|
A Secretaria da Fazenda reforça a divulgação dos prazos e a praticidade nas formas de pagamento. |
A Prefeitura de Estrela, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, está preparando a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o próximo ano. O modelo seguirá as diretrizes estabelecidas em anos anteriores, com prazo de vencimento em março e a possibilidade de parcelamento em até dez vezes. Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista poderão obter descontos de até 10%, além de mais 2% sobre o valor restante. As guias para pagamento estarão disponíveis a partir de 8 de janeiro. A base de cálculo para o IPTU é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos 12 meses, divulgado recentemente com o índice de 3,85%.
O decreto com os valores e regras do IPTU para este ano foi publicado esta semana, mantendo o modelo similar ao adotado nos anos anteriores. As formas de pagamento permanecem as mesmas: para pagamento único, o vencimento será em 8 de março, com desconto de 10%. Aqueles que estão em dia com seus impostos anteriores e não possuem pendências municipais receberão um desconto adicional de 2%, totalizando cerca de 12% de desconto no valor total devido. O pagamento parcelado poderá ser feito em até 10 vezes, com a primeira parcela vencendo em 27 de março e as subsequentes até o último dia útil de cada mês. É necessário que o valor de cada parcela seja superior a R$ 71. O desconto de 2% para os 'bons pagadores' também se aplica ao parcelamento.
Além do IPTU, a taxa referente à coleta de lixo e destinação de resíduos sólidos poderá ser quitada até 27 de março, com a possibilidade de parcelamento em até três vezes, variando conforme a frequência do serviço. As guias de pagamento podem ser solicitadas pelo WhatsApp (ZAP IPTU) no número (51) 99512-4775, pelo portal oficial do município (www.estrela.atende.net), utilizando CPF e senha ou pela senha gov.br. Os contribuintes com dados atualizados receberão um link por e-mail para gerar as guias de pagamento do IPTU.
O secretário da Fazenda, Felipe Diehl, destaca a importância de oferecer praticidade aos cidadãos, mantendo um padrão de pagamento que facilite o planejamento financeiro. "A criação do ZAP IPTU em 2022 foi um passo importante para evitar filas no setor de arrecadação, garantindo facilidade de acesso às guias. O padrão estabelecido nos últimos anos obteve boa aceitação, contribuindo para que o governo cumpra com seus compromissos", observa o secretário.
Texto: Júlio César Lenhard
Foto: Júlio César Lenhard e Ismael Salvatori/Governo de Estrela
_________________________________________________________