Lajeado | HBB vence prêmio estadual de gestão
12/09/2017

Hospital foi destaque com projeto de inclusão de trabalhadores com deficiência
 

            Projeto desenvolvido pelo Hospital Bruno Born para promover a inclusão de trabalhadores com deficiência foi vencedor do Prêmio Luiz Carlos Rocha Falchi de Gestão Hospitalar. De âmbito estadual, a distinção premia ações de desenvolvimento dos colaboradores dos hospitais filantrópicos e santas casas do RS.

            De acordo com a gerente de Recursos Humanos da instituição, Giseli Vicieli Farinhas, o projeto para inclusão dos trabalhadores com deficiência iniciou em 2013. “Naquele ano, iniciamos uma série de palestras e treinamentos para os gestores e demais colaboradores sobre o tema.”

            A segunda etapa do trabalho foi de adaptação do ambiente para receber de forma adequada os colaboradores com deficiência. Em cada setor, foram instaladas rampas e outras estruturas conforme a necessidade dos trabalhadores. “Temos uma telefonista com deficiência visual, então, adaptamos todo o sistema de telefones, por exemplo.”

            Nos anos seguintes, a inclusão passou a ser debatida com os colaboradores com deficiência. Desde então, o grupo se reúne para tratar sobre o assunto. “Existem muitas barreiras sociais, seja na família, na sociedade, e nos espaços públicos, que vão se quebrando aos poucos com esse trabalho.”

            Felipe Ritter, 32, é um dos participantes do programa. Trabalhador do HBB desde o início dos anos 2000, ele sofreu um acidente em 2004 que resultou em traumatismo craniano. Após cinco meses em coma, teve que reaprender coisas básicas como falar, comer e caminhar.

            O trabalho de recuperação durou dez anos, período em que Ritter ficou afastado do trabalho. “Nesse meio-tempo nasceu meu filho, que foi o principal motivo para continuar lutando”, lembra. Ao retornar ao trabalho, Ritter diz ter encontrado todos os recursos necessários para o bem-estar de uma pessoa com deficiência.

Dever institucional

            Diretor do hospital, Cristiano Dickel acredita que é dever da instituição promover saúde e qualidade de vida no ambiente profissional, além de valorizar as práticas desenvolvidas pelos trabalhadores com deficiência e auxiliá-los a enfrentar as barreiras sociais.

            “Considero fundamental o desenvolvimento de programas de inclusão para que todos os funcionários possam participar e desenvolver suas habilidades no ambiente de trabalho”, afirma.

            O programa desenvolvido pelo HBB será apresentado durante a comemoração dos 30 anos da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS. O evento ocorre na terça-feira, 12, no Hotel Continental em Porto Alegre.

 

 

Fonte: A Hora.

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5259
Realizada em 17/02/2018
1º - 61090
2º - 50484
3º - 09342
4º - 24371
5º - 43127

Recados

02/02/2018 16:24:29
Vini Zanotto: vinizanottooficial@gmail.com
Ola sou Vini Zanotto músico de Caxias do Sul, RS, gostaria de saber como posso enviar meu material para entrar na programação da rádio, aguardo seu retorno grande abraço!!!

20/01/2018 09:40:11
claudio guntzel
Bom dia Claiton! Quero desejar um feliz sábado a todos os meus amigos do grupo Amor Perfeito e a vocês da radio para este maravilhoso programa,a resposta da charada a quinta esta chocando com a kátia

20/01/2018 09:19:58
L
Queremos mandar um abraço pra todos de Estrela, Poço das Antas e Sao Pedro da Serra que estarão amanhã na Posse do Padre Ademar Ströher em Triunfo. Queremos a música Valsa da Vovó Elfrida

30/12/2017 10:22:19
Elton buth
Bom dia Claiton, estou te ouvindo aqui em Seara sc. Avisa o pessoal aí que quinta ou sexta 04 ou 05 de Janeiro estaremos indo fazer uma visita pra vcs. Vamos nuns quatro ou cinco. eu Hilda, o Airton e a esposa dele e o Rogério. Abraços e feliz ano novo a todos.


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.