara de Vereadores de Teutônia.

       A pauta dos pronunciamentos da tribuna enalteceu a história e o reconhecimento ao crescimento da Languiru, incentivos para atração e manutenção de empresas na cidade, reconhecimentos aos atletas teutonienses que conquistaram o ouro nos Jogos Escolares Brasileiros, bem como a participação do aluno da APAE Teutônia na competição, cursos oferecidos pela Prefeitura através do Projeto Qualifica Mulher, entre outros assuntos.

      No intervalo da sessão, o Presidente da Cooperativa Languiru Dirceu Bayer trouxe dados referentes a história da empresa, diversificação de produtos, incentivo ao associados e anunciou o lançamento da TV Languiru. O projeto será conduzido pela jornalista teutoniense Nádia Strate, que já foi repórter e apresentadora da RBS TV. Ela explicou que, neste primeiro momento, o projeto consiste em um boletim semanal que será transmitido na internet. 

 

http://www.radiotirol.com.br/files/101121181542IMG_7928_menor.JPG

 

       A noite foi marcada pela discussão referente aos requerimentos de convocação dos Secretários da Saúde, Juliano Körner, e Secretário de Obras, Viação e Transporte, Werner Wiebush, que foram rejeitados por maioria de vereadores (verifique a votação abaixo). Em contrapartida, a mesa diretora encaminhou convites para que os secretários participem de transmissões ao vivo no Facebook, com espaço para questionamentos, em duas datas, uma hora antes das sessões do legislativo. O Secretário da Saúde estava presente na sessão e confirmou que se fará presente no dia 23 de novembro, às 17h, na live para falar sobre falta de médicos, falta de medicamentos e problemas relacionados a área da saúde. Já o Secretário de Obras, Viação e Transporte é convidado a participar da transmissão ao vivo no dia 30 de novembro, às 17h.

       A próxima sessão está marcada para dia 23 de novembro, às 18h30min, na sede do legislativo.

 

Abaixo, projetos de lei, indicações e moções aprovados por unanimidade:

 

PROJETO DE LEI Nº 168/2021 - Autoriza a concessão de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e Social à empresa AMERICAN NUTRIENTS, e dá outras providências.

O incentivo financeiro em parcela única para à empresa AMERICAN NUTRIENTS visa a expansão de seus prédios produtivos. A empresa objetiva a expansão de um de seus prédios produtivos e está em processo de certificação de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, que é necessária para permitir a exportação de produtos. Em contrapartida ao incentivo financeiro, a empresa deverá comprovar a ampliação do seu quadro funcional em pelo menos 12 empregados até 2025, assim como deverá comprovar mediante documentos hábeis a ampliação, de pelo menos um dos seus prédios produtivos.

 

PROJETO DE LEI Nº 170/2021 - Autoriza a abertura de Crédito Adicional Especial no valor de R$ 733.000,00 (setecentos e trinta e três mil reais), e dá outras providências.

O Crédito Adicional Especial visa incluir novas dotações para a Secretaria da Saúde de recursos oriundos de emenda parlamentar, para custeio dos serviços de assistência hospitalar e ambulatorial de atenção de média e alta complexidade.

 

PROJETO DE LEI Nº 171/2021 - Autoriza a abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 2.730.000,00 (dois milhões setecentos e trinta mil reais), e dá outras providências.

O valor visa atender às seguintes finalidades:

-Na Secretaria da Educação, será utilizado para alocar o excesso de arrecadação do recurso do FUNDEB para pagamento do plano de saúde, construção de escolas e férias do magistério;

- Na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, para o pagamento de incentivos para agricultores e reequilíbrio do preço do óleo diesel;

- Na Secretaria de Obras, Viação e Transporte, destinado para amortização de empréstimos bancários;

- Na Secretaria da Saúde, para suplementar à folha de pagamento com recursos específicos.

 

Indicação nº216/2021 - vereador Nerci Engelmann - que seja estudada a possibilidade de implantação de um ciclovia e pista de caminhada na Rua Major Bandeira, do trevo do Bairro Alesgut, passando a rodovia até o Loteamento Messer.

Indicação nº217/2021 - vereador Nerci Engelmann - que seja estudada a possibilidade de realizar obras de melhorias na entrada do Loteamento Messer.

Indicação nº218/2021 - vereador Evandro Biondo - que seja estudada a possibilidade de realizar melhorias na área de lazer da rua Goswin Grave, bairro Boa Vista.

Indicação nº219/2021 - vereador Evandro Biondo - que seja estudada a possibilidade de implantar redutores de velocidade na rua Palmiro Alves Souza, bairro Canabarro.

Indicação nº220/2021 - vereadores Nerci Engelmann e Evandro Biondo - que seja estudada a possibilidade de recuperar a ciclovia da rua Daltro Filho, bairro Teutônia.

Indicação nº221/2021 - vereador Diego Tenn-Pass - que seja estudada a possibilidade de realizar uma revisão geral em todo o passeio público do município que encontra-se na área urbana, as calçadas que apresentarem algum tipo de problema, que o Poder Público notifique os proprietários responsáveis para realizarem a devida melhoria, em caso de descumprimento, que a prefeitura realize os devidos reparos cobrando o valor do serviço como contribuição de melhoria.

Moção de Pesar nº016/2021 - vereador Márcio Cristiano Vogel, apoiado por todos os vereadores - aos familiares de Alcido Lindemann, falecido no dia 16 de outubro de 2021. Alcido Lindemann foi vereador na 1º e 2º Legislatura e vice-prefeito de Teutônia de 1997 à 2001. Também foi Prefeito de Westfália, por dois mandatos, de 2000 à 2008.

Moção de Apoio nº 017/2021 - vereador Cleudori Paniz, apoiado por todos os vereadores – para a construção da Escola de Formação e Especialização de Soldados da Brigada Militar.

Requerimento nº036/202 - vereadores Diego Tenn-Pass, Valdir José Griebeler e Vitor Ernesto Krabbe - solicita que a sessão ordinária do dia 29 de março de 2022, seja realizada nas dependências da Cooperativa Certel.

 

 

Os requerimentos abaixo foram rejeitados com votos contrários dos vereadores Jorge Paulo Hagemann (PDT), Neide Jaqueline Schwarz (PDT), Cláudia Cristina Frigo (Cidadania), Vitor Ernesto Krabbe (PDT), Valdir José Griebeler (PSDB) e para desempate, voto do presidente Diego Tenn Pass (PDT):

 

 

Requerimento nº 035/2021 - vereadores Claudiomir de Souza, Evandro Biondo, Hélio Brandão da Silva e Nerci Engelmann -  que seja encaminhada uma convocação para o Secretário Municipal da Saúde, para que compareça à sessão do dia 23 de novembro para prestar informações referente a falta de médicos, falta de medicamentos nos postos de saúde e problemas relacionados a área da saúde. Também prestar esclarecimentos referente a operação Schmutzige Hände em 2018, no que diz respeito ao repasse do dinheiro da Câmara para o Poder Executivo, em conversa gravada com ex-chefe de Gabinete Alexandre Peters. Ainda, prestar informações sobre o suposto nepotismo referente a nomeação no processo seletivo, de sua cunhada para o cargo de Técnica de Enfermagem e sobre o esposo da mesma ocupar cargo de confiança na Administração. Além de esclarecer sobre o remanejamento do seu sogro que é funcionário concursado lotado na Secretária de Obras para prestar atividades na Secretária de Saúde. 

 

Requerimento nº038/2021 - vereador Hélio Brandão da Silva - que seja encaminhada uma convocação para o Secretária Municipal de Obras, Viação e Transportes, para que compareça à sessão do dia 23 de novembro para prestar informações referentes a um eventual desaparecimento de pneus e óleo do parque de máquinas da prefeitura de Teutônia, bem como sobre a situação de um caminhão caçamba que foi adaptado para um guincho para manutenção de iluminação pública.

Hélio Brandão (PTB)

Neide Jaqueline Schwarz (PDT)

Evandro Biondo (MDB)

Claudiomir de Souza (PSL)

Cláudia Cristina Frigo (Cidadania)

Nerci Engelmann (MDB)

Cleudori Paniz (PSD)

Valdir José Griebeler (PSDB)

Vitor Ernesto Krabbe (PDT)

Diego Tenn Pass (PDT)

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5663
Realizada em 14/05/2022
1º - 052600
2º - 073159
3º - 035587
4º - 010251
5º - 013256

Recados

23/03/2022 16:08:45
Aline Alesgut
o programa t tarde muito bom toca anita. Abraos Belo

05/02/2022 10:58:56
gustavo
bom dia! queria deixar um recado, adoro a rdio, escuto todo sbado!

26/01/2022 14:23:46
Roger
Oi meus queridos! Quero participar Roger de Teutonia. Valeu!

25/12/2021 06:48:22
Bruna Planthold
Bom dia. a Bruna Planthold do Bairro Canabarro quero participar do sorteio de Natal da rdio e mandar um feliz Natal todos em especial para meu meu noivo Carlos e minha filha Brenda e para vocs da rdio Tirol.


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.