|
Em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem, a Associação Ecologia e Canoagem (Aeca) fortalecerá a iniciativa de inclusão e superação: |
A Associação Ecologia e Canoagem (Aeca) celebrou, nesta quarta-feira (24), um marco significativo ao receber oficialmente o Dragon Boat, uma embarcação que é uma peça fundamental para o projeto desenvolvido em conjunto com mulheres vencedoras do câncer de mama.
O presidente da Aeca, Edson Silva, enfatiza o valor social desta iniciativa. "Este é um momento de celebração para nós e certamente vai alavancar esse projeto em parceria com as mulheres vencedoras do câncer", declara. A capitã Márcia Costa, expressou a importância da Equipe Tchê Rosa no RS, que faz parte da Aeca, para todas as mulheres vencedoras do câncer de mama: "É muito grande a importância da criação da equipe no RS", analisa.
História
A origem do uso da modalidade Dragon Boat com mulheres vencedoras do câncer de mama remonta a 1996, quando o médico canadense Donald C. McKenzie desenvolveu um programa para determinar o impacto do exercício em sobreviventes do câncer de mama, utilizando essa modalidade de canoagem devido à sua intensidade e repetição de exercícios. A embarcação Dragon Boat, cedida em comodato à Aeca, para expandir um projeto da Confederação Brasileira de Canoagem denominado "Canoagem para Todos", atendendo diversos grupos, incluindo pessoas com síndrome de Down, transtorno do espectro autista, pessoas com deficiência (PcD), idosos, e outros grupos especiais da sociedade.
Parceria
O vice-prefeito de Estrela, João Schäfer, elogiou a união de esforços em prol da inclusão e valorização no esporte. “Precisamos cuidar das nossas crianças, jovens e, no caso específico, as mulheres, e essa união é que possibilita isto”, analisa Schäfer.
Texto: Júlio César Lenhard
Fotos: Divulgação/Setcel