Mariana Scheeren vence um dos maiores prêmios de design do Brasil e recebe homenagem dos vereadores teutonienses

13/04/2022

Confira os pronunciamentos da tribuna da sessão realizada nesta terça-feira

            A designer Mariana Scheeren foi a homenageada da noite desta terça-feira na sessão da Câmara de Vereadores de Teutônia. Ela conquistou o prêmio de Ouro da categoria Design de Impacto Positivo/Estudantes da 11ª edição do Brasil Design Award (BDA), promovido pela Associação Brasileira do Design (Abedesign). O projeto ainda levou o Grand Prix do concurso na categoria estudantes.

            A obra “Retrato Sensorial: a utilização do design na criação de um produto fotográfico destinado a pessoas cegas” é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Mariana, sob orientação da professora Silvia Dapper. Consiste em um quadro fotográfico que inclui a fotografia impressa tanto na forma 2D quanto em 3D. A composição do quadro inclui a descrição da imagem em braile e também fica acessível à audiodescrição.

            Entre os assuntos abordados na noite, destaque para a pausa das atividades da ONG Apante; o trânsito de Teutônia quanto à implantação de quebra-molas, tachões e respeito às regras por motoristas e pedestres; calendário de eventos da cidade; iluminação pública; programação de Páscoa do município; entre outros.

            O presidente do Legislativo, Vítor Krabbe (PDT), também convidou a comunidade para participar da live no facebook no próximo dia 26 de abril, às 17h, com o diretor-executivo do Hospital Ouro Branco, José Paulinho Brand.

           A próxima sessão ordinária será realizada no dia 26 de abril, às 18h30min, na sede do Legislativo.

 

Confira abaixo os itens aprovados por unanimidade:

 

Projeto de Lei nº 062/22, autoriza a contratação de servidor (Supervisor Escolar) em caráter temporário, estabelece sua remuneração e dá outras providências.

 

Projeto de Lei nº 063/22, inclui programação no Calendário de Eventos do Município de Teutônia, e dá outras providências.

 

Projeto de Lei nº 064/22, dispõe sobre a cobrança de Contribuição de Melhoria na execução de obras de pavimentação de ruas no Município de Teutônia e dá outras providências.

 

Projeto de Lei nº 065/22, dispõe sobre a cobrança de Contribuição de Melhoria na execução de obras de pavimentação de ruas no Município de Teutônia e dá outras providências.

 

Projeto de Lei nº 066/22, autoriza a abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 215.000,00 (duzentos e quinze mil reais), e dá outras providências.

 

Projeto de Lei nº 067/22, autoriza a abertura de Crédito Adicional Especial no valor de R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais), e dá outras providências.

 

Projeto Legislativo Nº 014/22 - Autoriza o Poder Executivo Municipal a elaborar Programa de Distribuição e Fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas municipais e nas unidades básicas de saúde municipal e dá outras providências.

 

Indicação nº 035/22 -  vereador Aliandro Rockemback -  que seja estuda a possibilidade de realizar melhorias ou troca da parada de ônibus, inclusive ampliando sua extensão desde o portão até próximo ao início do ginásio da Escola Gomes Freire de Andrade do bairro Languiru, com objetivo de impedir que os alunos tanto da rede municipal quanto à estadual se molhem quando descem, sobem ou ficam esperando o transporte escolar. Para realização será necessária também a troca de lugar da lixeira da escola.

 

Indicação nº 036/22 - vereador Aliandro Rockemback - que seja estuda a possibilidade de realizar a revitalização da pracinha na esquina da rua Edvino Scheffer com a rua 7 de Setembro, próxima a Metalúrgica RR, no bairro Canabarro.

 

Indicação nº 037/22 - vereador Aliandro Rockemback - que seja estuda a possibilidade de realizar a colocação de um redutor de velocidade na rua Hatto Brönstrup, proximidades do antigo campo do Canabarrense e da casa número 236.

 

Indicação nº 038/22 - vereador Aliandro Rockemback - que seja estuda a possibilidade, através do Setor de Trânsito, da colocação de um redutor de velocidade na rua Edvino Schaeffer, próximo ao Mercado Canabarro, no bairro Canabarro.

 

Indicação nº 039/22 - vereador Valdir Griebeler - que seja estudada a possibilidade do Poder Executivo, Secretaria da Agricultura, juntamente com a CIC, a cedência sem custos, de um espaço coberto para as agroindústrias familiares de Teutônia, exporem e venderem seus produtos durante a Festa de Maio.

 

Indicação nº 040/22 - vereador Aliandro Rockemback – que seja estudada a possibilidade de colocação de um redutor de velocidade no asfalto da Linha Germano, nas proximidades da residência de Erni Vedoi, bairro Canabarro.

 

Indicação nº 041/22 - vereador Cleudori Paniz - que seja estuda a possibilidade, de tornar semanal o recolhimento de galhos nas ruas do município.

 

Indicação nº 042/22 - vereador Márcio Vogel - que seja estudada a possibilidade de colocar redutores de velocidade na rua Henrique Felipe Musskopf, entre as ruas Reinaldo Affonso Augustin e Juscelino Kubitschek, no bairro Canabarro.

 

Indicação nº 043/22 - vereador Márcio Vogel - que seja instalado luminárias públicas na rua Osvaldo Dienstmann, na quadra entre as ruas Edvino Schaeffer e Leopoldo Schneider, nas proximidades da empresa Movelas – Fábricas de Móveis sob Medida, no bairro Canabarro.

 

Indicação nº 044/22 - vereador Márcio Vogel - que seja realizado uma revisão geral nas luminárias públicas dos bairros e localidades do interior do município.

 

Indicação nº 045/22 - vereador Márcio Vogel - que através do Departamento de Trânsito, estude a possibilidade de estender, ou até mesmo de cancelar o horário da proibição do estacionamento de veículos junto a Avenida I Leste, entre os bairros Languiru e Centro Administrativo, após a meia-noite (00h00).

 

Indicação nº 046/22 - vereador Márcio Vogel – 1) que através da Secretaria de Obras, providencie melhorias ao longo da rua José Krüger (antiga rua 69), na localidade de Posses, no bairro Canabarro; 2.) que também seja providenciado a roçada do terreno onde se localiza o poço artesiano, situado junto a rua 69, na localidade de Posses, no bairro Canabarro.

 

Projeto com pedido de vistas aprovado por unanimidade:

Projeto de Lei nº 068/22, altera a Lei Municipal nº 4.518, de 31 de agosto de 2015, e dá outras providências.

Pedido de vistas realizado pelo vereador Valdir Griebeler

 

 

 

 

Neide Jaqueline Schwarz (PDT)

Valdir José Griebeler (PSDB)

Hélio Brandão (PTB)

Evandro Biondo (MDB)

Aliandro Rockemback - Mirtão (PDT)

Claudiomir de Souza (PSL)

Cleudori Paniz (PSD)

Márcio Cristiano Vogel (MDB)

Vitor Ernesto Krabbe (PDT)

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5687
Realizada em 06/08/2022
1º - 039920
2º - 012586
3º - 095810
4º - 081007
5º - 001354

Recados

03/06/2022 16:09:25
Ana carolina Freitas_ Teutnia
quero particopar do serteio namorados

26/05/2022 16:04:49
Crdito real
Financeira crdito real ligadinha na rdio tirol

23/03/2022 16:08:45
Aline Alesgut
o programa t tarde muito bom toca anita. Abraos Belo

05/02/2022 10:58:56
gustavo
bom dia! queria deixar um recado, adoro a rdio, escuto todo sbado!


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.