|
Em noite de homenagens a Rafael Orighella, integração e expectativa deram o tom do lançamento oficial: |
O aguardado lançamento oficial do Campeonato Amador de Futebol de Estrela 2024 aconteceu nesta quarta-feira (28) na sede social da Soges, reunindo dirigentes, jogadores e comissões técnicas para celebrar o início de mais competição. "Com a confirmação de oito equipes para esta edição, a competição promete ser acirrada e repleta de grandes jogos, mas sempre permeando a disciplina, como vem acontecendo exemplarmente nos últimos anos", observa titular da Secretaria Municipal de Turismo Cultura Esporte e Lazer (Setcel), Joel Mallmann.
Tudo pronto para o pontapé inicial
Aimoré da Delfina, atual campeão, Atlético Estrelense, atual vice-campeão, União, União/Sombras/Dossul, Delfinense, Arroio do Ouro, São Luís e Amigos do Dossul são os times postulantes ao título. Durante o evento, foi realizado o sorteio dos jogos da primeira rodada, além da distribuição do carnê e apresentação das listas de jogadores por parte das equipes. A primeira rodada está agendada para o dia 3 de março, na Toca do Leão, sede do campeão de 2023, o Aimoré da Delfina, com jogos programados para às 14h e 16h.
Fórmula e regulamento
Ao longo da competição, as oito equipes disputarão entre si para determinar suas posições de primeiro a oitavo lugar. Nas quartas de final, o formato adotado será de jogo único, onde os quatro primeiros colocados terão a vantagem do empate para avançar. As semifinais também serão decididas em jogo único, enquanto somente a final será disputada em duas partidas.
Uma das características marcantes do regulamento é a priorização da disciplina, oferecendo vantagens para a equipe mais disciplinada ao sediar as partidas eliminatórias. Cada clube tem permissão para inscrever até 25 atletas adultos e três jogadores jovens, incentivando a descoberta de novos talentos. "É mantida a regra de que todos os jogadores devem ter residência no município de Estrela por, pelo menos, um ano até 3 de março", ressalta Mallmann.
Homenagens e emoção
Para abrilhantar a noite, destaque para a homenagem emocionante prestada a Rafael Orighella, treinador que dedicou grande parte de sua carreira ao clube e à cidade de Estrela. Natural de São Leopoldo, treinou o time estrelado por cerca de 300 jogos, adotando o clube e a cidade. Além de treinador, conciliava o cargo com atividades na Brigada Militar. O saudoso técnico faleceu em 2017. O troféu desta edição se chamará Taça Rafael Orighella.
Confira os confrontos definidos para a primeira rodada
3 de março - Toca do Leão
14h - Arroio do Ouro x Delfinense
16h - Aimoré e Atlético Estrelense
10 de março - Boa União
14h - São Luis x Amigos do Dossul
16h - União A x União Sombras Dossul
Os carnê completo ainda será divulgado pela Setcel nos próximos dias
A primeira rodada das quartas de final terá como sede a Toca do Leão, do Aimoré, e a segunda rodada das quartas de final será na sede do Delfinense
_________________________________________________________________________________
Texto: Júlio César Lenhard