Vereadores aprovam parceria com a Associação Pró Desenvolvimento de Languiru

09/03/2022

Confira os pronunciamentos da tribuna da sessão realizada nesta terça-feira

 

         A sessão da Câmara de Vereadores de Teutônia desta terça-feira (8) foi marcada pela presença dos integrantes da diretoria da Associação Pró Desenvolvimento de Languiru. Afinal, um dos projetos aprovados autoriza a prestação de serviço de abastecimento de água aos moradores de Teutônia. Pela primeira vez um documento formalizou essa parceria que existe desde os anos 90.

         Oito vereadores utilizaram a tribuna para destacar a passagem do dia da mulher; a homenagem ao grupo de ciclistas Zwei Räder; a nova ambulância dos Bombeiros Voluntários de Teutônia; os projetos com foco no embelezamento e meio ambiente de Teutônia; a implantação do novo estacionamento rotativo em Teutônia; entre outros.

         No intervalo da sessão o representante do grupo de ciclistas Zwei Räder, Karli Heller, falou sobre a equipe, as competições que participam e anunciou que foi criada, oficialmente, a primeira Associação Teutoniense de Ciclismo. Zwei Räder também é a primeira equipe do Vale a ser federada.          

         Abaixo você confere os pronunciamentos.

 

 A próxima sessão, ordinária, será realizada no dia 29 de março, às 18h30min, na sede do legislativo.

 

Confira abaixo os projetos, indicações que foram aprovados por unanimodade na sessão desta terça-feira:

 

PROJETO DE LEI N.º 025/2022 - Autoriza o Poder Executivo Municipal a formalizar e ratificar, de forma provisória e precária, a permissão de prestação do serviço de fornecimento e abastecimento de água potável pela Associação Pró Desenvolvimento de Languiru e dá outras providências.

Formaliza de forma provisória e precária, a permissão de prestação do serviço de fornecimento e abastecimento de água potável pela Associação Pró Desenvolvimento de Languiru - APDL.

Atualmente a Associação abastece 37% da população do município, compreendendo os bairros, Boa Vista, Alesgut, Languiru e uma parte dos bairros Teutônia e Centro Administrativo. Dos usuários deste serviço, 100% recebem água potável, sendo superior, portanto, aos 99% previstos como meta para ser implementada até 2033, conforme Marco Legal do Novo Saneamento.

Do ponto de vista técnico e legal, nunca houve no histórico do Município a formalização de uma permissão ou concessão para exploração deste serviço público à Associação, o que há, na verdade, é o transcurso de um longo período de tempo sem que exista qualquer oposição do Poder Público local, estando ciente e de acordo com a prestação do serviço. Assim, a proposição é uma forma do Executivo Municipal reconhecer o período que a Associação Pró Desenvolvimento Languiru vem atuando no Município, e garantir, ao menos a curto prazo, a permissão de exploração do serviço público de fornecimento de água potável nos mesmos moldes em que vem sendo realizada. 

 

PROJETO DE LEI Nº 035/2022 - Institui o Programa Municipal “Adote um Canteiro” e dá outras providências.

Institui o Programa “Adote um Canteiro”, no qual os munícipes, empresas e entidades, mediante a celebração de Termo de Adoção, assumem, às suas despesas e sob sua responsabilidade, os encargos necessários, inerentes à conservação da área ou bem público adotado, ou parte dele, sendo facultada a colocação de mensagens publicitárias na área adotada. Assim, a presente proposição tem como objetivo o embelezamento de nossa cidade, de forma com que a sociedade civil participe nos cuidados e na manutenção de canteiros, praças, parques e jardins do Município.

 

PROJETO DE LEI N.º 036/2022 - Fixa o limite do dispêndio com a promoção do evento Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia, autoriza o repasse de recursos e dá outras providências.

O valor será utilizado no “Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia”. O evento, organizado pela CIC Teutônia, é tradicional e deve atrair um fluxo maior de turistas no Município, desenvolvendo a economia e a atividade local. O evento tem a previsão de contar com 300 antigomobilistas.

 

PROJETO DE LEI Nº 037/2022 - Autoriza a abertura de Crédito Adicional Especial no valor de R$ 16.688,00 (dezesseis mil seiscentos e oitenta e oito reais), e dá outras providências.

O valor será usado para pagamento do software a ser adquirido para controle de pesagem de resíduos no Aterro Sanitário.

 

PROJETO DE LEI Nº 038/2022 - Autoriza a abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 1.450.000,00 (um milhão quatrocentos e cinquenta mil reais), e dá outras providências.

O crédito pretende atender às finalidades das Secretarias Municipais:

- Para o Poder Legislativo o crédito se destina para suplementar dotação orçamentária relativa à tecnologia da informação, para reclassificação do gasto e adequação ao Plano de Contas Aplicado ao Setor Público;

- Para a Secretaria de Educação o crédito será destinado para a cobertura de gastos com pessoal;

- Para a Secretaria de Obras, Viação e Transportes, a suplementação visa à conclusão da ponte que interliga Teutônia com Westfália, assim como a pavimentação e recapeamento de ruas, utilizando o superávit financeiro.

 

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº05/22 - Autor Vitor Ernesto Krabbe - Denomina de “Alfredo Büneker” a atual Rua 238 no Loteamento Coxilha Verde- Canabarro. 

 

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº06/22 - Autor Vitor Ernesto Krabbe – Denomina de “Rubi Bergmann” a atual Rua 238 no Loteamento Coxilha Velha- Canabarro.

 

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº07/22 - Autor Vitor Ernesto Krabbe – Denomina de “Igor Evandro Weimer” a atual Rua 249 - 5109 no Loteamento Schneider Canabarro. 

 

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 008/22 - Autora Neide Jaqueline Schwarz - Institui o Programa de Compensação Vegetal no âmbito do Município de Teutônia e dá outras providências.

 

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 009/22 - Autora Neide Jaqueline Schwarz – Dispõe sobre o plantio de árvores frutíferas em áreas públicas e dá outras providências.

 

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 010/22 – AutorEvandro Biondo – Concede título de cidadão teutoniense para Erineo José Hennemann, pelos relevantes serviços prestados ao Município de Teutônia.

 

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 013/22 - Autor Vitor Ernesto Krabbe - Institui o prêmio mulher destaque no município de Teutônia e dá outras providências.

 

INDICAÇÃO nº015/2022 - Vereador Valdir José Griebeler - que seja estudada a possibilidade do Poder Executivo criar uma lei de incentivos para que uma empresa se instale no Prédio da Antiga Calçados Rosalete, hoje esse prédio pertence ao Grupo Picadilly, ou em alguma outra área do município, no Bairro Boa Vista.

 

INDICAÇÃO nº016/2022 - Vereador Evandro Biondo - que seja estudada a possibilidade de averiguação de todos os planos de prevenção contra incêndios, nos prédios públicos.

 

INDICAÇÃO nº017/2022 - Vereador Evandro Biondo - que seja estudada a possibilidade de averiguação para elaboração de normatização da instalação de cabos nos postes de iluminação pública.

 

INDICAÇÃO nº018/2022 - Vereador Cleudori Paniz - que seja estudada a possibilidade de manutenção na Rua Guilherme Schneider Sobrinho, na esquina com a rua Arnaldo Krüg.

 

INDICAÇÃO nº019/2022 - Vereador Marcio Cristiano Vogel - que através do Departamento de Trânsito, seja mantido o estacionamento rotativo na quadra das ruas 25 de Julho, Pedro Schneider e Major Bandeira, no bairro Languiru.

 

REQUERIMENTO 001/22 – Autor Márcio Vogel - que seja realizada homenagem para a designer Mariana Scheeren que conquistou Medalha de Ouro no Concurso Nacional de Design da Associação Brasileira de Empresas de Design, em São Paulo, na categoria estudante. Também foi escolhido como o melhor trabalho dentre todos os premiados, recebendo o Troféu Grand Prix.

 

 

Evandro Biondo (MDB)

Claudiomir de Souza (PSL)

Neide Jaqueline Schwarz (PDT)

Cláudia Cristina Frigo (Cidadania)

Diego Tenn Pass (PDT)

Valdir José Griebeler (PSDB)

Márcio Cristiano Vogel (MDB)

Vitor Ernesto Krabbe (PDT)

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5687
Realizada em 06/08/2022
1º - 039920
2º - 012586
3º - 095810
4º - 081007
5º - 001354

Recados

03/06/2022 16:09:25
Ana carolina Freitas_ Teutnia
quero particopar do serteio namorados

26/05/2022 16:04:49
Crdito real
Financeira crdito real ligadinha na rdio tirol

23/03/2022 16:08:45
Aline Alesgut
o programa t tarde muito bom toca anita. Abraos Belo

05/02/2022 10:58:56
gustavo
bom dia! queria deixar um recado, adoro a rdio, escuto todo sbado!


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.