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Cerca de R$ 2,8 mil foram levantados na ação
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<p> Festejar e ajudar o próximo. Essa foi a proposta do São João Solidário desenvolvida pelo público interno da Fundação Univates na sexta-feira, dia 24 de junho. A ação foi realizada com o objetivo de arrecadar fundos para o Programa Ajudarinho - que concede bolsas de estudo a estudantes carentes. A receita gerada pela atividade, de R$ 2.824,00, foi doada integralmente para o programa Ajudarinho.</p>
<p> </p>
<p> Os comes, bebes e atrações foram organizados pelos funcionários dos diversos setores da Instituição. Os envolvidos garantiram muitas delícias e diversão durante a ação, que contou com doces, salgados, bebidas sem álcool, além de atrações como correio elegante e cadeia.</p>
<p> </p>
<p> Esta é a segunda edição do evento e foi organizada pela área de Gente e Gestão. “Nosso agradecimento especial a todos que se envolveram de alguma forma com esta ação tão linda realizada a partir do esforço coletivo. O engajamento do público interno fez toda a diferença para tornar o evento um sucesso”, destacam, em nota, os responsáveis pela organização do evento. </p>
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<p>Texto: Redação Univates </p>
<p>Imagens: Divulgação/Univates </p>
<p>Assessoria de Imprensa </p>
<p>Setor de Marketing e Comunicação - Univates</p>
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Condições especiais são válidas para matrículas realizadas de 4 a 11 de julho
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<p> Até a próxima segunda-feira, 11, a <a href="http://www.univates.br">Universidade do Vale do Taquari - Univates</a> realiza a Semana da Matrícula dos cursos de graduação presencial. Essa é a oportunidade para os candidatos ingressarem na Instituição no semestre 2022B com incentivos especiais, como o desconto de 30% na primeira mensalidade.</p>
<p> </p>
<p> O desconto será concedido na primeira mensalidade do semestre, não sendo permitido utilizá-lo em outra mensalidade. Todos os alunos regulares ingressantes no semestre 2022B, incluindo transferências externas, reingresso e portador de diploma, que participarem da Semana da Matrícula da Univates terão direito aos benefícios.</p>
<p> </p>
<p> Os recém-matriculados também terão acesso ao curso de Planejamento da Carreira Profissional, que é uma mentoria para auxiliar o estudante a esclarecer dúvidas e a definir planos para a trajetória profissional. O curso é ministrado por uma psicóloga especializada da Rede de Carreiras da Univates.</p>
<p> </p>
<p> A matrícula pode ser realizada de forma totalmente <em>on-line</em>, no <a href="https://www.univates.br/startunivates/login/">univates.br/startunivates</a>. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp 51 3714-7000 ou pelo <em>e-mail</em> <a href="mailto:vemprauni@univates.br">vemprauni@univates.br</a>.</p>
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<p><strong>Inscrições abertas</strong></p>
<p> Para quem ainda não está inscrito, mas quer aproveitar os benefícios, basta realizar a inscrição gratuita no <em>site</em> <a href="http://www.univates.br/vestibular">univates.br/vestibular</a> ou pelo WhatsApp (51) 3714 7000. São 28 opções de cursos de graduação presenciais, exceto Medicina, com inscrições abertas para ingresso no segundo semestre deste ano. </p>
<p> </p>
<p> Além do vestibular <em>on-line</em>, o candidato também pode optar pelo ingresso com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com nota de processo seletivo anterior realizado na Univates, pelo reingresso, pela transferência externa ou como portador de diploma para cursar uma segunda graduação.</p>
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<p>Texto: Natalia Nissen</p>
<p>Crédito da foto: Divulgação</p>
<p>Assessoria de Imprensa </p>
<p>Setor de Marketing e Comunicação - Univates</p>
Entre as ações a serem desempenhadas pelas equipes da Concessionária estão os trabalhos de permanentes de recuperação, manutenção e conservação da rodovia.
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<p align="center"> </p>
<p> A CCR ViaSul informa seu cronograma de obras semanal a ser realizado entre os dias 4 e 10 de julho. Entre as ações a serem desempenhadas pelas equipes da Concessionária estão os trabalhos de permanentes de recuperação, manutenção e conservação da rodovia. </p>
<p> Para a execução desses os serviços são necessários bloqueios de faixas e operações pare-e-siga, podendo ocasionar lentidão ou retenção de veículos em alguns segmentos. A Concessionária reforça aos usuários para que redobrem a atenção e respeitem a sinalização e os limites de velocidade ao passar pelos locais, uma vez que operários estão nas imediações da pista.</p>
<p> Para evitar possíveis transtornos nos locais com restrições de tráfego, recomenda-se que os usuários, sempre que possível, programem seus deslocamentos. As condições do trânsito estão disponíveis no aplicativo CCR Rodovias Sul, no site <a href="http://www.ccrviasul.com.br">www.ccrviasul.com.br</a>, pelo WhatsApp no (51) 3303-3858 ou por meio do Disque CCR ViaSul 0800 000 0290, disponível 24 horas por dia para emergências e informações.</p>
<p> A CCR ViaSul reforça que o cronograma de obras é dinâmico e poderá sofrer alterações. Em caso de condições climáticas desfavoráveis, os serviços serão reprogramados.</p>
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<p><strong>RECUPERAÇÃO DE PAVIMENTO E REPAROS LOCALIZADOS</strong></p>
<p><strong> </strong></p>
<p><strong><span style="text-decoration: underline;">BR 101</span></strong></p>
<p><em>Bloqueio de faixa</em></p>
<p><strong><br /> Torres a Osório: </strong>Fresagem, correções emergenciais no pavimento e levantamento deflectométrico entre os kms 0 e 88 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;</p>
<p><strong>Três Forquilhas a Osório: </strong>Execução de drenos entre os kms 40 e 74 – pista Norte. Entre 6h e 18h;</p>
<p><strong>Maquiné: </strong>Reparo de barreira em passarela no km 62 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h; <strong>*sem interdição de faixa<br /> Osório: </strong>Reparo de barreira em passarela no km 78 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h; <strong>*sem interdição de faixa</strong></p>
<p><strong><span style="text-decoration: underline;">BR 290</span></strong></p>
<p><em>Bloqueio de faixa</em></p>
<p><strong><br /> Osório a Porto Alegre: </strong>Fresagem e correções emergenciais no pavimento entre os kms 0 e 98 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;</p>
<p><strong><span style="text-decoration: underline;"> </span></strong></p>
<p><strong><span style="text-decoration: underline;">BR 386</span></strong></p>
<p><em>Bloqueio de faixa</em></p>
<p><strong><br /> Carazinho a Canoas: </strong>Fresagem, serviços de sondagens, correções emergenciais localizadas no pavimento, levantamento deflectométrico e ensaio de atrito entre os kms 180 e 446 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;</p>
<p><strong>Marques de Souza a Lajeado: </strong>Obras de duplicação entre os kms 330,6 e 345,8 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;</p>
<p><strong>São José do Herval a Pouso Novo: </strong>Restauração de pavimento entre os kms 279 e 310 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;</p>
<p><strong>Lajeado: </strong>Detonação de material rochoso entre os kms 333 e 339 – ambos os sentidos. Dias 05 e 07, entre 14h e 15h. <strong>*bloqueio total da rodovia</strong></p>
<p><strong>Marques de Souza: </strong>Retornos em nível nos kms 330,5 e 337,5 – ambos os sentidos. Entre 7h e 18h30.</p>
<p><strong>Marques de Souza: </strong>Acessos nos kms 325,8 e 329,3 – sentido Canoas e kms 325,9 e 326,8 – sentido Carazinho. Entre 7h e 18h30.</p>
<p><strong>Lajeado: </strong>Acessos no km 338 – ambos os sentidos. Entre 7h e 18h30.</p>
<p><strong>Marques de Souza: </strong>Passarela no km 325,8 – ambos os sentidos. Entre 7h e 18h30. <strong>*sem interdição de faixa</strong></p>
<p><strong>Lajeado: </strong>Passarela no km 338 – ambos os sentidos. Entre 7h e 18h30.<strong> *sem interdição de faixa</strong></p>
<p><strong>Lajeado: </strong>Passagens inferiores nos km 341,6, 345,2 e 346 – ambos os sentidos. Entre 7h e 18h30. <strong>*sem interdição de faixa</strong></p>
<p><strong>Lajeado: </strong>Interseção tipo Diamante no km 341,7 – ambos os sentidos. Entre 7h e 18h30.<strong> *sem interdição de faixa</strong></p>
<p><strong>Lajeado: </strong>Vias marginais entre os kms 339,4 e 345,9 – ambos os sentidos. Entre 7h e 18h30.<strong> *sem interdição de faixa</strong></p>
<p><strong>Soledade a Fontoura Xavier: </strong>Sondagem e topografia entre os kms 244 e 271 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h.<strong> *sem interdição de faixa<br /> Forquetinha a Estrela: </strong>Supressão vegetal, terraplanagem e implantação de placas entre os kms 346 e 351 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h.</p>
<p><strong>São José do Herval a Pouso Novo: </strong>Execução de drenos entre os kms 279 e 290 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h.</p>
<p><strong> </strong></p>
<p><strong><span style="text-decoration: underline;">BR 448</span></strong></p>
<p><em>Bloqueio de faixa</em></p>
<p><strong><br /> Sapucaia a Porto Alegre: </strong>Fresagem, correções emergenciais localizadas no pavimento e levantamento deflectométrico entre os kms 0 e 22 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;</p>
<p><strong> </strong></p>
<p><strong> </strong></p>
<p><strong>TRABALHOS DE CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO</strong></p>
<p><strong> </strong></p>
<p><strong>BR 101</strong></p>
<p> Sinalização vertical, limpeza de pista, limpeza, reparo e pintura de obras de arte especiais, limpeza de barreira de concreto e reparo de drenagem, poda de árvores e arbustos, sinalização horizontal, limpeza de placas de sinalização, implantação de delineador, defensa metálica, roçada e coleta de lixo entre Torres e Osório (km 0 ao 88) – ambos os sentidos com interdição de faixa;</p>
<p><strong> </strong></p>
<p><strong>BR 290</strong></p>
<p> Sinalização vertical, defensa metálica, limpeza de drenagem, barreira de concreto e acostamento, limpeza de placas de sinalização, implantação de delineador, limpeza e pintura de obras de arte especiais, poda de árvores e arbustos, sinalização horizontal, roçada e coleta de lixo entre Osório e Porto Alegre (km 0 ao 98) – ambos os sentidos com interdição de faixa;</p>
<p><strong> </strong></p>
<p><strong>BR 386</strong></p>
<p> Limpeza e recuperação de sistemas de drenagem (meio fio, canaletas, bueiros e tampas de bueiros), com retroescavadeira, remoção de entulhos, recuperação de terraplenos, instalação, remoção e recomposição de sinalização vertical. Instalação/manutenção de dispositivos de segurança e atenuantes de impacto, manutenção da pintura de pista, estruturas de contenção, reinstalação de tachas faltantes, poda de árvores e arbustos, roçada e coleta de lixo. Serviços realizados entre Carazinho e Canoas (km 180 ao 446) - ambos os sentidos com interdição de faixa;</p>
<p><strong> </strong></p>
<p><strong>BR 448</strong></p>
<p> Defensa metálica, limpeza de drenagem, barreira de concreto e acostamento, sinalização vertical, sinalização horizontal, roçada e coleta de lixo entre Porto Alegre e Sapucaia (km 0 e 22) - ambos os sentidos com interdição de faixa.</p>
<p> </p>
<p> </p>
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<p> Fonte: Assessoria de Imprensa</p>
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Assembleia traçou estratégias de atuação
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<p> Com a presença de 30 representantes de instituições de ensino, órgãos públicos e empresários que fazem parte do arranjo, foi realizada no dia 30 de junho, a primeira reunião plenária do grupo, após o reconhecimento por parte do Governo do Estado. A homologação foi publicada no Diário Oficial no dia 13 de junho.</p>
<p> </p>
<p> O presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari, Ivandro Carlos Rosa recordou o período de espera e o empenho da região para conseguir a certificação. “ O APL vai ser mais uma ferramenta como outras que já dispomos para destravar vários nós que até aqui não estávamos conseguindo e isso vai alavancar a economia da região. ” A CIC VT é a entidade gestora do arranjo e tem como um dos parceiros o Sebrae, que auxilia na governança.</p>
<p> </p>
<p> Durante o encontro, foi definida a marca do APL, desenvolvida de forma voluntária pela agência IM Brasil de Santa Clara do Sul. A Coordenadora do APL AB VT, Aline Eggers Bagatini apresentou o propósito do Arranjo que é fortalecer o setor de alimentos e bebidas do Vale do Taquari através do APL. Ela enfatizou que o Vale é muito forte e rico em alimentos e bebidas. “ A gente precisa entender que é mais fácil ganhar nesse mercado competitivo quando somamos esforços, todo mundo se fortalece, com isso vamos gerar ótimos frutos.”</p>
<p> </p>
<p><strong>Objetivo do APL AB VT </strong></p>
<p> Aline mostrou que o trabalho no APL permite o aumento da competitividade das empresas integrantes, com isso vai ser possível a disponibilização e capacitação de recursos humanos, a inovação e melhoria de produtos, processos e serviços, integração da cadeia e representação setorial. A Coordenadora ressaltou ainda os benefícios como o fortalecimento em pleitos por meio de ações integradas, participação em Editais do Governo, pontuação nos projetos FUNDOPEM, acesso facilitado a serviços de crédito e financiamento, participação em feiras e eventos e compras conjuntas de insumos.</p>
<p> </p>
<p><strong>Regras para fazer parte do APL AB VT </strong></p>
<p> A empresa deve ser associada a alguma entidade comercial municipal participante da CIC VT, aderir formalmente ao APL e participar ativamente das reuniões e iniciativas do Arranjo. No encontro, o grupo ainda definiu valores da adesão e a cobrança de mensalidade a partir do próximo ano, além do calendário de reuniões.</p>
<p> </p>
<p><strong>Ações previstas do APL AB VT </strong></p>
<p> Nos próximos meses, a entidade pretende identificar as necessidades de recursos humanos qualificados para o setor de alimentos e bebidas do Vale do Taquari, assim como as ofertas de qualificação disponíveis, realizar encontros de trocas de experiências entre as empresas participantes, realizar Workshop com palestras técnicas das empresas fornecedoras de matérias primas e insumos para mostrar as tendências de mercado, inovação, tecnologias, buscar acesso facilitado a linhas de crédito e de financiamento e disseminar formas de acesso ao Fundopem, FINEP e outros.</p>
<p> Segundo Aline, o próximo passo é tornar a região reconhecida como Vale dos Alimentos. Paralelo a isso, a entidade vai tentar atrair novos negócios para a região.</p>
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<p>Foto: Divulgação</p>
<p>Fonte: Assessoria de Imprensa </p>
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Noite de abertura terá Palestra Show com a Banda Rosa’s e convidadas especiais
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<p class="Standard" align="center"> </p>
<p style="text-align: left;" align="center"> Nos dias 14 e 15 de julho, quinta e sexta-feira, o Município de Poço das Antas, através da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Turismo, terá a sua Feira do Livro. A programação, concentrada a maior parte do tempo na Sascpa, contará com diversas atrações especiais, tanto para a comunidade escolar, quanto para o público em geral.</p>
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<p><strong>14 de julho – Quinta-feira</strong></p>
<p> No dia 14 de julho, quinta-feira, o início da programação é às 19h com abertura solene na Sascpa, em Poço das Antas. Na sequência, a Banda Rosa’s fará a Palestra Show “Melodia das palavras”, com participação especial de Dirce Becker Delwing e Ivete Kist. Dirce é escritora, psicoterapeuta e jornalista, enquanto Ivete é doutora em letras, professora e escritora. Elas, junto da Banda Rosa’s, prometem uma mescla de música e literatura, num momento de diversão, reflexão e viagem para mundos distantes através da melodia das palavras. Não haverá cobrança de ingresso para a programação.</p>
<p> </p>
<p><strong>15 de julho – Sexta-feira</strong></p>
<p class="04xlpa"> Já na sexta-feira, dia 15 de julho, a programação é para as escolas do Município. Nos turnos da manhã e da tarde, os alunos dos Anos Iniciais e Finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Leo Pedro Schneider e da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Valentim Schneider, terão um momento de conversa com o autor Eliandro Rocha. Essa atividade aproximará os estudantes do escritor e contador de histórias que teve os seus livros trabalhados em sala de aula durante esse semestre, possibilitando uma troca significativa sobre os aprendizados e inspirações extraídos de suas obras.</p>
<p class="04xlpa"> Também no dia 15 de julho, os alunos dos anos iniciais da EMEF Leo Pedro Schneider e da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Espaço da Criança terão atividades especiais com o Elefante Letrado, com momentos de contação de histórias e interação, também nos turnos da manhã e da tarde. O <em>Elefante Letrado</em> é uma plataforma digital de leitura para crianças que, através de seu mascote, garantirá um dia de muita história e diversão para os pequenos leitores.</p>
<p class="04xlpa"> Os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Poço das Antas também terão um momento especial durante a Feira do Livro. Na tarde do dia 15, no auditório da Prefeitura Municipal, eles assistirão à peça teatral “Cidade das Cores”, de Marcos Cardoso Produções.</p>
<p class="04xlpa"> </p>
<p class="04xlpa"><strong>Durante a Feira do Livro</strong></p>
<p> Além da programação especial, a feira também terá outras atrativos concentrados na Sascpa, durante os dois dias de programação:</p>
<p><strong>• Exposição Fotográfica "Fios d'alma", de Tatiane Ertel -</strong> Série fotográfica que retrata a força, a profundidade, a fé, a simplicidade e o brilho de meninas haitianas que vieram com suas famílias para o Vale do Taquari. As fotografias foram impressas em tecido por sublimação, e após, bordadas à mão por duas outras mulheres. A grande maioria delas foi bordada pela estrelense Lúcia Erthal, e uma delas, por Sandra Perotti. Tatiane Ertel é fotógrafa e artista visual, formada pela UFRGS. Natural de Poço das Antas, atualmente reside em Estrela. Tem seu trabalho reconhecido e premiado nacionalmente e internacionalmente.</p>
<p>• <strong>Exposição de trabalhos - </strong>Mostra dos trabalhos executados em salas de aula e inspirados nos livros do autor Eliandro Rocha.</p>
<p>• <strong>Venda de livros das Lojas Wessel - </strong>Títulos para o público infantil, infanto-juvenil e adultos.</p>
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<p>Crédito das foto: divulgação</p>
<p>Crédito do texto: Assessoria de Comunicação (ASCOM) de Poço das Antas</p>
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Reunião Anual da Abeno acontece entre os dias 7 e 9 de julho
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<p> A 57ª Reunião Anual da <a href="https://abeno.org.br/" target="_blank">Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno)</a> será realizada entre os dias 7 e 9 de julho na <a href="http://www.univates.br/" target="_blank">Universidade do Vale do Taquari - Univates,</a> com atividades presenciais e <em>on-line</em>. Para mais informações sobre o evento, <a href="https://57reuniao.abeno.org.br/" target="_blank">clique aqui. </a>A Reunião é um evento técnico-científico destinado a gestores, coordenadores de curso, professores e estudantes de Odontologia.</p>
<p> </p>
<p><strong>Preparação para o evento</strong></p>
<p> O coordenador do curso de Odontologia e coordenador do evento, professor Andrea Rucks Varvaki Rados, relata que há uma expectativa para o evento por parte da comissão organizadora e dos estudantes. “Em 2021 tivemos a publicação das novas diretrizes curriculares para o ensino em Odontologia e a proposta do evento neste ano é discutir esse documento, bem como as possibilidades de aplicação nos currículos dos cursos. Há anos a Univates vem tentando sediar a reunião anual e, em 2022, finalmente será possível receber o evento. Este ano marca o final da gestão da professora Vânia Fontanella, presidente da Abeno, e será uma honra poder marcar o final da gestão dela na Univates”, explica o docente. </p>
<p> Ao longo dos últimos meses, a Universidade se preparou para acolher os visitantes entre 7 e 9 de julho. “Professores, técnico-administrativos e estudantes da Univates se envolveram de maneira importante, tanto na organização do evento como na redação de resumos e trabalhos a serem apresentados ao longo da Reunião. Temos mais de 20 trabalhos aprovados para apresentação, além de uma série de oficinas que ocorrerão no sábado, de modo a divulgar as propostas e ações realizadas no curso de Odontologia e na Univates”, diz Rados. </p>
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<p><strong>Programação</strong></p>
<p> Na programação do evento estão palestrantes de destaque na área do ensino de Odontologia, tanto no Brasil quanto em outros países. Nas conferências previstas para o dia 7 de julho, a partir das 14h, o pesquisador Sérgio Roberto Kieling Franco, dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), dialogará sobre a concepção do projeto político-pedagógico para cursos de Odontologia. A mediação será realizada pela pesquisadora Daniela Lemos Carcereri, do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). </p>
<p> No dia 8 de julho, o contexto educacional e o curso de Odontologia serão os temas apresentados pelas conferencistas Ana Estela Haddad, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (Fousp), e Maria Cristina Manzanares, da Universidade de Barcelona. A coordenação das atividades será realizada pela pesquisadora Maria Celeste Morita, da Universidade Estadual de Londrina. </p>
<p> Também no dia 8 a formação de um consenso da Abeno sobre estágios curriculares obrigatórios na formação em Odontologia será discutida pelos conferencistas Luís Augusto Noro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Gustavo Pina Godoy, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A coordenação é de Daniela Lemos Carcereri (UFSC).</p>
<p> No dia 9 de julho, último dia do evento, acontecerá pela primeira vez o Encontro Estadual dos Diretórios Acadêmicos (DAs) dos cursos de Odontologia do Rio Grande do Sul. A coordenação das atividades será realizada por Fabiana Schneider Pires (Ufrgs), Thalya Gabriela de Carvalho (estudante da Ufrgs) e Tiago Luiz Claus (estudante da Univates). </p>
<p> “Desenvolvemos o encontro a partir da possibilidade de estudantes participarem da reunião da Abeno”, explica o presidente do DA do curso de Odontologia da Univates, Tiago Claus. “Esse dia é para os estudantes e para os DAs - novidade na programação. A ideia é integrar os estudantes, promover conexões, trocar experiências. Essa atividade é muito valiosa para a gente. Pensamos em oficinas para a tarde, e durante a manhã discutiremos assuntos importantes para os estudantes”. </p>
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<p>Texto: Lucas George Wendt </p>
<p>Imagens: Divulgação</p>
<p>Assessoria de Imprensa </p>
<p>Setor de Marketing e Comunicação - Univates</p>
Conforme a Concessionária, as explosões entre os kms 337 e 341, em Lajeado, deverão acontecer nos dias 5 (terça) e 7 (quinta), sempre a partir das 14h.
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<p align="center"><strong> </strong></p>
<p> A CCR ViaSul divulgou nesta sexta (1º) o cronograma de detonações previstas na BR-386 para essa semana. Conforme a Concessionária, as explosões entre os kms 337 e 341, em Lajeado, deverão acontecer nos dias 5 (terça) e 7 (quinta), sempre a partir das 14h.</p>
<p> Para garantir a segurança dos usuários que utilizam a BR-386, durante as explosões, a rodovia é totalmente bloqueada por cerca de 1 hora nas proximidades desses locais. Após as explosões, as equipes da Concessionária realizam a limpeza da pista antes de liberar ao tráfego.</p>
<p> Por isso, a CCR ViaSul recomenda aos motoristas que programem seu trajeto de forma a evitar imprevistos. Ainda, esse cronograma está sujeito às condições climáticas e pode sofrer alteração.</p>
<p> A Concessionária irá divulgar semanalmente, sempre às sextas-feiras, o cronograma de detonações previsto para a semana subsequente.</p>
<p> Dúvidas ou outras informações podem ser esclarecidas pelo Disque CCR ViaSul no telefone 0800 000 0290, pelo WhatsApp (51) 3303-3858 ou ainda pelo site <a href="http://www.ccrviasul.com.br">www.ccrviasul.com.br</a>.</p>
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<p>Fonte: Assessoria de Imprensa<strong><br /> </strong></p>
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A partir de agora, motoristas podem ser multados caso estacionem em locais proibidos
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<p> Após o estudo de viabilidade e atendendo a solicitações de moradores e motoristas, o Conselho Municipal de Trânsito, Consepro, Brigada Militar e Setor de Engenharia do Município de Imigrante definiram alterações no estacionamento de veículos nas ruas do bairro Esperança. As definições se estendem aos acessos ao loteamento 10 de Abril, no centro.</p>
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<p> A partir de agora, o estacionamento será permitido somente em us dos lados da via. A medida foi adotada porque as ruas, com sete metros de largura, dificultam a manobra de ônibus escolares, caminhões e até de dois carros transitando simultaneamente.</p>
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<p> A instalação das placas de “Proibido Estacionar” junto às ruas onde os cordões estão pintados de amarelo ocorreu no último final de semana. As alterações foram efetuadas nas ruas: Germano Mügge, 10 de Abril, Sete de Setembro, Estrela, Rua Emancipação, Rua 09 de Maio e Rua Garibaldi.</p>
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<p> A partir de agora o condutor que descumprir a legislação e estacionar nos locais proibidos estará sujeito a multa e o veículo poderá ser guinchado.</p>
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<p>Foto: Cris Thomé / Divulgação</p>
<p>Assessoria de Imprensa</p>
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Doze estudantes apresentam seus trabalhos em evento no dia 11 de julho no Teatro Univates
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<p> O Curso Superior de Tecnologia em <em>Design</em> de Moda da <a href="http://www.univates.br">Universidade do Vale do Taquari - Univates</a> iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2011. Criado para atender a uma demanda latente na região, o curso formou 84 <em>designers</em> de moda e se prepara para formar mais 12 estudantes que concluem o curso em 2022A, quando o tecnólogo encerra seu ciclo de atividades.</p>
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<p> Entregando excelência desde a sua criação, o Curso de <em>Design</em> de Moda da Univates possui nota máxima (5), conforme a última avaliação do Ministério da Educação (MEC), de 2019, sendo avaliado como um dos cinco melhores cursos do país. </p>
<p> </p>
<p> Para marcar o fechamento deste período de 11 anos de atividades e o retorno às apresentações presenciais dos trabalhos de conclusão de curso, o desfile Gênese: Novos Ciclos apresenta o resultado das criações de 12 estudantes do curso. Serão apresentadas coleções-cápsula com quatro <em>looks</em>, inseridas no contexto da pesquisa acadêmica embasada por artigos escritos pelas estudantes, traduzidos em peças criadas, modeladas e confeccionadas pelas alunas. Cada coleção também trará um <em>fashion film</em> produzido como parte integrante do Trabalho de Conclusão de Curso de cada formanda. </p>
<p> </p>
<p> O evento ocorre no dia 11 de julho, a partir das 20h, no Teatro Univates e encerra o período de apresentações públicas das bancas de TCC do curso, que acontecem entre os dias 4 e 6 de julho. Todas as atividades são abertas ao público e as inscrições para acompanhar as bancas e o desfile podem ser realizadas por meio do sistema de inscrições da Univates, com acesso rápido via <a href="http://linktr.ee/modaunivates">linktr.ee/modaunivates. </a></p>
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<p> O nome da atividade foi escolhido pelas próprias estudantes e pelos professores orientadores, Cristian Leandro Metz e Beatriz Kintschner Rossi. Para o coordenador do curso, professor Rodrigo Brod, "o nome traz sensibilidade e uma bonita reflexão quanto ao momento do curso, porque não menciona fim, mas um novo nascimento e a valorização da gênese presente na graduação de cada uma das dozes futuras <em>designers</em> de moda que se apresentam no palco do Teatro". </p>
<p> </p>
<p> Nas palavras da professora Beatriz Kintschner Rossi, que orientou boa parte dos trabalhos, "as alunas formandas têm como desafio escrever um artigo científico acerca de um tema de livre escolha. Inspiradas pela temática do estudo, devem desenvolver uma coleção-cápsula de moda, fundamentada nos resultados obtidos a partir do referido estudo. É uma grata satisfação ser a orientadora de parte deste grupo de formandas e constatar que, além do conhecimento aplicado aos TCCS, neles se faz presente o senso coletivo, com propostas que trazem novos olhares para a moda”. </p>
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<p> A confecção de boa parte das peças neste semestre foi realizada dentro das atividades do Estágio Supervisionado do curso, sob o acompanhamento do professor Cristian Metz, que pontua que "a disciplina de Estágio Supervisionado foi ofertada às alunas em conclusão de curso no Laboratório de Moda da Univates e teve como proposta ser uma extensão da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso”. No estágio as alunas foram incentivadas a criar o projeto da coleção cápsula, que será apresentada ao público, passando por todas as etapas projetuais para o desenvolvimento de uma coleção de moda, relatando, por meio da escrita de um diário de campo, cada atividade realizada nos encontros. “Essas escritas darão corpo ao relatório de estágio, instrumento de avaliação da disciplina, que será encaminhado para avaliação após a realização do desfile".</p>
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<p> Para apresentar as formandas e realizar o cerimonial do evento, foi convidada a ex-professora e ex-coordenadora do curso, professora Josi da Costa Heissler, por sua condução do curso nos últimos anos, em especial durante as avaliações do MEC. </p>
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<p>Texto: Redação Univates</p>
<p>Imagens: Nicole Morás </p>
<p>Assessoria de Imprensa </p>
<p>Setor de Marketing e Comunicação - Univates</p>
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Serão mais de 14 quilômetros de caminhada por estradas e trilhas no interior do município
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<p> O roteiro de caminhadas “Passos de Felicidade”, idealizado pelo governo municipal através do programa turístico “Caminhos de Santa Clara”, está com mais uma edição programada. Intitulado de “Trilhas Rurais: do Vale do Sampaio ao Topo do Mundo”, o evento ocorrerá no dia 10 de julho, com início às 8h no Parque Multiesportivo Odilo Klein e transporte até o local da saída.</p>
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<p> Serão 14,6 quilômetros de caminhada por estradas e trilhas em Santa Clara do Sul. O valor por pessoa é de R$ 100,00 e a inscrição pode ser feita pelo link <a href="https://forms.gle/zhbjM5h2XeLjiKa77">https://forms.gle/zhbjM5h2XeLjiKa77</a>. São apenas 40 vagas disponíveis. Mais informações com o condutor Celso Weber pelo telefone 51 98011-3128.</p>
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<p> O roteiro prevê café da manhã na propriedade da família Winck, em Sampaio, onde será feito o aquecimento e o início da caminhada, passando por estradas e trilhas. Ainda haverá visita à Figueira em Linha Serrana e ao Museu da Bicicleta em Alto Arroio Alegre, almoço colonial no salão da Comunidade de Alto Arroio Alegre, parada para fotos e contemplação no Topo do Mundo. A previsão de retorno é às 16h, com parada no BierGarten.</p>
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<p><strong>Saiba mais</strong></p>
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<p> Desde que foi inaugurado, durante as festividades dos 30 anos de Santa Clara do Sul em março deste ano, o roteiro de caminhadas “Passos de Felicidade” tem atraído visitantes de várias regiões do Estado. O intuito é proporcionar momentos de alegria e bem-estar tanto à população como aos visitantes. Os caminhantes têm três rotas à disposição: Peregrinos de Santa Clara de Assis, Centro do Mundo e Altos de Chapadão.</p>
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<p> As belezas naturais, a organização e limpeza da cidade, a gastronomia típica, a hospitalidade do povo e as edificações turísticas são algumas das atrações que chamam a atenção dos participantes que escolhem Santa Clara do Sul para visitar.</p>
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<p> De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, o Governo de Santa Clara do Sul tem desenvolvido ações e programas para proporcionar maior qualidade de vida e bem-estar à comunidade. “E é neste sentido que também estamos trabalhando no turismo, buscando gerar emprego e renda aos empreendedores e experiências únicas à nossa população e aos visitantes”, enaltece.</p>
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<p>Foto: Divulgação</p>
<p>Rafael Simonis</p>
<p>Coordenador de Comunicação<br /> PREFEITURA DE SANTA CLARA DO SUL</p>