Iniciativa será base para criação de cursos com o objetivo de ampliar espaços de produção de alimentos nas cidades
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<p> Com o objetivo de promover a reflexão sobre as cidades inteligentes, a Universidade do Vale do Taquari - Univates, realizará, em 2021, o Crie Smart Cities - grande evento acadêmico cujas discussões permeiam a sala de aula da Instituição com atividades desde o último ano. No ensino, os docentes abordam os cinco eixos do evento: mobilidade urbana, sustentabilidade, governança das cidades, transformações tecnológicas e qualidade de vida. </p>
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<p> Neste sentido, as estudantes de Jornalismo da Univates Júlia Amaral e Natália Richter, da disciplina de Técnicas de Reportagem, estão fazendo um levantamento sobre o cenário das hortas no Vale do Taquari. Toda a comunidade da região é convidada a participar de forma <em>online</em> respondendo a um formulário<em>.</em> </p>
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<p> O link para responder ao questionário é este <a href="http://bit.ly/pesquisa-hortas-univates">http://bit.ly/pesquisa-hortas-univates</a> e fica disponível até 16 de maio. O formulário tem cerca de 10 perguntas, que levam em torno de 3 minutos para serem respondidas. Os respondentes são incentivados a participar, inclusive enviando imagens das suas hortas para a pesquisa. </p>
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<p> A primeira parte do formulário pode ser preenchida também por quem não tem hortas, mas tem interesse, e tanto por moradores das áreas rurais quanto urbanas. O participante da pesquisa poderá deixar seu contato para participar de futuros cursos gratuitos que a Instituição possa oferecer nesta temática. </p>
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<p> A ação envolve o curso de Jornalismo, a organização do Crie Smart Cities e os <a href="https://www.univates.br/ppgad/">Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) </a>e em <a href="https://www.univates.br/ppgsas/">Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS)</a> da Univates. </p>
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<p> A iniciativa é supervisionada pela professora doutora Jane Mazzarino. A docente explica que o objetivo é conhecer as experiências dos moradores da região para, com isso, gerar conversas e cursos como forma de ação comunitária para incentivar a ampliação de um hábito que impacta a saúde e o ambiente das cidades e das áreas rurais. A ideia surgiu na disciplina que Jane ministra nesse semestre e permite associar uma ação de ensino a uma ação de pesquisa.</p>
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<p> Os dados reunidos pelas estudantes serão apresentados durante o evento Crie Smart Cities, em agosto. Entre os eixos temáticos do evento, que busca promover o conceito de cidades inteligentes na região do Vale do Taquari, estão a sustentabilidade e a qualidade de vida - aspectos que se relacionam com a pesquisa de Júlia e Natália.</p>
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<p><strong>Saiba mais sobre o CRIE Smart Cities</strong></p>
<p> Criado para promover a integração das áreas do conhecimento da Univates a fim de discutir os assuntos que permeiam o futuro de Lajeado e do Vale do Taquari, o Crie Smart Cities reunirá as semanas acadêmicas da Instituição em um evento único. Para isso, a Universidade promoverá uma série de debates, workshops, palestras, oficinas, atividades artísticas e culturais abertos à comunidade. Mais informações serão disponibilizadas em breve. Acompanhe em <a href="https://www.univates.br/criesmartcities">www.univates.br/criesmartcities</a>.</p>
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<p>Texto: Lucas George Wendt </p>
<p>Imagem: Peng Wang/Unsplash </p>
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São 28 casos ativos.Outros 59 casos são considerados em análise pela Vigilância Epidemiológica.
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<p> Teutônia registra 3.611 casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19). Deste total, 3.514 pacientes são considerados recuperados, ou seja, não apresentam mais sintomas, 69 são óbitos associados ao novo Coronavírus e 28 são casos ativos.</p>
<p> Dentre os casos recuperados e os casos ativos, todos seguiram ou ainda seguem os protocolos de isolamento. Outros 59 casos são considerados em análise pela Vigilância Epidemiológica.</p>
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<p> O último boletim referente à taxa de ocupação dos Leitos COVID-19 no Hospital Ouro Branco foi informado no dia 14 de abril, e apresenta ocupação de 42% dos leitos.</p>
<p>#SomosTodos3M<br /> É preciso proteger a sua saúde e a do próximo. Por isso, adote o 3M no seu dia-a-dia: Máscara, Mãos higienizadas e Manter distanciamento. Assim, você se protege contra o Coronavírus e, também, outras doenças. A prevenção é a melhor alternativa.</p>
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<p>VACINADOS<br /> Até o dia 20 de abril, 5.191 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 1.824 pessoas vacinadas com a segunda dose:<br />169 idosos residentes nas ILPIs (1ª dose)<br />158 idosos residentes nas ILPIs (2ª dose)<br />981 profissionais da saúde (1ª dose)<br />600 profissionais da saúde (2ª dose)<br />32 profissionais da segurança pública (1ª dose)<br />7 deficientes institucionalizados (1ª dose)<br />6 deficientes institucionalizados (2ª dose)<br />4.002 idosos com mais de 62 anos (1ª dose)<br />1.060 idosos com mais de 62 anos (2ª dose)</p>
<p> Se você tiver com dúvidas ou quiser mais informações e orientações sobre o novo Coronavírus, contate o Disque Corona, pelo telefone 3762-7809. Atendimento das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.</p>
<p> Denúncias de aglomerações e descumprimento dos decretos podem ser feitas pelos telefones: 51 3762 7820 ou 51 997 120 641.</p>
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<p>Fonte: Assessoria de Imprensa</p>
Município aguarda a chegada de um novo lote de vacinas para retomar a vacinação da 2ª dose. Para aplicação da 1ª dose ainda há algumas unidades
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<p> A Secretaria Municipal de Saúde informa que todas as doses de vacinas recebidas para aplicação em 2ª dose já foram aplicadas ou estão agendadas. Assim que Teutônia receber mais vacinas, o município dará ampla divulgação, para que as pessoas que completarem o intervalo mínimo exigido entre as doses, possam receber a 2ª dose, conforme lote e laboratório de produção da 1ª dose. É importante destacar que imunização e a ordem de vacinação está ocorrendo de acordo com as exigências e cronograma do Ministério da Saúde.</p>
<p> O município de Teutônia está empenhado em agilizar ao máximo o processo de vacinação, a fim de imunizar nossa população e contribuir para a redução da disseminação do vírus.</p>
<p> Nesta terça-feira, dia 20, 24 bombeiros voluntários receberam a 1° dose da vacina.</p>
<p> Nos próximos dias o município deve receber um novo lote para retomar a vacinação contra COVID-19. Os Idosos, com 62 anos ou mais, que ainda não receberam a 1ª dose serão contemplados assim que o município receber o próximo lote de vacinas, assim como, quem está aguardando a 2ª dose.</p>
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<p>Fonte: Assessoria de Imprensa</p>
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Ambos possuem extensa ficha criminal por furtos em veículos
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<p>No final da manhã desta terça-feira, 20, a Polícia Rodoviária Federal prendeu dois homens que desobedeceram ordem de parada e fugiram em alta velocidade pela BR 386, em Paverama. No veículo, foram encontradas 2 chaves de fenda, 1 rádio transmissor e 1 máquina de cartão.</p>
<p>Após troca de informações entre a Polícia Rodoviária Federal e a Brigada Militar sobre um possível veículo com suspeita de estar envolvido em um furto ocorrido em Lajeado este mês, equipe PRF deu ordem de parada a um Sandero. O condutor do carro simulou um estacionamento e arrancou bruscamente, fugindo por cerca de 2 quilômetros e colocando em risco pessoas e automóveis da localidade, mas foi interceptado e abordado pelos policiais.</p>
<p>Um dos homens, de 33 anos e morador de Porto Alegre, foi preso tentando escalar um posto de combustível; o outro, de 30 anos, morador de Novo Hamburgo, foi preso após tentativa de fuga a pé. Um deles foi visto descartando um aparelho celular em uma lixeira.</p>
<p>No interior do Sandero foram encontradas 2 chaves de fenda, 1 rádio HT, que intercepta transmissões policiais, e 1 máquina de cartão, que costuma ser utilizada para estelionatos. Um dos criminosos admitiu que estava fazendo reconhecimento da região para eventual cometimento de crimes patrimoniais.</p>
<p>Os dois homens foram presos e encaminhados à polícia judiciária de Lajeado. Eles responderão pelo crime de trânsito de direção perigosa e pelo crime de desobediência. Os objetos foram apreendidos e farão parte da investigação pela polícia judiciária. O carro, que pertence a uma locadora, foi recolhido administrativamente.</p>
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<p>Fonte: Assessoria de Imprensa</p>
<p>Foto: Divulgação</p>
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Município passou de 10% para 20% da população imunizada em menos de 30 dias. Cresce também o percentual de pessoas já com a segunda dose
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<p> Em menos de 30 dias, a Prefeitura de Estrela dobrou o número total de vacinados contra a Covid-19 com a primeira dose. Os mais de 7,1 mil imunizados, marca alcançada com o mutirão realizado no último sábado (17), representam 21% da população, considerando a estimativa do IBGE realizada no ano passado, de 34 mil habitantes. Sem a perspectiva de chegada de novas doses, o município dá sequência ao cronograma de vacinação da segunda dose, que teve nova etapa nesta terça-feira (20). Percentual destes deve crescer significativamente nos próximos dias com a realização de mais fases.</p>
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<p> A Prefeitura Municipal de Estrela deu início à campanha de vacinação contra a Covid-19 em 19 de janeiro, quando em ato simbólico realizou a imunização de Werner e Gisela Schinke, casal de rica história ligada à medicina do município desde a década de 1950. Até atingir a marca de 10% da população foram necessários mais de 60 dias. Este percentual duplicou em menos de um mês. Já foram vacinados até agora 7.146 estrelenses com a primeira dose.</p>
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<p> Para o secretário da Saúde de Estrela, Celso Kaplan, o ‘Lelo’, são vários os motivos que explicam isso. “Claro que, o principal, é o envio com maior frequência e maiores de lotes de vacina. Mas muito pelo engajamento da equipe, que realizou diversas ações duplas, quase que diárias, e até mesmo nos finais de semana. Isso só é possível graças a organização destas operações, o que não é algo fácil, também o apoio de voluntários, como é o caso do Lions, nossa comunicação com a população e o entendimento desta para com as nossas possibilidades”, explica. “Quando vimos que o número de vacinados cresceria, passamos a fazer o drive thru no Parque Princesa do Vale, mais espaçoso. Ainda precisamos fazer alguns ajustes. Há também o caso das vacinações simultâneas, como o caso da gripe, que também envolvem as mesmas equipes, mas acredito que estamos muito empenhados e fazer o melhor possível e os resultados estão aparecendo.”</p>
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<p>Segunda dose</p>
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<p> O percentual de vacinados em segunda dose deve crescer nos próximos dias. Assim como na segunda-feira, quando voltou a imunizar quem tem 71 anos, o município realizou nova etapa nesta terça (20), então para profissionais da saúde. Foram mais de 120 doses aplicadas. Na quinta (22) será a vez de quem tem 70 anos e na sexta (23) para quem possui 69 anos. Com isso, já são 2.474 vacinados com a segunda dose, mas a marca deve superar os três mil estrelenses até sexta-feira.</p>
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<p> A equipe de Saúde orienta as pessoas a sempre confirmarem a data correta do seu dia de receber a segunda dose na carteira de vacinação, pois ela pode ter diferença a outros da mesma faixa etária por causa da variedade da vacina e o dia da aplicação. Esta carteira é cedida ao paciente quando foi aplicada a primeira dose. “É que ocorreu um dia específico de vacinação para cada idade. Mas há quem perdeu essa data e veio se vacinar em uma etapa posterior. Essa pessoa não pode vir a receber a segunda dose junto de sua idade, e sim da faixa etária que estava ocorrendo quando foi vacinada”, explica a enfermeira coordenadora da vacinação, Ana Carolina Lopes.</p>
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<p> A campanha segue ocorrendo no Parque Princesa do Vale, sempre das 8h às 12h, no modelo drive thru. As pessoas que não têm carro devem ir ao local uma hora depois do início, mantendo o distanciamento e respeitando a fila. A iniciativa de arrecadação de alimentos também continua no local com os voluntários do Lions de Estrela. Quem tiver a doação, que avise na hora do cadastro e conferimento dos dados, pois os voluntários do Lions estão envolvidos com a operação. A equipe de saúde solicita que não se peça aos enfermeiros para que eles tirem fotos.</p>
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<p> Caso seja enviado novo lote de vacinas, será dada sequência ao cronograma. A princípio, antes de partir para novos grupos prioritários, o município deverá reservar mais uma data para vacinar o restante das pessoas de 60/61 anos, ou incluí-las em um Dia D de vacinação, que pretende imunizar as pessoas de todos os grupos que perderam o seu dia, seja da primeira ou segunda dose.</p>
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<p>Texto: Rodrigo Angeli</p>
<p>Foto: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela</p>
<p>Departamento de Comunicação e Marketing<br /> Prefeitura de Estrela </p>
Entidades têm até o dia 15 de maio para a apresentação de documentos
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<p> As Associações de Água instaladas no município de Westfália têm até o dia 15 de maio para efetuarem a atualização de dados junto à Prefeitura Municipal. Os documentos, abaixo relacionados, devem ser apresentados no Setor de Fiscalização:</p>
<p>* Estatuto da Associação de Água;</p>
<p>* CNPJ;</p>
<p>* Número da conta bancária da Associação de Água;</p>
<p>* Lista de nomes e documentos de identificação (RG e CPF) de todos os membros da Diretoria (presidente, secretário, tesoureiro, vices e conselhos);</p>
<p>* Lista de nomes de todos os associados da Associação de Água;</p>
<p>* Ata da reunião de eleição da atual diretoria;</p>
<p>* Ata da reunião de prestação de contas do exercício anterior;</p>
<p>* Livro Caixa dos últimos três anos.</p>
<p>Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3762-4553, com o Setor de Fiscalização.</p>
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<p>TEXTO: Paloma Driemeyer Valandro/AI</p>
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Tradicionalmente programado para ocorrer na segunda sexta-feira do mês de agosto, a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul - ACSURS adia, ...
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<p><strong> </strong>pelo segundo ano, a realização da 46ª edição do Dia Estadual do Porco.</p>
<p> A decisão vem em função das ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19, que chegou ao Brasil em março do ano passado.</p>
<p> A previsão era de que, em 2021, o evento acontecesse, porém, por causa do lento processo de vacinação da população, mostrou-se necessário o adiamento por mais um ano. “A Diretoria da ACSURS acredita que, para o bem de todos, seja melhor transferirmos o evento mais uma vez”, explica o presidente da entidade, Valdecir Luis Folador. </p>
<p> O Dia Estadual do Porco, que é referência estadual e também nacional, tem como objetivo colocar em evidência a suinocultura gaúcha e, em especial, o município anfitrião e nele a realização desta atividade, caracterizando-se como um evento político e técnico.</p>
<p> Em média, participam do evento de 800 a mil pessoas, entre suinocultores, representantes de cooperativas e agroindústrias, estudantes, políticos ligados ao setor e outros profissionais. “Além dos produtores gaúchos, sempre contamos com participantes de outros estados, em especial de Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. O Dia Estadual do porco se tornou um grande encontro anual”, conta o diretor executivo da ACSURS, engenheiro agrônomo Fernando Gimenez, que integra a comissão organizadora.</p>
<p> Com a transferência da data, o 46º Dia Estadual do Porco fica agendado para o dia 12 de agosto de 2022. </p>
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<p><strong>Patrocinadores</strong></p>
<p> Realizado no formato itinerante, além da Administração local, o evento máximo da suinocultura gaúcha, idealizado pela ACSURS, ainda conta com o patrocínio de várias empresas do setor. Para 2022, estão confirmadas De Heus, Machado Agropecuária e AWA Sistemas na Cota Diamante; BSBIOS, DNA South America, Embio, Mig-PLUS, Minitube e Topgen na Cota Ouro; American Nutrients, Botânica EPIs, Cargill/Nutron e Choice Genetics na Cota Prata; Agroceres Multimix, Agroceres PIC, Construrohr, Farmabase, Huvepharma do Brasil e Protec na Cota Bronze. Apoio de mídia de O Presente Rural.</p>
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<p>Fonte: Simone Jantsch</p>
<p>Jornalista</p>
<p>Assessora de Comunicação</p>
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Com o tema “Potencialidades para o município e para o produtor”, a Emater/RS-Ascar, em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs),...
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<p> realizou nesta terça-feira (20/04) uma sensibilização para a adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/RS). Voltado a prefeitos, secretários municipais, gestores, médicos veterinários, extensionistas e agricultores, o evento contou com painéis e relatos de experiências, que foram acompanhados de forma virtual por um público de mais de mil pessoas. </p>
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<p> Responsável pela principal palestra do dia, a chefe da Divisão de Organização de Agroindústrias Familiares da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado, Maluza Machado, forneceu um passo a passo para que as prefeituras possam operacionalizar o Sistema, que permite aos estabelecimentos registrados nos Serviços de Inspeção Municipais (SIMs) o comércio de produtos de agroindústrias familiares em todo o Rio Grande do Sul. </p>
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<p> Apresentando um histórico das legislações sanitárias estaduais, Maluza destacou a importância da estruturação dos SIMs municipais, que possibilitarão um maior controle de qualidade e a segurança dos produtos ofertados aos consumidores. “Já a formalização do Susaf possibilitará não apenas a abertura de novos mercados, mas também uma maior arrecadação para os municípios que aderirem ao Sistema”, lembrou a representante da Seapdr. Atualmente, o RS conta com 162 municípios no Susaf e 260 empreendimentos aptos a comercializarem para além dos limites geográficos do município. </p>
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<p> Entre as agroindústrias familiares inclusas no Sistema está a Kolonie Haus, de Teutônia, que comercializa salames, linguiças, torresminho e outros cortes suínos. Desde 2018, quando o município do Vale do Taquari aderiu ao Susaf, o empreendedor Everson Dias viu o volume de vendas triplicar, saltando de 700 quilos de cortes comercializados por semana para mais de duas toneladas no mesmo período. “Não é que não houve dificuldades ou necessidades de investimentos para que os ajustes fossem feitos, mas o retorno com a participação em feiras e acesso a outros mercados recompensou o esforço”, analisa Dias. </p>
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<p> Presente no evento, a secretária de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Silvana Covatti, valorizou a atividade, como uma forma de levar a informação, especialmente aos pequenos municípios, colocando os departamentos de Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa) e de Defesa Agropecuária (DDA) à disposição de todos. “É um trabalho feito em várias mãos, que busca transformar este programa em um suporte necessário para a agregação de valor e para a geração de renda dos pequenos empreendedores da agricultura familiar”, salientou Silvana. </p>
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<p> Já o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri utilizou a metáfora da “cereja no bolo” para se referir às agroindústrias familiares gaúchas. “E quando podemos operacionalizar essa cereja por meio do Susaf, ele se transforma em um produto de altíssima qualidade, extrapolando os limites do município”, comparou. Para Rugeri, o papel da Extensão Rural e dos gestores é o de facilitar esse processo, contribuindo para que as políticas públicas cheguem aos produtores. Já o coordenador técnico da Famurs, Mário Nascimento, reforçou a ação como estratégica para o desenvolvimento, inclusive de outras potencialidades, caso do Turismo Rural. </p>
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<p> O diretor do Dafa Flávio Smaniotto destacou o acesso aos mercados institucionais – caso dos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) – como uma excelente alternativa para as agroindústrias familiares que integram o Susaf. O evento contou ainda com a participação da diretora do DDA, Rosane Colares, e da secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia, Lídia Dhein, que fez um resgate histórico sobre a adesão do Susaf pelo município, em 2018. </p>
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<p> Dúvidas sobre o Sistema podem ser tiradas nos escritórios da Emater/RS-Ascar. </p>
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<p>Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado </p>
<p>Jornalista Tiago Bald </p>
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Evento de comunicação científica da Universidade acontece nos dias 10 e 11 de junho
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<p> O <a href="https://www.univates.br/evento/congresso-internacional-de-ciencia-tecnologia-e-conhecimento">V Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento</a> da Universidade do Vale do Taquari - Univates recebe, até o dia 26 de abril, a submissão de trabalhos científicos para mais uma edição virtualizada. O evento tem como proposta a integração da comunidade acadêmica envolvida na pós-graduação Stricto Sensu, na pesquisa e na extensão. Sendo online, as atividades permitem a participação de interessados de todo o país. </p>
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<p> Durante a realização do Congresso, entre 10 e 11 de junho de 2021, os participantes poderão conhecer estudos, pesquisas e projetos de extensão desenvolvidos na Univates, em outras instituições de ensino do Brasil e em diferentes áreas do mundo, além de trocar e compartilhar experiências. As transmissões acontecerão por meio da plataforma Univates Ao Vivo, em <a href="http://www.univates.br/aovivo">www.univates.br/aovivo</a>. A programação será divulgada em breve. </p>
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<p> A coordenadora do evento, professora doutora Marcia Jussara Hepp Rehfeldt, explica que este é momento especial para os bolsistas de Iniciação Científica, de Iniciação Tecnológica e de Inovação, bem como os de Extensão mostrarem aos pesquisadores, colegas e outros interessados o que desenvolveram em suas pesquisas. </p>
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<p> “Para alunos da pós-graduação, é uma oportunidade de compartilhar seus projetos de mestrado ou de doutorado com a comunidade acadêmica antes da conclusão do curso, ou de divulgar os resultados obtidos depois da defesa. Em ambos os casos, ocorre a disseminação do conhecimento, o que contempla a missão da nossa Universidade”, revela a docente. </p>
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<p> Todas as diretrizes para a submissão de trabalhos podem ser conferidas em <a href="http://bit.ly/inscricao-cogresso-univates">http://bit.ly/inscricao-cogresso-univates</a>. </p>
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<p> Para realizar a submissão de trabalhos, o primeiro passo é a inscrição no evento realizada pelo site <a href="https://www.univates.br/sistemas/inscricoes/processo-4503">www.univates.br/eventos</a>. O envio de resumos e trabalhos completos deve ser feito exclusivamente pelo Sistema de Inscrições da Univates, pelo autor ou apresentador do texto, seguindo todas as etapas previstas. A submissão será efetivada após a inscrição completa e o pagamento da taxa correspondente. Alunos da Univates estão isentos do pagamento.</p>
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<p> Em caso de dúvidas o setor de Cultura e Eventos da Univates permanece à disposição por meio do telefone (51) 3714 7000, ramal 5943 ou do e-mail <a href="mailto:congressointernacional@univates.br">congressointernacional@univates.br</a>. Mais informações também podem ser acessadas na página do evento em <a href="http://www.univates.br/eventos">www.univates.br/eventos</a>. </p>
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<p>Texto: Lucas George Wendt </p>
<p>Foto: Elise Bozzetto </p>
<p>Assessoria de Imprensa </p>
<p>Setor de Marketing e Comunicação - Univates</p>