Estrela | Mudanças nas unidades Cras facilitam atendimento à população

20/02/2024

O objetivo é aproximar a comunidade dos diversos serviços públicos prestados:

O setor de Assistência Social de Estrela está passando por reajustes após ter parte de seus serviços afetados pelos eventos climáticos recentes. Depois de um período de interrupção, as atividades no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro Moinhos foram reiniciadas ao longo da última semana.

          O Cras localizado no Loteamento Marmitt, que engloba o Moinhos, foi seriamente prejudicado durante as recentes enchentes no Vale do Taquari, sendo necessário transferir temporariamente suas operações para o antigo prédio do INSS nos últimos meses.

 

Cras Moinhos de volta para casa

 

          O prédio do Cras Moinhos passou por uma série de reformas para viabilizar a retomada do atendimento. Graziela Neitzke, coordenadora do espaço, ressalta a importância de estar presente na comunidade. “Embora a volta ao bairro demandou tempo, pois foram muitos equipamentos perdidos nas enchentes, e toda a questão de limpeza e higienização, estamos agora voltando ao nosso tradicional espaço, e retomando as atividades. As dinâmicas em grupo, inclusive, vão voltar nos próximos dias, e esta proximidade com a população ajuda muito e acelera os trabalhos”, afirma a coordenadora.

          Ela revela ainda que o primeiro passo é mapear novamente as necessidades locais e da população. “Estamos realizando o mapeamento do bairro, que é necessário, pois a enchente causou mudanças grandes na rotina das pessoas e o objetivo inicial é este. Aí sim poderemos falar novamente em número de pessoas assistidas”, afirma.

 

A população agradece

 

          O morador Evandro de Ramos Meurer elogia o retorno da unidade ao Bairro Moinhos. “Vai ficar mais próximo para os moradores daqui, que não precisam mais se deslocar até a Avenida Rio Branco. Já ajudei a trazer donativos de lá para as famílias, mas é sempre melhor quando é mais perto, e acredito que facilita para os profissionais do Cras terem uma melhor visão das necessidades locais. Acho que vai ajudar muito”, observa Meurer.

 

Mudança no Cras Centro

 

          O Cras Centro, anteriormente localizado no Centro, mudou-se para a antiga sede do INSS, na Avenida Rio Branco. A mudança busca facilitar o acesso dos usuários, especialmente de bairros como o Boa União, Indústrias, Oriental e Imigrantes e otimizar o uso de um antigo prédio público. O novo espaço também está sendo planejado para retomar oficinas e atividades em grupo. A meta agora é concentrar todos os serviços, como o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), no mesmo local.

 

Horário de atendimento nas unidades

 

O atendimento no Cras Moinhos e no Cras centro segue sendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

Texto: Júlio César Lenhard

Fotos: Júlio César Lenhard/Governo de Estrela

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5857
Realizada em 13/04/2024
1º - 076714
2º - 027969
3º - 003880
4º - 041316
5º - 023142

Recados

04/03/2024 07:39:17
Rosmar Adriano SilvaRio claro
A programaao da radio tem programas relacionados a novas amizades namoro,troca de telefone, redes sociais etc??

25/01/2024 11:02:16
Ana
Sou de Westflia, gostaria de participar

09/01/2024 12:17:19
Raide alesgut
bom dia com alegia para vocs da Tirol....

21/12/2023 15:00:24
jodiane
feliz natal


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.