|
O município foi beneficiado no programa Brasil Sorridente e os moradores recebem atendimento diferenciado, inclusive domiciliar: |
Estrela deu um passo significativo na promoção da saúde bucal a partir da inclusão no programa Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, em junho de 2023, se habilitando no programa de próteses dentárias para os usuários do SUS. Este programa, vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), oferece uma gama de serviços odontológicos, incluindo a moldagem, confecção e entrega de próteses dentárias de forma gratuita, e em Estrela com opção de atendimento domiciliar.
A secretária municipal de Saúde de Estrela, Regiane Möllmann, expressa a importância do programa para a comunidade. “Fomos contemplados no ano passado após anos de espera. Estávamos ansiosos para o início da confecção das próteses, garantindo que a população receba esse benefício tão necessário que está em andamento desde setembro de 2023. Estrela foi contemplada com 20 próteses mensais, abrangendo os modelos totais, superiores, inferiores e móveis”, explica a secretária.
A cirurgiã dentista Gabriela Zart destaca a necessidade da avaliação prévia para a inclusão no programa. “Para ser beneficiado é preciso ter inicialmente uma consulta com um dentista da rede. A necessidade é avaliada, e caso seja preciso algum procedimento anterior à colocação da prótese, o mesmo é realizado”, adverte. “A lista atualmente conta com cerca de 270 pessoas, evidenciando a demanda e também a felicidade das pessoas ao receberem essa oportunidade.”
Claudete Terezinha Rodrigues, uma das primeiras moradoras beneficiadas do programa, compartilha sua história. “Para mim mudou tudo, até para me alimentar melhor. Estive dois anos sem dentes, pois perdi o dinheiro que tinha juntado para a prótese devido a um golpe financeiro. Agora, em função desse benefício, consegui realizar esse sonho”, relata.
Atendimento domiciliar
Além disso, Estrela inova ao oferecer atendimento domiciliar para a moldagem das próteses. Armando Gandini, morador do Bairro Imigrantes, de 85 anos, ressalta a comodidade. “Hoje em dia os idosos não precisam nem mais sair de casa.” Arlindo Pedroso, também beneficiado pelo atendimento a domicílio, expressa sua alegria: “Posso sorrir mais, a tristeza vai embora. Agora até consigo dar um beijo na esposa”, afirma aos risos.
Texto: Júlio César Lenhard
Fotos: Júlio César Lenhard/Governo de Estrela