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Educandário também oferece últimas oportunidades para bolsas de estudos da Educação Profissional:
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<p>Iniciado o ano letivo no último dia 14 de fevereiro, o Colégio Teutônia disponibiliza, até o dia 26 de fevereiro, algumas vagas para matrículas nos seus quatro cursos técnicos (Técnico em Agropecuária, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Eletromecânica e Técnico em Administração); além das últimas oportunidades de bolsas de estudos da Educação Profissional.</p>
<p> As bolsas de estudos podem ser acessadas por meio de parceria do educandário com a Sicredi Ouro Branco, benefício que contempla associados, cônjuges e filhos de associados da cooperativa de crédito residentes na sua área de atuação. Para solicitar o auxílio, os interessados devem efetuar a inscrição no site da cooperativa no endereço <a href="http://www.sicrediourobranco.com.br/relacionamento/auxilio-educacao">www.sicrediourobranco.com.br/relacionamento/auxilio-educacao</a></p>
<p>Além dessas, o CT ainda disponibiliza algumas bolsas de estudos para estudantes que apresentarem documentação comprobatória para análise de perfil socioeconômico. Mais informações podem ser obtidas no site do CT (<a href="http://www.colegioteutonia.com.br">www.colegioteutonia.com.br</a>) ou pelo fone (51) 3762-4040.</p>
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<p> <strong>Nova coordenação</strong></p>
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<p> A professora Cristiana Terra segue como coordenadora do curso Técnico em Agropecuária. Porém, a coordenação dos cursos Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Eletromecânica e Técnico em Administração está sob nova responsabilidade a partir do ano letivo de 2024. Anderson Felipe Habekost, formado Técnico em Mecatrônica, Engenheiro de Produção, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas assume a função em substituição ao coordenador Mauro Régis de Oliveira, que este ano passa a responder por direção de escola da Rede Sinodal de Educação no Vale do Rio Pardo.</p>
<p> “Com uma trajetória sólida como professor nos renomados cursos técnicos do Colégio Teutônia, assumir a coordenação pedagógica é uma verdadeira jornada de descobertas e desafios. Em uma região onde a excelência educacional já é marca registrada, o compromisso de manter e ampliar a conexão entre o conhecimento em sala de aula e as demandas do mercado é ainda mais premente”, ressalta o novo coordenador.</p>
<p> Habekost frisa que os cursos técnicos têm como missão essencial preparar os estudantes não apenas teoricamente, mas também de forma prática, para os desafios contemporâneos do mundo profissional. “A nossa essência reside em impulsionar suas carreiras nas indústrias, ao mesmo tempo em que instiga a busca constante por aprendizado ao longo da vida. Nesse cenário, o Colégio Teutônia emerge como um farol de inovação e comprometimento, guiando os estudantes rumo a um futuro promissor. É aqui que o ensino se funde com as necessidades da indústria regional, moldando os estudantes em profissionais capacitados e conscientes da importância do conhecimento prático e contínuo”, conclui.</p>
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<p>TEXTO – Leandro Augusto Hamester</p>
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Programação principal e traje oficial das soberanas serão apresentados em evento especial no dia 13 de março, data em que também inicia a venda de ingressos antecipados para os shows:
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<p>No dia 13 de março, a partir das 19h30min e tendo por local o Auditório 03 da CIC Teutônia, ocorre o evento de lançamento da Festa de Maio 2024, programação alusiva ao aniversário de 43 anos de Teutônia.</p>
<p>Na oportunidade será apresentada a programação principal do evento e o traje oficial da corte de soberanas do município para o biênio 2024-2025, seguido de jantar festivo com o prato típico de Teutônia, o “<em>Schweinebraten</em>” (assado de carne suína). Já a partir do dia 13 de março também inicia a venda de ingressos antecipados para os shows, que poderão ser conferidos, a partir de então, pelo site oficial do evento (<a href="http://www.festademaiodeteutonia.com.br">www.festademaiodeteutonia.com.br</a>) e redes sociais. O evento de lançamento é dirigido especialmente à imprensa, patrocinadores, Poderes Executivo e Legislativo Municipais, autoridades e convidados.</p>
<p>Na tarde de ontem, terça-feira (20), representantes da CIC Teutônia, da Administração Municipal e da Morphine Produções estiveram reunidos na prefeitura para tratar dos detalhes do evento de lançamento e da Festa de Maio. Em pauta também estiveram definições quanto às responsabilidades dos três entes envolvidos na organização e melhorias para o Parque de Eventos. “Estão todos muito empenhados, empolgados e ansiosos pela organização de mais um grandioso evento”, destaca a diretora executiva da CIC, Carina Schulte Bolfe.</p>
<p>Realização da CIC Teutônia com apoio da Prefeitura de Teutônia e produção de Morphine Produções, a Festa de Maio 2024 ocorre de 28 de maio a 02 de junho, no Centro Administrativo Municipal, com vasta programação artístico cultura e Feira Comercial, Industrial e de Serviços. O patrocínio master é de Sicredi, patrocínio ouro de Certel e patrocínio bronze de BrasRede e Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo.</p>
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<p>TEXTO – Leandro Augusto Hamester</p>
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Inscrições podem se encerrar ainda nesta semana em virtude da grande procura:
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<p>Incentivar a prática da corrida de rua e da caminhada, visando trabalhar o físico e o psíquico de seus participantes, aumentando sua autoestima em âmbito pessoal, social e profissional, é o objetivo da Corrida e Caminhada 28 Anos de Westfália. A atividade esportiva, que acontece à noite, está marcada para o dia 09 de março (sábado), integra as festividades alusivas ao aniversário do Município e recebe inscrições pelo site <a href="http://www.sesc-rs.com.br/esporte/corridas">www.sesc-rs.com.br/esporte/corridas</a>, onde também pode ser conferido o regulamento completo.</p>
<p>Na Corrida e Caminhada 28 Anos de Westfália, as inscrições têm um custo de R$ 30,00 (<em>com direito a um kit, composto por numeral de peito, chip, medalha de participação e camiseta – retirada na data do evento, junto à Prefeitura</em>) para as modalidades Minirrústica, Rústica e Caminhada. A modalidade Festival, para crianças até nove anos, não tem custo de inscrição e não recebe kit e premiação, apenas o numeral de peito e medalha de participação.</p>
<p>A exemplo de 2023, westfalianos e associados do Sicredi (agência de Westfália) têm inscrição gratuita. Neste caso, as vagas podem ser garantidas na Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC) ou no Sicredi Westfália, mediante apresentação de documento com foto. As inscrições serão encerradas no momento em que todas as vagas estiverem preenchidas, o que pode acontecer ainda nesta semana.</p>
<p>Nesta edição, são disponibilizadas, no total, 500 inscrições. Nenhum atleta poderá participar da Corrida e Caminhada 28 Anos de Westfália com o nome ou numeral de outro atleta, sob pena de desclassificação, e não serão aceitas inscrições na data do evento.</p>
<p>A largada e a chegada para todas as modalidades será junto à Prefeitura Municipal, a partir das 19 horas. A exemplo da edição anterior, o mesmo trajeto (<em>que compreende a Rua Leopoldo Fiegenbaum</em>) estará fechado para o trânsito de veículos neste ano, garantindo a segurança dos participantes. Em data próxima à programação, um mapa com vias alternativas será divulgado para uma melhor organização da comunidade.</p>
<p>A Corrida e Caminhada 28 Anos de Westfália é uma realização do Município de Westfália, através da SMEC, em parceria com o SESC de Farroupilha, com patrocínio do Sicredi Ouro Branco e Landmeier – Materiais de Construção.</p>
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<p><strong>Categorias e premiação</strong></p>
<p>Na Rústica, são oito categorias masculinas e oito femininas, além do Geral Masculino e Geral Feminino: A – de 16 a 19 anos; B – de 20 a 29 anos; C – de 30 a 39 anos; D – de 40 a 44 anos; E – de 45 a 49 anos; F – de 50 e 54 anos; G – de 55 a 59 anos; e H – 60 anos ou mais. Na Minirrústica, são três categorias masculinas e três femininas: FESTIVAL – de 6 a 9 anos; A – de 10 a 12 anos; e B – de 13 a 15 anos.</p>
<p><strong>Premiação –</strong> Rústica (masculino e feminino): troféus do 1º ao 5º lugar; Rústica – categorias por idade (masculino e feminino): troféu para o 1º lugar e medalha do 2º ao 5º; Minirrústica Geral (masculino e feminino): troféu para o 1º lugar e medalha do 2º ao 5º; e Festival (masculino e feminino): medalha de participação.</p>
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<p><strong>Percursos</strong></p>
<p>O percurso da Rústica será de cinco quilômetros. Enquanto isso, os demais trajetos serão menores: Festival (6 a 9 anos) – 300 metros; Minirrústica de 10 a 12 anos – um quilômetro; Minirrústica de 13 a 15 anos – dois quilômetros e meio; e Caminhada – dois quilômetros e meio.</p>
<p>Com duração máxima de uma hora, a Rústica será cronometrada por chip. Atletas que não completarem o percurso neste tempo, serão considerados desclassificados. Além disso, é obrigatório que o participante esteja com o numeral de peito devidamente afixado em local visível na camiseta e respeite o trajeto da prova.</p>
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<p><strong>Atrações especiais</strong></p>
<p>O aquece para a Corrida e Caminhada 28 Anos de Westfália será comandado pelo DJ Cristiano Neguer, que também animará o público no decorrer das provas. Após, a noite reserva show com Rock and Beer e Anjos do Hanngar, que prometem animar o público com sucessos que fazem parte da sua história.</p>
<p>Ainda haverá food trucks com lanches e bebidas. Toda a comunidade está convidada a prestigiar.</p>
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<p><em>TEXTO E FOTOS: AI Westfália</em></p>
<p>O Jardim Botânico de Lajeado (JBL) terá sua área ampliada em 20% após a Cooperativa Certel, Imojel Construtora e Incorporadora e Prefeitura de Lajeado firmarem uma parceria na manhã desta quarta-feira, 21/02, no gabinete do prefeito, na Casa de Cultura de Lajeado. A área de preservação de Lajeado será ampliada com a inclusão de quatro hectares (equivalente a 40 mil metros quadrados) de área junto ao atual espaço.</p>
<p>A parceria entre Prefeitura e a iniciativa privada visa a construção de um novo Centro Administrativo para a Certel em Lajeado, em um terreno cedido pelo município no bairro Montanha, e em contrapartida a Imojel cede áreas lindeiras ao Jardim Botânico para ampliar o espaço em quatro hectares. É um contrato de três frentes: a Prefeitura cede um terreno do município para a Certel construir a nova sede, a Certel oferecerá uma outra área para a Imojel e a Imojel cede a área lindeira para incorporar ao JBL. O novo terreno fica em uma área interna (sem frente para a rua), entre a avenida Benjamin Constant e rua Carlos Spohr Filho, à direita do JBL para quem olha de frente. Já a área em que será construída a sede da Certel fica em um terreno que atravessa de frente a fundos as ruas Oswaldo Matias Ely e Avenida dos Ipês, na quadra entre a Benjamin Constant e a Rua das Jaboticabeiras.</p>
<p>- Essa parceria resulta em um grande ganho ambiental para Lajeado e para todos os moradores. O Jardim Botânico é uma grande reserva ambiental que será ampliada em mais de 20%. O município também ganha com os investimentos da Certel, que conta com mais de 20 mil associados na cidade e estará mais próxima deles, e também da Imojel, que investe em loteamentos e na preservação ambiental – avalia o prefeito.</p>
<p>Agora, a parceria será formalizada por meio de um projeto que seguirá para apreciação da Câmara de Vereadores. </p>
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Solenidade será realizada no Lar do Jovem nesta sexta-feira (23):
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<p class="gmail-textbody"><span> Na próxima sexta-feira (23), Estrela dará início às comemorações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, com um evento especial de abertura. A celebração acontecerá no Lar do Jovem, junto à Comunidade Luterana, a partir das 19h, e contará com um jantar típico alemão, além de uma programação repleta de atividades que prometem transportar os participantes para as raízes da cultura germânica.</span></p>
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<p class="gmail-textbody"><span> O evento inicia com uma explanação detalhada de toda a programação em formato audiovisual. Os presentes terão a oportunidade de conhecer as diversas atrações e ações que serão realizadas ao longo do ano para celebrar essa importante marca na história da imigração alemã no Brasil.</span></p>
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<p class="gmail-textbody"><span> Uma parte do evento será dedicada ao lançamento do “Calendário dos 60 anos dos Grupos Folclóricos de Estrela”, e dos novos trajes típicos. “Essa iniciativa visa homenagear e destacar a contribuição dos grupos locais que preservam e promovem a cultura alemã na região, e o calendário será uma ferramenta importante para guiar os participantes ao longo do ano, oferecendo informações sobre as diversas atividades programadas”, afirma o coordenador dos Grupos Folclóricos e um dos responsáveis pela programação no município, Andreas Hamester.</span></p>
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<p class="gmail-textbody"><span>Texto: Júlio César Lenhard</span></p>
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Programação organizada pela equipe Tatu Trancado foi sucesso em mais uma edição:
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<p>448 trilheiros garantiram o sucesso do 11º Encontro de Trilheiros da equipe Tatu Trancado, realizado nos dias 17 e 18 de fevereiro, no Parque Municipal de Eventos, em Westfália. A programação, que já é tradicional no Município, contou com trilha incrível, que promoveu emoção e aventura, para motos e quadriciclos.</p>
<p>Apesar de o encontro ter iniciado já no sábado, dia 17, a largada para a trilha foi às 8 horas de domingo, dia 18, em frente à Prefeitura Municipal. Na concentração, o prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, deu as boas-vindas aos participantes. “Para Westfália, é uma grande alegria contar com um evento grandioso como este, que cresce ano após ano. Seremos sempre parceiros e incentivadores do esporte e lazer, e, neste sentido, quero agradecer à equipe Tatu Trancado por levar o nome do nosso Município para tantos outros lugares. Contem sempre conosco”, enalteceu o chefe do Executivo westfaliano.</p>
<p>Durante o percurso de trilha, a comissão organizadora ofereceu pontos de água, café com frutas, ônibus para acompanhantes, carro de apoio, ambulância e borracheiro. Neste sentido, a equipe Tatu Trancado considera este um dos melhores encontros já organizados pelo grupo. “Tivemos 448 inscritos e servimos mais de 600 almoços. Foram muitos elogios pelas trilhas, pela organização, pela qualidade das refeições e pela estrutura ofertada no Parque Municipal de Eventos”, observaram.</p>
<p>A comissão organizadora agradece aos integrantes da equipe Tatu Trancado pelo envolvimento, aos proprietários de terras pela colaboração, à Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde e Brigada Militar pelo apoio prestado, e a todos que prestigiaram a programação. “Nossa gratidão a todos que, de uma forma ou outra, colaboraram para que o evento se tornasse um sucesso. Mais uma vez, fica o agradecimento especial aos proprietários das terras”, ressaltaram.</p>
<p>O 11º Encontro de Trilheiros foi uma realização da equipe Tatu Trancado e contou com apoio do município de Westfália.</p>
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<p><em>TEXTO: AI Westfália</em></p>
<p><em>FOTOS: AI Westfália e Divulgação</em></p>
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<p>Nesta terça-feira (20) ocorreu a assinatura oficial do contrato de negociação do fundo de comércio (operação) e imobilizado do Supermercado Languiru de Poço das Antas entre a Cooperativa Languiru e o Super Zart, de Teutônia.</p>
<p>“Trabalhamos com muito empenho pois sabemos da importância do supermercado para a comunidade de Poço das Antas, em especial nossos associados”, destaca o presidente-liquidante, Paulo Roberto Birck.</p>
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<p><strong>Expectativa da comunidade</strong></p>
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<p>“É com imensa alegria que recebemos essa notícia, uma vez que, de certa forma, a nossa comunidade sofria até de desabastecimento em alguns itens, como açougue e hortifrúti, com pouca disponibilidade para compra desses produtos no município. Agradecemos muito o empenho da Languiru para fechar também esta negociação, a comunidade de Poço das Antas está muito satisfeita em ver que esta situação está se resolvendo”, ressalta a prefeita de Poço das Antas, Vânia Brackmann.</p>
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<p><strong>Empregos</strong></p>
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<p>O Super Zart existe há 37 anos e conta com unidades nos bairros Languiru, Teutônia e Alesgut, na cidade de Teutônia, gerando aproximadamente 100 empregos diretos. Conforme a proprietária Lovani Zart, a previsão é de que o estabelecimento em Poço das Antas seja aberto no fim do mês de março de 2024, gerando aproximadamente 15 empregos.</p>
<p>“O Grupo Zart possui altas expectativas com a primeira filial fora da cidade de Teutônia e enxergou, na cidade de Poço das Antas, a necessidade de um mercado de excelência. Ficamos muito felizes em poder atender todos os clientes e amigos da região”, destaca Lovani.</p>
<p>Havendo a possibilidade e disponibilidade, a empresa entrará em contato para possíveis recontratações dos antigos funcionários do Supermercado Languiru.</p>
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<p><strong>Outras unidades</strong></p>
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<p>A Cooperativa segue com as tratativas de negociação das lojas de Teutônia (Bairro Canabarro, unidade próxima à Escola Estadual Reynaldo Affonso Augustin), Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul.</p>
<p>A loja do Supermercado Languiru Canabarro II, próxima à empresa de calçados Beira Rio, cujo prédio era alugado, teve o imóvel devolvido e operação negociada com o proprietário ainda em dezembro de 2023.</p>
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<p>TEXTO – Leandro Augusto Hamester</p>
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Em alusão aos 200 anos da Imigração Alemã e a programação especial para a data em Estrela, fotógrafos profissionais ou amadores residentes em todo o Brasil podem se inscrever a partir de 1° de março:
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<p>O Núcleo Cultural de Estrela, em parceria com a Administração Municipal através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), lançou um concurso de fotografias com o tema “A Cultura Alemã em Estrela”. Esta iniciativa visa explorar e celebrar os diferentes aspectos da rica herança cultural alemã presente no município. Dividido em cinco categorias distintas, o concurso abrange uma ampla gama de expressões culturais. As mesmas abordam a cultura alemã na zona rural; na religiosidade; na gastronomia; na arquitetura e paisagismo; e nas artes.</p>
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<p>“Este concurso não apenas destaca a importância da cultura alemã em Estrela, mas também promove a criatividade e a expressão artística na comunidade local”, observa o presidente do Núcleo Cultural, Ivan Fortes.<br /> <br /> <br /> <strong>Regras</strong> <br /> <br /> Fotógrafos profissionais e amadores, brasileiros ou estrangeiros, desde que residentes no País, estão convidados a participar deste evento enriquecedor. Um painel de jurados experientes será responsável por analisar, selecionar e classificar os trabalhos inscritos. Os 30 melhores serão selecionados e exibidos no <em>hall</em> principal da Prefeitura Municipal de Estrela, proporcionando uma oportunidade única para apreciação pública, de 25 de abril de 2024 a 31 de maio de 2024.</p>
<p><br /> <strong>Premiação </strong><br /> <br /> A premiação dos trabalhos vencedores será realizada em 20 de maio de 2024, data do aniversário de Estrela.</p>
<p><br /> Em cada uma das categorias o primeiro lugar ganhará R$ 1 mil. O segundo colocado receberá R$ 500 e o terceiro lugar, R$ 300, num total de R$ 9 mil somando as cinco categorias do concurso. </p>
<p><strong>Como participar</strong></p>
<p><br /> As inscrições estarão abertas de 1º de março de 2024 a 5 de abril de 2024. Os participantes podem enviar suas obras digitalmente para o e-mail <a href="mailto:concursofotos.nucleocultural@gmail.com">concursofotos.nucleocultural@gmail.com</a> e também entregá-las ou enviá-las para o Núcleo Cultural de Estrela, localizado na Rua Marechal Floriano, 433, no Centro de Estrela. As inscrições podem ser realizadas pelo link: <a href="https://bit.ly/ConcursoFoto24">https://bit.ly/ConcursoFoto24</a>. </p>
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<p>Texto: Júlio César Lenhard</p>
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O objetivo é aproximar a comunidade dos diversos serviços públicos prestados:
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<p class="gmail-textbody"><span>O setor de Assistência Social de Estrela está passando por reajustes após ter parte de seus serviços afetados pelos eventos climáticos recentes. Depois de um período de interrupção, as atividades no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro Moinhos foram reiniciadas ao longo da última semana.</span></p>
<p class="gmail-textbody"><span> O Cras localizado no Loteamento Marmitt, que engloba o Moinhos, foi seriamente prejudicado durante as recentes enchentes no Vale do Taquari, sendo necessário transferir temporariamente suas operações para o antigo prédio do INSS nos últimos meses.</span></p>
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<p class="gmail-textbody"><strong><span>Cras Moinhos de volta para casa</span></strong></p>
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<p class="gmail-textbody"><span> O prédio do Cras Moinhos passou por uma série de reformas para viabilizar a retomada do atendimento. Graziela Neitzke, coordenadora do espaço, ressalta a importância de estar presente na comunidade. “Embora a volta ao bairro demandou tempo, pois foram muitos equipamentos perdidos nas enchentes, e toda a questão de limpeza e higienização, estamos agora voltando ao nosso tradicional espaço, e retomando as atividades. As dinâmicas em grupo, inclusive, vão voltar nos próximos dias, e esta proximidade com a população ajuda muito e acelera os trabalhos”, afirma a coordenadora.</span></p>
<p class="gmail-textbody"><span> Ela revela ainda que o primeiro passo é mapear novamente as necessidades locais e da população. “Estamos realizando o mapeamento do bairro, que é necessário, pois a enchente causou mudanças grandes na rotina das pessoas e o objetivo inicial é este. Aí sim poderemos falar novamente em número de pessoas assistidas”, afirma. </span></p>
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<p class="gmail-textbody"><strong><span>A população agradece</span></strong></p>
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<p class="gmail-textbody"><span> O morador Evandro de Ramos Meurer elogia o retorno da unidade ao Bairro Moinhos. “Vai ficar mais próximo para os moradores daqui, que não precisam mais se deslocar até a Avenida Rio Branco. Já ajudei a trazer donativos de lá para as famílias, mas é sempre melhor quando é mais perto, e acredito que facilita para os profissionais do Cras terem uma melhor visão das necessidades locais. Acho que vai ajudar muito”, observa Meurer.</span></p>
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<p class="gmail-textbody"><strong><span>Mudança no Cras Centro</span></strong></p>
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<p class="gmail-textbody"><span> O Cras Centro, anteriormente localizado no Centro, mudou-se para a antiga sede do INSS, na Avenida Rio Branco. A mudança busca facilitar o acesso dos usuários, especialmente de bairros como o Boa União, Indústrias, Oriental e Imigrantes e otimizar o uso de um antigo prédio público. O novo espaço também está sendo planejado para retomar oficinas e atividades em grupo. A meta agora é concentrar todos os serviços, como o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), no mesmo local.</span></p>
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<p class="gmail-textbody"><strong><span>Horário de atendimento nas unidades</span></strong></p>
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<p class="gmail-textbody"><span>O atendimento no Cras Moinhos e no Cras centro segue sendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.</span></p>
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<p class="gmail-textbody"><span>Texto: Júlio César Lenhard</span></p>
<p class="gmail-textbody"><span>Fotos: Júlio César Lenhard/Governo de Estrela</span></p>
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Número superou em mais de 160 mil o previsto pela Concessionária:
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<p>A CCR ViaSul divulga nesta terça (20) o balanço registrado ao longo das quatro rodovias sob sua administração (BRs 101, 386, 448 e Freeway) durante o período entre o dia 9 (sexta) e 18 (domingo) de fevereiro, no Carnaval. Conforme levantamento da Concessionária, passaram pelas suas rodovias mais de 2,3 milhões de veículos ao longo dos dez dias. Destaque para a Freeway que registrou mais de 735 mil em ambos os sentidos, enquanto que pela BR-386 foram percebidos 290 mil condutores tanto sentido interior quanto capital.</p>
<p>Em razão do alto fluxo, o número de atendimentos também cresceu. Foram realizados mais de 4,2 mil atendimentos a clientes das rodovias no intervalo, o equivalente a 422 ocorrências por dia ou, ainda, 17 atendimentos por hora.</p>
<p>De todo este montante, quase metade foi referente à pedidos de socorro mecânico, com 1,9 mil casos. Incluídos nestes, lideram os eventos de pane mecânica com 1,4 mil, seguidos por 336 registros de pneu furado e 104 de superaquecimento do motor. Por fim, aparecem casos de pane seca com 52 pedidos, 48 de pane elétrica e 37 de bateria descarregada. Ainda, foram feitos outros 79 atendimentos clínicos.</p>
<p>Por fim, o estudo também revelou 159 acidentes com 108 vítimas e um óbito em todas as rodovias.</p>
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<p><strong><em>Assessoria de Imprensa<br /> <br /> </em></strong></p>