|
Votação popular online realizada de sexta-feira a domingo era pautada em três opções: |
Uma nova, divertida e democrática etapa foi concluída na proposta de oportunizar à população, muito em breve, mais um espaço de integração e potencialização da cultura local. Aberta na sexta-feira (01), a votação online para a escolha do nome do espaço que abrigará os futuros fornos comunitários e a cozinha anexa, na Praça Henrique Roolaart, junto à Feira do Produtor, foi fechada no domingo (04). Disputada voto a voto, a enquete entre três opções apontou a favorita da comunidade: “Forno da Praça”.
O projeto que pretende não apenas marcar a revitalização da praça, fortemente castigada pelas enchentes e o vendaval de janeiro, mas também se tornar mais um meio de propagar as tradições e incentivar a qualificação profissional, contará com três fornos comunitários. Inspirado no modelo de sucesso adotado pelo município de Gramado, em sua Praça das Etnias, o espaço disponibilizará também de cozinha industrial para produção e armazenamento dos condimentos e utensílios. Assim, pretende se tornar um local de encontro de produtores, cozinheiros e outros, proporcionando não somente um local que incentive a produção, troca de ideias e receitas, mas também de integração e potencialização, visto que será igualmente utilizado para oficinais de jovens e adultos, inclusive através do Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação (Ceiteq). Um ecônomo tratará do agendamento, limpeza e administração do espaço.
37 x 33 x 33
Mais de cem votos foram contabilizados na votação online. Três eram as opções: "Direto do Forno", "Kuchen Platz" e "Forno da Praça", que receberam respectivamente 33, 33 e 37 votos. Para a população, de maneira geral, a forma mais singela e simples de se referir ao local foi a preferida.
Inauguração
A inauguração está prevista para o fim de março ou início de abril. Isso depende das obras que ocorrem no entorno e na praça, que será revitalizada após a passagem das enchentes de 2024 e o vendaval do início do ano.
______________________________________________
Texto: Rodrigo Angeli