Bom Retiro do Sul | Palestras abordam práticas pedagógicas para auxiliar educadores da rede municipal em Bom Retiro do Sul

20/02/2024

Confira:

 

Estratégias para auxiliar os educadores no cotidiano escolar estiveram em pauta no ciclo de palestras realizado em Bom Retiro do Sul, antes do início do ano letivo da rede municipal. Organizada pela Secretaria de Educação e Cultura, a programação incluiu três atividades, nessa quinta (15) e sexta-feira (16), conduzidas pela pedagoga e consultora educacional Bruna Lislie dos Santos.

Especialista em Gestão e Coordenação Escolar, Bruna Lislie discorreu sobre conhecimentos teóricos e sugestões práticas para contribuir no trabalho dos docentes do município. Nas três atividades juntas, participaram cerca de 100 pessoas, entre professores, coordenadores e diretores escolares, de instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Conforme Bruna, o objetivo foi compartilhar ferramentas capazes de instrumentalizar os educadores para tornar as abordagens educacionais mais assertivas e positivas no desenvolvimento integral das crianças. Entre os temas trabalhados, estiveram etapas do desenvolvimento infantil, rotina, planejamento, inspirações do método montessoriano, habilidades socioemocionais e cultura de paz nas escolas.

“Foi muito gratificante retornar à cidade onde nasci e vivenciei a minha educação básica. Acredito muito no potencial transformador que esta equipe de educadores tem na formação dos jovens e na construção de uma sociedade cada vez melhor”, completa Bruna.

Três momentos de trocas

O primeiro encontro reuniu educadores e gestores da Educação Infantil e Anos Iniciais da rede municipal, na manhã de quinta-feira, na Escola Irmãs Pivatto. Os assuntos abordados foram “janelas de aprendizagem” no desenvolvimento infantil, preparação dos espaços em sala de aula, incentivo à autonomia, respeito à infância, atividades de vida prática, entre outros.

O segundo momento, durante a tarde de quinta, foi voltado a professores do Ensino Fundamental e abordou técnicas e estratégias para resolução de conflitos e estímulo à cultura de paz nas escolas. O grupo participou de uma dinâmica baseada nos Círculos de Construção de Paz, que podem ser aplicados em sala de aula para dissolver impasses e buscar soluções para desafios cotidianos.

A participação de Bruna Lislie no ciclo de palestras encerrou na tarde de sexta-feira, novamente com educadores que trabalham com Educação Infantil e Anos Iniciais. Os temas centrais foram a gestão do tempo e o planejamento como aliados do professor, para conduzir a turma de forma produtiva e ordenada. Em discussões em grupos, os participantes propuseram melhorias na rotina para tornar o dia a dia mais harmônico.

A programação do ciclo de palestras de Bom Retiro do Sul também contou com o palestrante Marcos Petry, do canal Diário de um Autista, Equipe Pedagógica do Colégio Evangélico Alberto Torres, a promotora Vanessa Saldanha de Vargas e a psicopedagoga Vanessa Freitas.

Compartilhando vivências

Bruna Lislie dos Santos é pedagoga, formada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Gestão e Coordenação Escolar e pós-graduanda em Educação Montessori. Atualmente, é coordenadora pedagógica em instituição de ensino da rede privada, com vasta experiência na área da educação.

Inspirada no legado de referências na área como Maria Montessori, Emmi Pikler e Loris Malaguzzi, Bruna Lislie dedica-se a temas como Gestão e Formação Docente, Liderança, Educação Infantil e contribuições do Método Montessoriano ao ambiente escolar.

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5857
Realizada em 13/04/2024
1º - 076714
2º - 027969
3º - 003880
4º - 041316
5º - 023142

Recados

04/03/2024 07:39:17
Rosmar Adriano SilvaRio claro
A programaao da radio tem programas relacionados a novas amizades namoro,troca de telefone, redes sociais etc??

25/01/2024 11:02:16
Ana
Sou de Westflia, gostaria de participar

09/01/2024 12:17:19
Raide alesgut
bom dia com alegia para vocs da Tirol....

21/12/2023 15:00:24
jodiane
feliz natal


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.